Programa da UFRN abre vagas para Caicó de curso preparatório para o ENEM

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com o objetivo de viabilizar o ingresso de estudantes nas universidades públicas do Brasil, o Programa Complementar para Estudantes do Ensino Médio (Proceem/UFRN) abre vagas para curso preparatório complementar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso é voltado aos alunos das redes estaduais e municipais que vão realizar a prova este ano. As inscrições começaram hoje, 6, e podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário de inscrição.

O programa oferece formação complementar nas áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias, contempladas e avaliadas no Enem. São pré-requisitos para admissão, além do vínculo em escola pública, apresentar nacionalidade brasileira e residir no Estado do Rio Grande do Norte, apresentar ensino médio completo ou estar no último ano escolar e não estar matriculado ou vinculado a qualquer graduação em instituição pública de ensino superior.

Atualmente, o programa contribui para a formação escolar dos estudantes de Natal, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos, com a finalidade de preparar estudantes para a vida acadêmica no ensino superior, superando as barreiras que dificultam o êxito no Enem. Também auxilia com a formação dos discentes de licenciatura, oferecendo espaços para exercerem a iniciação à docência e desenvolverem pesquisas nos campos do ensino e da coordenação pedagógica/gestão escolar que possibilitem o avanço das ciências ligadas às práticas educacionais.

José Veraldo Alves, bolsista de apoio técnico da coordenação do PROCEEM, vivencia de perto o impacto que o programa tem na vida de tantos jovens. Para ele, o Proceem é importante porque oferece uma oportunidade igualitária para que os alunos de escolas públicas possam se preparar para o exame e alcançar uma boa pontuação.

“Muitos estudantes de escolas públicas enfrentam desafios financeiros e sociais que impedem o acesso a recursos educacionais de qualidade, e um cursinho gratuito pode ajudá-los a superar essas barreiras e melhorar suas chances de sucesso. Além disso, uma boa pontuação no ENEM pode abrir portas para o acesso a universidades públicas e programas de bolsas de estudo”, ressalta o bolsista.