Seminário discute cadeia produtiva de artes do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nos dias 09 e 10 dezembro, Caicó sediará o Seminário da Cadeia Produtiva de Artes do Seridó, promovido pela Muzarte Produções Artísticas com apoio da Associação Cultural Trapiá, tendo como coordenador o ator e produtor Alexandre Muniz. O evento será realizado com recursos do Edital 05/2022 de Economia Criativa do Sebrae/RN e acontecerá no auditório e no anfiteatro do CERES/UFRN, em Caicó-RN.

O seminário apresentará possibilidades de financiamento através de editais e leis de incentivo, bem como a manutenção de coletivos através da comercialização de seus produtos com prefeituras, cobrança de ingressos e venda direta ou através de canais de comércio.

A cadeia produtiva não envolve apenas os artistas e a equipe técnica envolvida no processo de construção de obras artísticas. Ela também beneficia a costureira, o marceneiro, o eletricista, os contrarregras, o pipoqueiro, o mototaxista, favorece a economia com a compra de tecidos, maquiagens e objetos, com a produção de mídias e veiculação em meios de comunicação, entre outros.

“Não há dúvida que o Seridó tem um potencial enorme em relação às artes visuais, ao teatro, à dança, ao audiovisual, à música e a tantas outras manifestações e linguagens das artes. Essa cadeia movimenta muitas pessoas e muitos recursos. Mostrar aos artistas e aos gestores públicos toda esta rede produtiva, inclusiva e empreendedora fará com que melhor compreendamos nosso papel cultural, econômico e social na sociedade em que estamos produzindo”, destaca Alexandre Muniz.

banner_seridopneus-770