
Em São José do Seridó, o Núcleo de Participação e Cidadania de Adolescentes (NUCA), criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tornou-se referência como grupo atuante na participação de adolescentes em comunidade. Este ano, o grupo conta com 75 inscritos. Entre os participantes do NUCA está Gleydson Dallyson Pimenta de Brito, de 16 anos, que neste mês foi destaque na página do Unicef Brasil.
O destaque dado a Gleydson, é referente à sua atuação no município, como adolescente do NUCA, músico na Filarmônica Jimmy Brito e escritor, com livro recém-lançado. Ele integra o NUCA há 2 anos e atua no Grupo de Teatro Algodão Mocó, do projeto Trapiá Semente, que foi criado em São José com participação dos adolescentes do NUCA, que estrearam o espetáculo “Vocação e Fé do Povo de São José”.
O seu livro “Fantástico Mundo de Elliot”, de 262 páginas, traz a história de um jovem vivendo aventuras num mundo com criaturas mágicas e perigosas. Percebe-se na obra, a influência da mitologia grega, que Gleydson tanto aprecia. Para publicar o livro, ele precisou mudar alguns hábitos e se afastar do celular. O adolescente destaca que este protagonismo é parte também do incentivo da equipe do NUCA, principalmente durante sua dedicação à escrita do livro, publicado de forma independente.
O NUCA propõe incluir os adolescentes na construção das políticas públicas para que enxerguem as dificuldades, identificando potencialidades e criando soluções na comunidade onde vivem. Em São José do Seridó, o grupo agrega-se ao teatro, desenvolve atividades sociais de apoio à comunidade, realiza apresentações culturais, abertas ao público, e tem criado na comunidade, o espaço de destaque para o protagonismo destes adolescentes e jovens