A pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que a taxa sobre bebidas açucaradas pode agravar situação de empresas endividadas e com margens de lucro reduzidas. Divulgado nesta quarta-feira (3), o levantamento foi realizado com 2.416 empreendedores e mostra que os bares e restaurantes ainda enfrentam significativos desafios financeiros.
De acordo com a pesquisa, 78% dos negócios não obtiveram lucro em maio: 35% registraram prejuízo e 43% ficaram em equilíbrio. Apenas 22% conseguiram lucrar. Além disso, os estabelecimentos ainda enfretam margens de lucro cada vez mais apertadas. Dados de inflação mostram que os principais insumos, alimentos e bebidas subiram 4,2% neste ano, enquanto a inflação no setor foi de apenas 1,99%.
O estudo realizado pela Abrasel ainda mostra que 55% dos estabelecimentos não estão conseguindo reajustar os preços conforme a inflação. Esse resultado negativo vem em um momento crítico, em que se discute a regulamentação da reforma tributária, incluindo a adoção de alíquotas mais altas para produtos muito consumidos em bares e restaurantes, como as bebidas adoçadas.
The post Pesquisa aponta que 78% dos negócios não obtiveram lucro em maio first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico