Cerca de 17 pessoas foram encontradas mortas esta semana perto da costa espanhola, aumentando para mais de 2 mil o número de pessoas que morreram tentando atravessar o mar Mediterrâneo esse ano.
A Agência de Refugiados da ONU, Acnur, afirma que o Mediterrâneo é a rota marítima mais mortal do mundo para refugiados e migrantes há vários anos. Segundo o porta-voz da agência, Charlie Yaxley, “deve ser inaceitável para todos” que a situação continue.
Mortalidade
Até ao momento, cerca de 100 mil candidatos a asilo e migrantes chegaram à Europa este ano. O número representa um retorno aos níveis anteriores a 2014.
No entanto, os 2 mil afogamentos significam que a taxa de mortes, particularmente no Mediterrâneo Central, aumentou de forma acentuada.
Mais da metade de todas as mortes registradas aconteceu em travessias para a Itália, apesar de a Espanha se ter tornado o principal destino. Cerca de 48 mil pessoas chegaram a Espanha por via marítima, em comparação com 22 mil na Itália e 27 mil na Grécia.
Salvamento
Em setembro, para cada oito pessoas que tentavam fazer a travessia, uma vida era perdida. O Acnur diz que “isso se deve, em grande parte, à redução substancial da capacidade de busca e salvamento.”
A agência diz que continua muito preocupada com as restrições legais e logísticas a várias ONGs que desejam realizar operações de busca e salvamento. Neste momento, nenhuma embarcação de ONG realiza estas operações no Mediterrâneo Central.
O porta-voz afirmou que, caso todas as operações de resgate terminem, pode se retornar ao mesmo contexto que resultou na morte de centenas de pessoas em um incidente na região central do mar Mediterrâneo em 2015.
O Acnur saudou os esforços de resgate da Guarda Costeira da Líbia, que tem a responsabilidade primária pela coordenação de busca e salvamento em uma área que se estende por cerca de 160 km, e pediu mais apoio para essas forças.
A agência lembra que as pessoas resgatadas em águas internacionais não devem ser trazidas de volta à Líbia, onde as condições não são seguras.
O Acnur também renovou o seu pedido para que a comunidade internacional resolva as causas profundas do deslocamento, que forçam as pessoas a fazerem jornadas cada vez mais perigosas.
Ana Paula Loureiro – Da Rádio ONU News em Nova York
Powered by WPeMatico






Na mesma semana de disputas do GP do Brasil, no circuito de Interlagos, em São Paulo, a direção da Fórmula 1 anunciou oficialmente nesta quarta-feira que Hanói, no Vietnã, será palco de uma das etapas do calendário de 2020 da categoria. A confirmação foi dada em conjunto pelo presidente e CEO da F-1, Chase Carey, e por Nguyen Duc Chung, prefeito da cidade que pela primeira vez vai abrigar uma corrida do principal campeonato de automobilismo do mundo.
O Guia VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar classificou o Senac RN como a melhor empresa de médio porte para se trabalhar no Brasil, na categoria Educação.
Levar autoestima, vaidade e energia para crianças e adultos que enfrentam a batalha contra o câncer. Essa é a missão da Oficina dos Anjos. O projeto voluntário confecciona e doa turbantes para pacientes que perderam os cabelos durante a quimioterapia. De acordo com Vanilde Arcila, coordenadora do projeto no RN, a doação de R$ 20 garante a confecção de quatro peças, que são distribuídas em hospitais de Natal, Mossoró e Caicó.
O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (7) que vai tirar o status de Ministério do Trabalho. A pasta será incorporada a “outro ministério”, disse em coletiva de imprensa em Brasília. Ele não deu detalhes sobre a mudança.
Apenas 33 dos 167 municípios potiguares têm política de saneamento básico, segundo um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em dados do IBGE, divulgado nesta quarta-feira (7). Com isso, quase 63% das cidades do Rio Grande do Norte têm registros de enfermidades como diarreia e vômito, além de casos de dengue, zika e chikungunya – todos relacionados à falta de saneamento. Ainda de acordo com a CNI, o estado potiguar é o segundo da região Nordeste com maior incidência de doenças relacionadas à falta de tratamento do esgoto.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (7) acreditar na possibilidade de que seja julgado ainda neste ano na Corte o mais recente habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A defesa pede a soltura de Lula sob o argumento de que o juiz federal Sérgio Moro não agiu com imparcialidade.
O número de canais de atendimento físico dos bancos vem se reduzindo, enquanto o acesso a serviços financeiros por meio remoto, como por celular, cresce significativamente. É o que aponta o Relatório de Cidadania Financeira divulgado hoje (7) pelo Banco Central (BC). As transações por aplicativos, internet banking e call centers registraram expansão significativa – de 20%, de 2015 a 2016, e de 21%, de 2016 a 2017 – e representam 66% do total das transações realizadas (remotas e presenciais).
A edição desta terça-feira (6) do Diário Oficial do Estado (DOE) traz publicada a proposta de orçamento anual correspondente ao exercício fiscal de 2019 da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN). Para o próximo ano, a instituição terá à disposição, conforme o documento, R$ 271.923.000,00.
A diplomação do presidente eleito Jair Bolsonaro deve ocorrer no próximo dia 11 de dezembro, segundo informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta manhã, a presidência do TSE entrou em contato com o ministro extraordinário Onyx Lorenzoni para agendar a solenidade.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,45% em outubro. É a maior taxa para o mês desde outubro de 2015 (0,82%). O índice ficou abaixo do 0,48% de setembro. O IPCA foi divulgado hoje (7), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O indicador acumula inflação de 3,81% no ano e de 4,56% em 12 meses.
Um homem ainda não identificado foi morto na frente de uma casa de festas para criança, na Zona Sul de Natal. O crime aconteceu nesta quarta-feira (7), no bairro Lagoa Nova, e a polícia acredita que trata-se de uma execução. Os criminosos mandaram a mulher dele e a filha do casal, de 5 anos, fugirem e o mataram em seguida.
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com quatro editais abertos para vagas de especialização gratuitas. Os editais trazem 206 vagas em cursos de especialização, distribuídas entre as modalidades presencial – em diferentes campi do estado – e de educação a distância. As inscrições vão até a segunda-feira (12) para todos os cursos.

