A Casa do Artesão do Seridó é um equipamento do Governo do Estado ligado à SETHAS e ao Proarte e comemorará um ano no próximo mês de março. O espaço de comercialização do artesanato do Seridó reúne oito organizações de artesãos do Seridó, sendo três cooperativas, quatro associações e o Fórum de Mulheres de Economia Solidária. Ao todo, em 2022, a Casa do Artesão viabilizou que 75 artesãos comercializassem seus produtos, o que representou mais de R$ 80 mil em vendas.
Aconteceu, hoje (07) pela manhã, a 1ª reunião de 2023 do Comitê Gestor da Casa do Artesão do Seridó com a presença de representantes das entidades que contribuem diretamente com a gestão da Casa. A coordenadora da CARTS, Fabiana Silva e sua equipe apresentaram o relatório de atividades realizadas em 2022, o Balanço Financeiro e o Plano de Ação da instituição para este ano de 2023.
Entre as atividades realizadas em 2022 estiveram a programação “Artesanato com Sant’Ana”, durante a Festa de Sant’Ana, o lançamento da exposição permanente “Veredas da Memória”, homenageando Dona Raimunda Faísca, e o início do projeto de formação “Fortalecimento e Sustentabilidade do Artesanato do Seridó” em parceria com FCST, UFRN, IFRN, UERN e Sebrae, com oficinas que se estenderão neste segundo semestre de 2023.
A Casa do Artesão sediou várias exposições durante o ano passado, como as exposições “Bonito para Chover” e “Bordam-se histórias”, além de lançamento das coleções “Xodó” e “Marisol”.
Para 2023, são planos da Casa do Artesão do Seridó a criação de uma Cooperativa de Artesãos do Seridó, a instalação de caixa único e informatizado, outras ações de formação, lançamento do site da Casa do Artesão, produção de catálogo de produtos e abertura do Café Cultural.
O Comitê Gestor da Casa do Artesão do Seridó é formado por entidades governamentais: Secretaria do Estado do Estado do Trabalho da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Secretaria do Estado do Turismo (SETUR), Fundação José Augusto (FJA), Universidade do Estado do Estado do Rio Grande do Norte, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e entidades não-governamentais como SEBRAE/RN, Cáritas Diocesana de Caicó, Associação Artesanal Caicó Mostra Caicó, Fórum de Mulheres da Economia Solidária do Seridó, Associação de Artesanato Curraisnovense, Associação das Bordadeiras de Currais Novos e Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas.
