Bandidos furtam 500 kg de tilápia de tanque em comunidade indígena do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Criminosos furtaram cerca de 500 kg de tilápia de um tanque instalado em uma comunidade indígena no Rio Grande do Norte. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira 19 na comunidade Açucena, em João Câmara, na região do Mato Grande. O furto só foi percebido pela manhã. Um produtor gravou um vídeo mostrando o tanque vazio, e as imagens foram exibidas nas redes sociais pelo senador Styvenson Valentim (PSDB).

O tanque de criação de tilápias foi construído pelo Instituto Potiguar de Desenvolvimento Rural (IPDR), braço de atuação da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern). O investimento foi bancado a partir de emenda parlamentar destinada por Styvenson. Ao todo, o senador enviou R$ 800 mil para instalação de 10 tanques de piscicultura que já estão em operação.

Produtor mostra tanque de peixes vazio após ação de criminosos – Foto: Reprodução
Os peixes de Açucena estavam sendo criados com o objetivo de comercialização futura, para beneficiar 29 famílias (cerca de 120 pessoas) que vivem na comunidade indígena. O IPDR vem dando apoio à criação, com instalação do tanque, oferta de ração e capacitação dos moradores da região.

The post Bandidos furtam 500 kg de tilápia de tanque em comunidade indígena do RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Deputado Adjuto Dias aciona o Ministério Público para impedir que a COSERN volte a cobrar ICMS em contas de energia de quem possui painéis solares no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
A medida representa uma ameaça ao incentivo ao uso de energia limpa

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Adjuto Dias voltou a criticar a cobrança de novas tarifas, incluindo o ICMS, feita pela COSERN nas contas de consumidores que possuem sistemas de geração de energia solar. Ele citou o caso de uma conta de energia a que teve acesso, na qual, do valor total de 220,00 reais pagos, 120,00 foram destinados ao pagamento de impostos e encargos.

Adjuto destacou que, apesar de a COSERN ter anunciado a suspensão temporária da cobrança, nada impede que a empresa tente retomar a cobrança desse ICMS. Para o deputado, a medida representa uma ameaça ao incentivo ao uso de energia limpa e desrespeita consumidores que investiram em geração própria de energia acreditando em regras estáveis e justas.

Por essa razão, o parlamentar informou que seu mandato ingressou com uma representação no Ministério Público solicitando a instauração de uma ação civil pública. O objetivo é que o Poder Judiciário se manifeste sobre a abusividade e a ilegalidade das tarifas, seguindo decisões já firmadas em outros estados, onde situações semelhantes já foram contestadas e revertidas.

“Nos estados da Paraíba e do Piauí, o Judiciário já entendeu que essa cobrança é indevida e abusiva”, lembrou Adjuto. Ele concluiu defendendo que o Rio Grande do Norte adote o mesmo entendimento para proteger consumidores e incentivar o uso de energia limpa.

The post Deputado Adjuto Dias aciona o Ministério Público para impedir que a COSERN volte a cobrar ICMS em contas de energia de quem possui painéis solares no RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Estado usa leis para justificar mortes contra negros, diz pesquisador

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Professor da FGV aponta o alto número de casos arquivados pela Justiça

A engrenagem para justificar e racionalizar as mortes cometidas contra a população negra, no Brasil, utiliza-se das leis e das regras jurídicas para a manutenção dessa barbárie. A conclusão é do professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e membro da Comissão Arns, Thiago Amparo, que participou do debate “Racismo, segurança pública e democracia”, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), nesta terça-feira (18).

Com base em estudos conduzidos pelo Centro de Pesquisa de Justiça Racial e Direito da FGV, o pesquisador questiona a narrativa que coloca em lados opostos a atuação de um sistema jurídico que, em tese, respeita o Estado de Direito, e a ocorrência de uma necropolítica (quando o Estado decide quem deve viver e quem deve morrer).

“Nas pesquisas, a gente olha não só o que o policial faz ou deixa de fazer, mas como o Judiciário atua. Na verdade, não é que existe uma lei que funciona de um lado e uma barbárie de outro. Muitas vezes, o próprio sistema jurídico racionaliza a barbárie por meio de regras jurídicas”, explicou Amparo.

The post Estado usa leis para justificar mortes contra negros, diz pesquisador first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Biometria passa a ser 100% obrigatória em janeiro de 2028

Os novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de maio. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (19) o cronograma para a adoção gradual do cadastro biométrico obrigatório em benefícios da Seguridade Social.

As regras serão formalizadas em portaria a ser publicada na sexta-feira (21) e fazem parte da estratégia de modernização e de prevenção a fraudes nos programas sociais. A exigência de biometria consta do pacote de corte de gastos, aprovado pelo Congresso em dezembro do ano passado. O tema foi regulamentado por decreto em julho deste ano.

Segundo o ministério, cerca de 84% dos 68 milhões de beneficiários já têm biometria registrada em alguma base oficial, como a Carteira de Identidade Nacional, o cadastro da Justiça Eleitoral ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Pessoas sem impressão digital poderão usar a biometria facial.

De acordo com o governo, a transição será gradual e não haverá bloqueio automático de benefícios nem necessidade de deslocamento imediato às unidades de atendimento. O procedimento será incorporado aos ciclos regulares de manutenção cadastral de cada programa.

The post Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Mais da metade dos negros diz não saber como denunciar caso de racismo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Pesquisa revela que 47,5% não conhecem leis que tratam do tema

Pouco mais da metade (52,2%) das pessoas pretas e pardas não sabe quais caminhos seguir para denunciar casos de racismo ou injúria racial. O desconhecimento é acompanhado por outro dado: apenas 47,5% dos pretos e pardos conhecem legislações antidiscriminatórias.

A constatação está em uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19), véspera do feriado nacional pelo Dia da Consciência Negra. O levantamento revela ainda que apenas 20,3% dos entrevistados acreditam que a denúncia será encaminhada para os devidos fins legais e que providências cabíveis serão tomadas.

A pesquisa ouviu uma amostra de 423 pessoas de todas as regiões do país ─ 310 pretas e 113 pardas ─ por meio de um formulário online de julho a setembro deste ano. O estudo foi realizado pelos institutos Orire e Sumaúma, organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. O trabalho, que também buscou informações sobre percepção de racismo e injúria racial em meios de transporte, foi apoiado pela Uber.

The post Mais da metade dos negros diz não saber como denunciar caso de racismo first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Alemanha dará 1 bilhão de euros para florestas tropicais, diz Marina

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Presidente Lula passou o dia na COP30 para destravar acordos

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou nesta quarta-feira (19), em Belém, que o governo da Alemanha confirmou aporte de 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês).

O valor era aguardado desde a semana passada, quando o chanceler do país europeu, Friedrich Merz, que participou da Cúpula do Clima, na capital paraense, se comprometeu com um valor “considerável” para o instrumento financeiro lançado pelo Brasil para captar recursos que remunere a manutenção das florestas de pé.

“Tivemos a alegria que a Alemanha fez o anúncio do seu aporte (…) na ordem de 1 bilhão de euros para o TFFF, graças a todo o esforço que vem sendo feito, numa demonstração de que, de fato, esse instrumento de financiamento global é muito bem desenhado, muito bem estruturado e que começa a dar as respostas”, afirmou a ministra, em declaração à imprensa, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com isso, o valor total já prometido ao TFFF ultrapassar os US$ 6,5 bilhões. O TFFF vai combinar investimento público e privado e prevê que os recursos sejam repassados a países com florestas tropicais, para que trabalhem pela preservação dessas áreas.

The post Alemanha dará 1 bilhão de euros para florestas tropicais, diz Marina first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Polícia Militar captura foragido por homicídio e apreende drogas e aves silvestres mantidas em cativeiro, em Desterro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
O suspeito, identificado pelas iniciais J.X.S.J., possuía dois mandados de prisão por homicídio

A Polícia Militar da Paraíba prendeu, nesta quarta-feira (19), um homem foragido da Justiça durante uma ação realizada em Desterro, no Sertão paraibano. A ação foi conduzida pelo 3º BPM/4ª CIA de Teixeira, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (BPMA), e contou com apoio de informações repassadas pelo serviço de inteligência da PMPB (COINTE) e pela PM de Pernambuco.

O suspeito, identificado pelas iniciais J.X.S.J., possuía dois mandados de prisão por homicídio expedidos pelas comarcas de Abreu e Lima e Igarassu, ambas em Pernambuco. Além disso, havia denúncias de que ele estaria traficando drogas e mantendo aves silvestres em cativeiro no Conjunto Guadalupe, onde estaria escondido.

Segundo a PM, as equipes chegaram ao endereço indicado pelas investigações e visualizaram o foragido chegando ao local em um veículo Ford Fiesta preto, com placa de Camaragibe-PE. Ao perceber a presença policial, o homem entrou rapidamente na residência. O cerco foi realizado e, após verbalização, o suspeito abriu a porta e se rendeu sem oferecer resistência.

Materiais apreendidos
Durante a operação, os policiais encontraram:
Um carro Ford Fiesta preto, placa PFD-9653/Camaragibe-PE;
Um celular Redmi (modelo 23106R0DA), de cor azul;
Aproximadamente 50 gramas de substância semelhante à maconha;
14 aves silvestres mantidas em cativeiro.

A equipe da Polícia Ambiental lavrou o Auto de Infração, aplicando multa equivalente a 112 UFRs-PB, e confeccionou o Termo de Apreensão. As aves foram encaminhadas à Fazenda Tamanduá, onde passarão por manejo adequado.

O foragido foi levado à delegacia para os procedimentos cabíveis e permanecerá à disposição da Justiça. A operação reforça a atuação integrada das forças de segurança paraibanas e pernambucanas no combate ao crime na região.

The post Polícia Militar captura foragido por homicídio e apreende drogas e aves silvestres mantidas em cativeiro, em Desterro first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Homem de 37 anos é morto a tiros em via pública no Centro de Brejo do Cruz

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Vítima foi abordada por dupla em motocicleta; Polícia Civil investiga o caso

Um homem identificado como Valdifran do Nascimento Pereira, de 37 anos, foi assassinado a tiros no início da tarde desta terça-feira (18) na rua Cônego Sandoval, área central de Brejo do Cruz, no Sertão paraibano.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. Valdifran foi atingido ainda em via pública e morreu no local antes da chegada do socorro.

A PM isolou a área para o trabalho da perícia, e o corpo foi removido pelo Instituto de Polícia Científica (IPC), onde passará por exames necroscópicos. Os suspeitos fugiram logo após o crime e, até o fechamento desta reportagem, não haviam sido localizados. A Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar motivação e autoria.

The post Homem de 37 anos é morto a tiros em via pública no Centro de Brejo do Cruz first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico