
“Nosso pilar mais importante é a nossa comunidade, um geoparque é feito de pessoas para pessoas”. A fala é de Janaina Luciana de Medeiros, diretora executiva do Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó (CPIGS) e responsável por representar a equipe do patrimônio no IV Simpósio de Geoparques e Geoturismo no Chile e no Geoparque Mundial.
A discussão, realizada nessa quinta-feira, 27, buscou apresentar o território do parque, disposto em uma área de 2.802 km², e seu papel na valorização e desenvolvimento do Seridó (RN). Atualmente, ele conta com 21 geossítios e atravessa os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas.
Entende-se por geoparque toda região geográfica com relevância aos estudos da terra e voltada ao desenvolvimento sustentável, fomento à educação e proteção socioambiental. Janaina Medeiros reconhece que na região do Seridó ocorre uma grande adesão aos projetos do Geoparque Seridó, mas o caminho a ser percorrido em prol de melhorias à comunidade permanece longo.
Powered by WPeMatico
