Pré-fóruns do Selo UNICEF mobilizam adolescentes e comunidades rurais e urbanas de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O município de Caicó concluiu nesta etapa o circuito de pré-fóruns para a certificação do Selo UNICEF, com encontros realizados tanto na zona urbana quanto nas comunidades rurais como Laginhas, Palma e Barra da Espingarda. A iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio de outras pastas, mobilizou um expressivo número de adolescentes para ouvir suas demandas e construir, de forma participativa, um diagnóstico das principais necessidades voltadas às políticas públicas para crianças e jovens.

Segundo a assistente social Priscila Brandão, o próximo passo será a realização de um grande fórum no dia 16, no SESI, onde serão discutidos temas como racismo, machismo, LGBTfobia, acesso à água, saneamento, educação e direitos humanos. A proposta é consolidar um plano de atuação para os próximos quatro anos e fortalecer o Núcleo de Cidadania para Adolescentes, com encontros quinzenais e intercâmbio com outros municípios. Caicó busca, pela primeira vez, conquistar a certificação do Selo UNICEF, reconhecendo seu compromisso com a proteção e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Sesc RN abre 200 vagas para cursos gratuitos em novembro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Serão oferecidas dez turmas, cada uma com vinte alunos, em seis unidades Sesc do estado

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN, oferece 200 vagas para os cursos gratuitos de valorização social no mês de novembro. Das dez turmas que estarão abertas, nove terão temática natalina, época importante e de grande movimentação para o comércio. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 17, nas Centrais de Relacionamento do Sesc ou pelo site sescrn.com.br.

Os cursos oferecidos em novembro irão ocorrer nas unidades Sesc Cidade Alta, Caicó, Mossoró, Nova Cruz, Macaíba e São Paulo do Potengi. Serão 200 vagas disponíveis, distribuídas nos cursos gratuitos de Guirlanda natalina, Montagem de árvore de Natal, Salgados, Panetones e Frutas cristalizadas, e Ceia natalina e mesa posta. Todas as turmas têm 20 horas e duram uma semana.

Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à Central de Relacionamento de alguma unidade Sesc ou realizar a inscrição de forma online pelo site sescrn.com.br/cursos. É preciso apresentar documento de identidade (RG ou certidão de nascimento), CPF do candidato ou do responsável legal, comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e comprovante de renda.

O resultado com a confirmação de quem fará parte das primeiras turmas será divulgado no dia 24 de outubro, com as aulas previstas para 03 a 21 de novembro, a depender da turma. Para os cursos dos próximos meses, os cronogramas serão divulgados no site do Sesc RN (www.sescrn.com.br).

Todos os cursos são regidos pelo edital de Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), por isso o público-alvo são pessoas matriculadas ou egressas da Educação Básica e que possuem renda familiar per capita de até 2 salários-mínimos. Além disso, o projeto dá preferência a trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes.

The post Sesc RN abre 200 vagas para cursos gratuitos em novembro first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Megaoperação contra “Guerra de Facções” em Natal já tem 30 presos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma ação conjunta entre forças estaduais e federais de segurança resultou, até o momento, na prisão de 30 pessoas durante a operação “Território Seguro”, deflagrada nesta quarta-feira (15) na Zona Oeste de Natal. A ofensiva tem como objetivo desarticular grupos criminosos envolvidos na chamada “Guerra de Facões”, conflito que intensificou a violência em comunidades da região.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação mobiliza equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e do Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

De acordo com informações preliminares divulgadas pela SESED, além das prisões, armas e drogas foram apreendidas. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em diversos bairros da capital potiguar e também em outras cidades do estado.

A operação tem caráter inédito ao empregar, pela primeira vez de forma simultânea, as duas aeronaves da SESED, Potiguar 01 e Potiguar 02, utilizadas para dar apoio aéreo às equipes em solo e reforçar o monitoramento das áreas de atuação das facções.

Os detalhes da ação serão apresentados em coletiva de imprensa às 12h, no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil (DEGEPOL). Estarão presentes o secretário da SESED, coronel Francisco Araújo Silva, além de representantes das forças policiais envolvidas e do GAECO.

A SESED reforçou que a “Território Seguro” é uma operação integrada e estratégica, voltada a conter o avanço do crime organizado e restabelecer a sensação de segurança nas regiões afetadas pela disputa entre facções criminosas.

banner-CDS-1

Professor da UFRN é encontrado sem vida no campus de Caicó, no Seridó Potiguar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O professor de matemática, identificado como Luís Gonzaga Vieira Filho, de cerca de 60 anos, foi encontrado morto na noite desta terça-feira (14) dentro do seu gabinete no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó.

De acordo com informações apuradas, o educador pode ter sofrido um mal súbito enquanto estava nas dependências da instituição. A ausência do docente despertou a atenção de colegas, que ao procurá-lo, acabaram encontrando-o já sem vida