No município de Natal, até junho de 2020, foram registrados 720 casos de sífilis dentro do grupo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sendo 349 de sífilis adquirida, 228 sífilis em gestante e 143 sífilis congênita (quando transmitido da mãe para o feto). Comparado ao ano anterior, somente entre os casos de recém-nascidos, o número chegava a 355.
Com isso, a boa notícia é que nesse contexto, com os dados analisados até agora pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), através do Departamento de Vigilância em Saúde, as mortes em recém-nascidos por sífilis foram reduzidas em 90%.
Observa-se uma taxa de mortalidade de 0,1 caso por 1.000 nascidos vivos para esse ano em relação a 2019. No que diz respeito à HIV/Aids, foram notificados até o momento 244 casos. Desses, 216 registros de HIV/AIDS em adultos, 27 em gestantes e 1 caso notificado em criança. O boletim bimestral de ISTs está disponível para consulta em https://natal.rn.gov.br/sms/ na aba “Boletins Epidemiológicos IST’s”.
Powered by WPeMatico
