A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), vem conciliando os serviços teleodontológicos com atendimento presencial desde agosto em função do coronavirus. Nessa quinta-feira (24), realizou o primeiro procedimento a domicílio com Unidade Odontológica Móvel (UOM). Esse serviço passa a ser disponibilizado após avaliação clínica virtual a indivíduos em condições que pertencem ao grupo de risco da Covid-19.
As teleconsultas acontecem por meio de videochamada com um cirurgião-dentista, agendado pelo próprio usuário em sos-saude.com. Depois disso, o paciente pode ser encaminhado para atendimento numa unidade referenciada ou fazer o procedimento com os profissionais na UOM, como limpeza de tártaro ou avaliação semiológica e funcional de próteses dentárias.
“A gente percebeu a necessidade dessa consulta presencial diferenciada após dois atendimentos online com a Thais Mota e sua avó Tilda Baltazar, uma paciente de 84 anos que tem Alzheimer. Ela se queixava de dores na gengiva e não conseguia comer direito, então fomos até lá com a unidade móvel para fazer uma limpeza e avaliar a necessidade da troca da prótese, já que exigia uma maior atenção no deslocamento até uma unidade física. Essa UOM a gente utiliza nos atendimentos do sistema carcerário, mas a ideia é conciliar o uso a partir de agora”, destaca Rodolfo Lira, coordenador de Saúde Bucal de Natal.
Powered by WPeMatico
