Projeto “Saúde Mental na Escola” promove ações de prevenção em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O projeto “Saúde Mental na Escola”, financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Caicó, está levando ações de prevenção e cuidado à saúde mental de crianças e adolescentes em 10 escolas do município, tanto municipais quanto estaduais.

Com foco em questões como comportamentos autodepreciativos, auto lesão e pensamentos suicidas, o projeto é realizado pela Cáritas e conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogas e estagiárias, que oferecem atendimentos individuais e ações coletivas para mais de 2.300 estudantes. A iniciativa busca identificar e tratar precocemente sinais de adoecimento mental, além de promover a valorização da vida e a melhoria do bem-estar emocional dos jovens.

Em 2024, o projeto alcançou mais de 2.300 estudantes, com atividades como gincanas e atendimentos individuais, que ajudaram a melhorar o comportamento e a saúde mental de muitos alunos. Os resultados mostraram uma diminuição significativa em casos de auto lesão e tentativas de suicídio, com a equipe identificando e acompanhando casos de risco. Apesar de desafios, como a greve em escolas estaduais em 2025, o projeto segue avançando, oferecendo suporte essencial para os jovens de Caicó, com destaque para a Escola Dom Adelino, que foi uma das principais beneficiadas pelas ações de prevenção e atendimento psicológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *