Prefeitos da região participam de mais uma reunião mensal da AMSO-TR

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) realizou nesta quarta-feira (15) a segunda Assembleia Geral Ordinária (AGO) do ano. O encontro reuniu prefeitos e representantes das gestões municipais na sede da entidade, em Currais Novos, com uma pauta estratégica voltada ao fortalecimento das administrações locais.

Entre os principais pontos discutidos, destaque para a organização da participação da AMSO-TR na XXVI Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, evento nacional que reúne lideranças municipalistas de todo o país. Os gestores reforçaram a importância da mobilização como espaço para garantir mais recursos e autonomia para os municípios.

Durante a AGO, o Presidente Joaquim Medeiros comunicou aos prefeitos que em breve serão disponibilizados novos serviços jurídicos que passarão a ser oferecidos pela associação, com foco na orientação técnica das gestões. Também foi apresentado aos colegas prefeitos a proposta da atual gestão de realizar visitas aos municípios, ação que irá reforçar a presença da entidade nas cidades associadas, ouvindo demandas e acompanhando de perto os desafios enfrentados pelas administrações locais.

A assembleia foi encerrada com o sorteio do cronograma da Patrulha Motomecanizada, serviço que auxilia as prefeituras na recuperação de estradas vicinais, especialmente na zona rural. O cronograma define a ordem de atendimento às cidades, garantindo equidade no uso dos equipamentos compartilhados.

Segundo o presidente da AMSO-TR, Joaquim Medeiros, o encontro reforça o compromisso da entidade com o fortalecimento da gestão pública municipal. “Estamos vivendo um momento de renovação na AMSO-TR, com mais planejamento, organização e presença nos municípios. Essa assembleia foi fundamental para alinharmos estratégias e serviços em prol da nossa região”, afirmou.

A próxima assembleia da AMSO-TR já está sendo articulada, com a expectativa de novos anúncios e fortalecimento das ações conjuntas entre os municípios do Seridó Oriental e Trairi.

banner_seridopneus-770

Inscrições abertas para a XXVII Corrida de Santana, que acontece em 20 de julho em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A cidade de Caicó já se prepara para receber mais uma edição da tradicional Corrida de Santana, que em 2025 chega à sua 27ª edição. O evento esportivo, que integra as festividades da Festa de Santana, será realizado no dia 20 de julho, com largada marcada para as 5h30 da manhã.

Reconhecida por promover o intercâmbio esportivo entre cidades do Nordeste, a corrida contará com diferentes percursos e categorias, incluindo provas para adultos, crianças e pessoas com deficiência (PcD).

Percursos e categorias:
• Corrida 5 km: aberta para o público geral, comunidade caicoense e PcDs.
• Corrida 10 km: exclusiva para maiores de 18 anos.
• Corrida Kids:
• 5 a 7 anos: 40 metros
• 8 a 9 anos: 60 metros
• 10 a 11 anos: 600 metros
• 12 a 13 anos: 1.000 metros

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site Ticket Sports até o dia 09 de julho ou enquanto durarem as vagas.

O valor da inscrição no primeiro lote é de R$ 50,00. As vagas são limitadas:
• Corrida Kids: 200 vagas
• Caminhada: 300 vagas
• Corrida 5 km: 600 vagas
• Corrida 10 km: 200 vagas

As inscrições para PcD serão efetivadas no momento da entrega do kit, mediante apresentação de laudo médico. Já os moradores de Caicó que desejarem concorrer na categoria “Comunidade Caicoense” devem apresentar documento que comprove vínculo com o município.

Entrega dos kits

A entrega dos kits acontecerá nos dias 18 e 19 de julho, com local e horários a serem divulgados em breve. Para retirada, é necessário apresentar documento oficial com foto (RG, CNH ou passaporte).

Premiação
Todos os atletas que concluírem a prova receberão medalha de participação. Além disso, haverá premiação em dinheiro e troféus para os melhores colocados nas categorias 5 km, 10 km e PcD, além de troféus para os três primeiros de cada faixa etária e para servidores públicos municipais.

A premiação não é acumulativa, ou seja, o atleta receberá apenas o prêmio da categoria de maior valor em que for classificado.

A XXVII Corrida de Santana promete mais uma vez ser um dos grandes momentos da Festa de Santana 2025, unindo esporte, saúde e tradição em um só evento.

Assembleia debate propostas para otimizar Turismo de Base Comunitária

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta quinta-feira (15), uma audiência pública para debater um projeto de lei que tramita na Casa e visa instituir uma Política Estadual de Turismo de Base Comunitária (TBC) no estado. De autoria da deputada estadual Divaneide Basílio (PT), a proposta está nas comissões e visa transformar a forma como o turismo é planejado e executado nos territórios potiguares, priorizando a valorização das comunidades locais, o respeito à natureza e a promoção da cultura popular. No encontro, comunidade e autoridades no assunto discutiram possíveis melhorias à matéria.

Durante a audiência pública, que também contou com a participação de representantes do Poder Executivo, da sociedade civil, empresários, representantes de comunidades e do deputado federal Fernando Mineiro (PT),os participantes discutiram os princípios, objetivos e possíveis aprimoramentos da proposta. A audiência foi marcada por depoimentos emocionados e cobranças por maior participação popular no planejamento do turismo local, focando em áreas que ainda não têm tanto apoio.

“Essa é uma área que, nos próximos anos fará a diferença e quem tiver a visão de futuro e se organizar, vai mudar muito as condições de vida da nossa população. Temos conversado sobre isso em nosso mandato e, em 2024, já encaminhamos emendas para fazer capacitação do turismo de base comunitária tentando agregar uma série de temas”, explicou Fernando Mineiro, que elogiou a iniciativa de Divaneide Basílio.

O TBC representa uma alternativa ao modelo turístico tradicional ao privilegiar a participação ativa das comunidades na concepção, gestão e repartição dos benefícios gerados pelo turismo. A deputada Divaneide destaca que a iniciativa visa colocar os moradores dos territórios visitados como protagonistas do processo, promovendo uma interação mais autêntica entre visitantes e anfitriões, além de valorizar os aspectos culturais e naturais únicos de cada região.

“A implementação desta política fortalecerá a autonomia das comunidades ao permitir que elas assumam o controle sobre o desenvolvimento do turismo em seus territórios, respeitando seus valores, necessidades e interesses locais”, explicou a parlamentar.

No debate, os participantes ressaltaram que o TBC contribui diretamente para a preservação do patrimônio cultural e natural, por meio da priorização de produtos e serviços com identidade local. Para eles, o fortalecimento da modalidade ajuda a evitar a descaracterização dos destinos turísticos, promovendo um modelo mais sustentável e com benefícios duradouros para as gerações futuras. Além disso, outro ponto de destaque é o potencial do TBC para estimular a economia local.

“O incentivo à criação de empreendimentos turísticos de pequena escala, geridos pelas próprias comunidades, pode gerar emprego e renda, especialmente em áreas rurais e periféricas”, afirma Divaneide.

A proposta que está em tramitação também reconhece a importância do diálogo intercultural entre visitantes e comunidades anfitriãs. A ideia é fortalecer os laços sociais e promover uma sociedade mais inclusiva, ao atrair turistas conscientes e interessados em experiências autênticas, que respeitem o meio ambiente e a cultura local.

Durante a audiência, participantes sugeriram ajustes no texto legal, como a criação de um fundo estadual específico para o turismo de base comunitária, definição de metas concretas e mais apoio técnico às comunidades que já desenvolvem esse modelo de turismo de forma independente. Para a professora da UFRN Carolina Todesco, que teve participação efetiva na elaboração da proposta, o debate teve resultados objetivos e vai contribuir para o aperfeiçoamento do projeto.

“Acredito que a gente sai dessa audiência pública com um resultado, com a confirmação de que Legislativo e Executivo estão abertos à demanda. A rede potiguar de TBC vai se articular, vamos conversar e verificar o que a gente considera essencial incluir na lei para verificar se ela pode ser um pouco mais extensa. E também vamos conversar com a secretária de Turismo para verificar os andamentos para implementação dessa lei”, disse Todesco.

O projeto segue tramitando nas comissões temáticas da Casa e, segundo Divaneide Basílio, não haverá nenhum problema em fazer eventuais modificações para incluir as sugestões que foram colhidas durante a audiência pública.

“O projeto é um passo importante rumo a um turismo mais justo, sustentável e inclusivo, que beneficie tanto as comunidades locais quanto os visitantes, contribuindo para o desenvolvimento integral e harmonioso dos territórios potiguares”, disse a deputada.