A gestão dos resíduos gerados nas indústrias boneleira e de confecção no Seridó foi destaque na reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). O encontro aconteceu na Inspetoria Regional do Seridó do CREA-RN, em Caicó, nesta sexta-feira (25).
O tema foi tratado pela professora Tatiana Ferreira, do Campus Caicó do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Ela apresentou o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Indústria de Bonelaria e Confecções do Seridó”, que prevê a instalação de um laboratório na instituição para pesquisar as melhores formas de reciclar os resíduos gerados nas produções. “As indústrias sempre buscaram meios para evitar a geração de resíduos, mas atualmente a demanda de produção acarreta numa grande quantidade de resíduos”, enfatizou.
A professora, que é Engenheira Têxtil e mestra em Engenharia Mecânica, destacou que esse cenário motivou a elaboração do plano de gerenciamento, que envolve a produção de novos insumos a partir de diferentes resíduos oriundos das indústrias boneleiras. “Buscamos quais produtos reciclados existem no mercado feitos com resíduos têxteis e a expectativa é produzi-los adaptando à realidade e características das indústrias de bonés”, explicou a professora.
Para o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, o tema é muito importante para a região Seridó, que tem um grande polo de indústrias boneleira e de confecção. “O projeto traz uma opção de como destinar e de reuso correto dos resíduos sólidos das suas produções”, comentou.
