Moradores de Acari fazem ‘vigília’ às margens do açude Gargalheiras

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
O Açude de Gargalheiras é um dos principais reservatórios do estado

O açude de Gargalheiras, na cidade de Acari, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, ultrapassou os 89% de capacidade total, ficando próximo de sangrar após 13 anos – a última vez que isso ocorreu foi em maio de 2011. A “sangria” é o termo usado para quando o reservatório transborda, ultrapassando os 100% da capacidade. A atualização do nível do açude foi feita pelo Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn).

Diante do aumento rápido do volume nos últimos dias, os moradores da cidade e da região Seridó vivem a expectativa de que o açude transborde ainda nesta terça. Para não perderem esse momento, alguns deles passaram a fazer uma espécie de “vigília”, chegando a passar parte da madrugada no local.

O reservatório, quando estava completamente seco, serviu de cenário para o filme brasileiro Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado em 2019. Em janeiro de 2021, o Açude de Gargalheiras se tornou patrimônio histórico do Rio Grande do Norte.

O Açude de Gargalheiras é um dos principais reservatórios do estado, com capacidade para mais de 44 milhões de metros cúbicos de água. Ele chegou a ficar completamente seco (com 0% de nível de água) em alguns momentos entre os anos de 2017, 2018 e 2019.

The post Moradores de Acari fazem ‘vigília’ às margens do açude Gargalheiras first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico