
O Departamento de Geografia (DGC) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) promove evento com objetivo de debater os aspectos geomorfológicos brasileiros. A ação, intitulada Geomorfologia do Anfiteatro Erosivo do Nordeste Setentrional Brasileiro, acontece no dia 28 de abril, no anfiteatro do Ceres, a partir das 19h. As inscrições já estão abertas, e quem deseja participar pode se inscrever pelo Sigaa.
O evento busca discutir a gênese e a evolução de diferentes setores do Anfiteatro Borborema. De acordo com o professor do Ceres e coordenador da ação, Abner Cordeiro, o evento seguirá a partir da análise de dispositivos morfoestruturais, indicadores paleoclimáticos, além de métodos geocronológicos, de maneira a contribuir com a interpretação da evolução geomorfológica regional.
Ainda segundo o docente, a organização da morfologia do Nordeste Setentrional brasileiro se caracteriza pela disposição de relevos em um vasto anfiteatro erosivo, denominado Anfiteatro Borborema. “Esse anfiteatro é caracterizado por formas estruturais erguidas e trabalhadas por processos erosivos e corredores de erosão rodeados por relevos herdados de falhas, indicando ciclos poligênicos de evolução. Nesse contexto encontram-se superfícies de aplainamento sustentadas por diferentes litologias, cuja interpretação continua constituindo um desafio geomorfológico”, explica.
The post Ceres promove evento sobre a geomorfologia brasileira first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico











