A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Concurso Assembleia RN) deverá realizar, no próximo ano, o aguardado primeiro concurso para a carreira de policial legislativo. De acordo com informações obtidas com o setor de recursos humanos do órgão, dois pontos ainda precisam ser superados antes da publicação do edital. O primeiro é a reestruturação administrativa pela qual a casa está passando. De acordo com informações do órgão, a expectativa é de que seja concluída em dezembro e passe a vigorar a partir de janeiro de 2017.
O concurso Assembleia Legislativa RN foi anunciado em julho de 2015, quando o presidente da casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), informou que objetivo era permitir que 44 policiais militares que atuam na Assembleia pudessem voltar ao patrulhamento ostensivo. Para isto, em 26 de agosto do mesmo ano foi aprovado o projeto de resolução da mesa diretora que dispões sobre a criação da Coordenadoria da Polícia Legislativa.
A oferta será de 30 vagas imediatas e o requisito para ingresso será o ensino superior em qualquer área. As atribuições serão relacionadas com a prevenção de incidentes no Palácio José Augusto e demais setores da Assembleia, além de parlamentares, funcionários e da população que estiver nas dependências da casa.
Os candidatos aos cargos terão que fazer prova de conhecimento e ainda passar por fases eliminatórias do concurso como a aprovação em avaliação de idoneidade moral e social e em exames psicotécnico, de esforço físico e de capacidade física e mental; e a comprovação de ausência de antecedentes criminais.
