O Coordenador da Defesa Civil de Caicó e secretário municipal do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino, participou do Congresso Sem Desastres, de 25 a 27 de outubro, na Universidade Federal de Campina Grande – PB. O objetivo principal foi mobilizar os poderes públicos, membros e líderes de comunidades vulneráveis a desastres e de organizações não governamentais para discutir sobre a problemática dos riscos de desastres, pesquisas e ações de extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica sobre o tema.
“O Congresso debateu de que forma a gente pode se prevenir dos desastres e tivemos a participação de doutores, mestres e coordenadores de vários estados do Brasil. Na oportunidade apresentamos alguns trabalhos desenvolvidos pela Defesa Civil de Caicó, entre eles, sobre como convivemos com a maior crise hídrica que enfrentamos no Município, onde a Defesa Civil passou mais de oito meses abastecendo vários bairros e alguns pontos da zona rural, levando água para 27 escolas, postos de saúde e outros estabelecimentos públicos”, afirmou Emmanuel Sabino.
Nito também destacou que também apresentou um artigo sobre as áreas de risco na cidade de Caicó (áreas alagáveis no período de chuvas). Essas áreas estão próximas ao percurso de um rio ou em locais de pequenos córregos. A Defesa Civil Municipal desenvolve um trabalho de suma importância na sociedade e sua utilidade vai além das calamidades, uma vez que pode agir preventivamente de diversas maneiras (coordenação do mapeamento de risco, palestras, conscientização, plano de contingência, treinamento da população, entre outras atividades).
Powered by WPeMatico





O ministro da Educação, Rossieli Soares, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, fizeram um alerta para que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não caiam em notícias falsas, as chamadas fake news, e para que estejam atentos ao horário de verão para não perderem a prova e chegarem após o fechamento dos portões.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quinta-feira (01) a Operação Finados 2018. Até as 23h59 do próximo domingo (04), o órgão reforçará o policiamento nas principais rodovias federais de todo o Estado. A fiscalização será intensificada em locais e horários de maior incidência de acidentes e crimes, de acordo com estatísticas da PRF.
A Zona Norte de Natal vai receber uma grande obra de saneamento integrado que prevê a drenagem e pavimentação de quase 300 ruas, a construção de três praças, um Centro de Referência em Assistência Social, duas escolas, duas quadras e dois ecopontos, além de ligações intradomiciliares de esgoto e água e a regularização fundiária dos imóveis no bairro. A obra, que beneficia o bairro de Lagoa Azul e várias de suas comunidades, já está licitada, dividida em três lotes e nesta quarta-feira (31) o prefeito Álvaro Dias recebeu no Ministério das Cidades a Autorização para Início de Obra. O documento permite à Prefeitura emitir a ordem de serviço para que as empresas vencedoras da licitação comecem a executar o projeto.
Um diagnóstico realizado pela Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral-TRE/RN apontou que, até o momento, 75 candidatos ainda não declararam as contas de campanha relativas ao primeiro turno eleitoral. O prazo para apresentar todas as movimentações financeiras de campanha referentes ao primeiro turno se encerra no dia 06 de novembro. Para os candidatos que disputaram o segundo turno, o prazo segue até 17 de novembro.
O ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciou na manhã desta quarta-feira (31) que mais de 500 mil estudantes com inadimplência no pagamento do Financiamento Estudantil (Fies) poderão renegociar suas dívidas. O número se refere ao grupo de estudantes que estão com mais de 90 dias de atraso no pagamento das parcelas e terão até 31 de dezembro de 2019 para regularizarem a situação.
O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) inicia nesta quinta-feira (1), a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa que será realizada durante todo o mês de novembro. Nessa etapa a vacinação será obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, porém, os demais animais também deverão ser declarados.
A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra (PT), participou na terça (30) e quarta-feira (31) de reuniões na sede do Banco Mundial, em Brasília, para tratar do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte, o programa “Governo Cidadão”. Acompanhada do suplente de senador, Jean-Paul Prates, que vai assumir o cargo no Senado em seu lugar, ela expressou seu interesse na continuidade e expansão da atual parceria com o Banco Mundial.
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta quarta-feira (31) que anunciará oficialmente os nomes dos novos ministros em suas redes sociais. Mais cedo, ele já havia utilizado o Twitter para anunciar o astronauta Marcos Pontescomo seu ministro da Ciência e Tecnologia.
Com indiretas ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), Michel Temer afirmou, na noite desta terça-feira, 30, que não houve divergências entre os setores do meio ambiente e da agroindústria no seu governo e defendeu as relações do Brasil com os países do Mercosul. Temer afirmou ainda que é preciso pregar a “pacificação” após o término da eleição e pediu a colaboração dos oposicionistas.
Criticado por não ter explicitamente declarado voto em Fernando Haddad (PT) no segundo turno, o ex-ministro Ciro Gomes, que disputou o Planalto pelo PDT, justificou a sua posição em uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada nesta quarta-feira. Para ele, apesar de ter se colocado contra Jair Bolsonaro (PSL), não faria sentido defender o voto em Haddad uma vez que não está mais disposto a “fazer campanha para o PT“.
O prefeito Álvaro Dias participou nesta terça-feira (30), na Câmara dos Deputados, em Brasília, da reunião da bancada federal para definição das emendas coletivas que serão apresentadas ao Orçamento Geral da União 2019. Álvaro lembrou que tradicionalmente Natal é contemplada com uma emenda de bancada para investimentos na infraestrutura da cidade.
O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo (4). À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora. O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e irá vigorar até o terceiro domingo de fevereiro de 2019 (dia 17).
A poupança da Caixa Econômica Federal fechou o ano passado com captação líquida de R$ 8 bilhões e um total de 74 milhões de poupadores. Para o educador financeiro Rogério Braga, membro da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), com uma população de mais de 207 milhões de pessoas, há um amplo caminho para que a poupança cresça ainda mais no país.


