quarta-feira

7

julho 2021

0

COMENTÁRIOS

Voluntários em estudo da CoronaVac receberam placebo e vacina

Por , Em Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Durante os estudos clínicos da vacina CoronaVac contra a covid-19 realizados em 2020 pelo Instituto Butantan, um erro levou 18 participantes a receberem uma 2ª dose oposta à 1ª, fugindo do protocolo. Se o voluntário havia tomado o imunizante na 1ª injeção, ele recebeu o placebo na 2ª –ou vice-versa. Segundo o Butantan, o erro foi corrigido com uma 3ª injeção com a vacina.

Os dados desses 18 voluntários não foram contabilizados para o cálculo de eficácia da CoronaVac, que considera só aqueles participantes que seguiram todos os protocolos do estudo. O Butantan afirma que consultou e seguiu as orientações da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa depois de ter constatado o erro.

A informação foi dada pelo Butantan em resposta a um pedido de LAI (Lei de Acesso à Informação) feito pelo Poder360 em 29 de janeiro de 2021. Eis a íntegra (385 KB) da resposta enviada em 1º de julho de 2021 ao jornal digital. “Durante o estudo, houve um lapso na administração em 18 participantes que não receberam o mesmo produto em ambas as doses“, afirmou o instituto na resposta.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

happy wheels