Escola municipal de Caicó realiza projeto de reciclagem e cidadania

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta quarta-feira (14), a Escola Municipal Olívia Pereira Rodrigues realizou a culminância do projeto “Lixo: Compromisso de todos na construção da cidadania”. A programação constou de exposição dos trabalhos realizados ao longo do semestre pelos alunos.

A diretora da unidade de ensino, Deusa Maria dos Santos, destacou que o projeto foi desenvolvido a partir de um pedido da secretaria municipal de Educação, onde orientou as escolas do Município para desenvolver projetos pedagógicos com o tema lixo.

“Inclusive esse foi o tema do nosso desfile cívico de 07 de setembro. O trabalho foi desenvolvido nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro”, disse a diretora. Ela destacou que o projeto foi trabalhado através de aulas expositivas, filmes, oficinas, seminários, viagens de estudo a ASCAMARCA e ao aterro controlado no município de São José do Seridó. Cada turma ficou com um tema que foi distribuído entre os alunos participantes do projeto.

A exposição teve apresentação de paródias, músicas coreografadas, os trabalhos expostos foram confeccionados pelas crianças junto com os professores e a visitação foi bastante significativa nos dois turnos com uma grande interação dos pais e da comunidade.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Município de Caicó realiza limpeza na área do Distrito Industrial

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos realizou um trabalho de terraplanagem na área que compreende o terreno do Distrito Industrial. No local, alguns populares começaram a jogar lixo e, em pouco tempo, foi formado um lixão com uma grande quantidade de metralhas, detritos residenciais e industriais.

A prefeitura de Caicó também vai providenciar a colocação de placas proibindo a comunidade de jogar lixo na área do distrito Industrial. A placa faz alusão à Lei Nº 9605, a chamada Lei de Crimes Ambientais, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Segundo o artigo 54, “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora” pode resultar na pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Prefeitura realiza serviço de saneamento nos bairros de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Caicó, Marcos José de Araújo, visitou nesta quarta-feira (14) a obra de saneamento básico realizada no bairro Boa Passagem, Zona Norte da cidade.

“O Município promoveu a substituição de 70 metros na rede de esgoto na avenida Ruy Mariz. Essa obra era aguardada há dez anos pela população local”, disse o prefeito. O mesmo serviço foi realizado na rua Martinho Elpídio, no bairro Penedo.

Saneamento no Penedo

Anéis viários

A secretaria de Infraestrutura também iniciou um novo trabalho nos anéis viários da cidade. A ação começou pelo bairro Samanaú, onde será feita a limpeza geral, além da pintura do meio fio. Esse serviço será levado para outros setores da cidade, o que facilitará a visibilidade dos motoristas, além de melhorar o aspecto visual das comunidades.

Powered by WPeMatico

Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A transposição do rio São Francisco está entre os projetos prioritários das reuniões da área de infraestrutura da equipe de transição, reunida no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). O general da reserva Oswaldo Ferreira, que coordena o grupo, recebe hoje (14) o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua de Deus Andrade, para conversar sobre o tema.

De acordo com o ministro, é a primeira reunião dele com a equipe de transição, para apresentar um panorama da pasta, e outras devem ser realizadas para detalhamento dos projetos em andamento.

Andrade não informou se há intenções do presidente eleito, Jair Bolsonaro, de agrupar a [Ministério] Integração com outros ministérios, mas defendeu uma gestão técnica e que valorize os profissionais de carreira. “Sou a favor de uma gestão técnica, eficiente, eficaz, e que valorize os profissionais da casa. Assim foi a nossa gestão.”

Reuniões

Ontem (13), o general Oswaldo Ferreira esteve reunido com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, que também apresentou um panorama completo dos projetos em andamento. Os processos de concessão são a prioridade do governo atual na área e que merecem a atenção do novo governo, segundo Casimiro.

O economista Paulo Guedes, confirmado para o superministério da Economia (que reunirá Fazenda, Planejamento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços), reuniu-se com a equipe para discutir questões relativas à reforma tributária.

A expectativa é que ainda esta semana seja anunciado o nome do novo presidente do Banco Central. Um dos cotados para o cargo, Roberto Campos Neto, diretor do Santander, esteve reunido ontem (13) com Guedes no CCBB.

A indicação para a presidência da Petrobras também deverá ser definida nos próximos dias por Bolsonaro. De acordo com integrantes da equipe de transição, Ivan Monteiro, que ocupa o cargo atualmente, é um “nome extraordinário” para permanecer no comando da empresa.

Agricultura

Confirmada para assumir o Ministério da Agricultura, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) também está no CCBB reunida com sua equipe. Pela manhã, ela fez um visita de cortesia ao atual ministro Blairo Maggi.

De acordo com Cristina, a equipe de transição está preparando um estudo para levar a Bolsonaro, sobre a integração do ministério, que hoje concentra decisões sobre o agronegócio com a pequena agricultura. O estudo é sobre se essa fusão “pode acontecer e como acontecer”, segundo ela.

Edição: Renata Giraldi  – Agência Brasil

 

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Michel Temer disse hoje (14) que examina com “muito cuidado” o reajuste salarial para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, só decidirá se vai sancionar ou vetar “lá na frente”. Temer lembrou que tem até até o dia 28 para tomar a decisão.

“Estou examinando este assunto com muito cuidado e só decidirei lá na frente. Vamos ver como fazemos. Temos até o dia 28 de novembro para a sanção”, disse em Campinas, no interior de São Paulo, após inauguração do projeto Sirius, um acelerador de partículas.

O reajuste altera o subsídio dos 11 integrantes do STF e da atual chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge, de R$ 33,7 mil para R$ 39 mil, e provoca um efeito cascata sobre os funcionários do Judiciário, abrindo caminho também para um possível aumento dos vencimentos dos parlamentares e do presidente da República.

O Senado aprovou o aumento no último dia 7. Alguns governadores, como o eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), disse ter receio do possível efeito cascata causado pelo reajuste.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse que o aumento era “inoportuno” e sugeriu o veto.

* Com informações de Fernanda Cruz, de São Paulo

Edição: Fernando Fraga – Agência Brasil 

 

Powered by WPeMatico

Escola municipal de Caicó ganha Recanto Ecológico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Escola Municipal Professor Mateus Viana, no bairro João XXIII, ganhou o Recanto Ecológico. O espaço foi montado com material reciclado, incluindo pneus reaproveitados.

“Aproveitando esse espaço, podemos trabalhar nas crianças a educação ambiental e a reciclagem, o que não nos custa nada e promove uma melhor qualidade de vida para todos”, disse o prefeito de Caicó, Marcos José de Araújo.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Cuba não aceitou condições para a continuidade do Mais Médicos, diz Bolsonaro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

maismedicosO presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse, em seu perfil no Twitter, que a decisão de Cuba de romper o acordo do programa do Mais Médicos aconteceu porque Havana não aceitou as condições pedidas pelo próximo governo. “Condicionamos à continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou.”

O tuíte foi publicado pouco tempo depois de o Ministério da Saúde cubano divulgar nota afirmando que o motivo foram as críticas de Bolsonaro – que já declarou que o programa foi criado para financiar a ditadura comunista dos irmãos Castro – e sua intenção de mudar os termos da cooperação.

“As modificações anunciadas impõem condições inaceitáveis e descumprem as garantias acordadas desde o início do programa, que foram ratificadas em 2016 com a renegociação do termo de cooperação entre a OPAS, o Ministério da Saúde do Brasil e o convênio de cooperação entre a OPAS e o Ministério da Saúde Pública de Cuba”, afirma o comunicado de Havana.

Powered by WPeMatico

Cuba deixa Mais Médicos por discordar de exigências do governo eleito

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governo de Cuba informou hoje (14) que deixará de fazer parte do programa Mais Médicos. A justificativa do Ministério da Saúde cubano é que as exigências feitas pelo governo eleito são “inaceitáveis” e “violam” acordos anteriores. O presidente eleito Jair Bolsonaro disse, na sua conta do Twitter, que a permanência dos cubanos está condicionada à realização do Revalida pelos profissionais, que é o exame aplicado aos médicos que se formam no exterior e querem atuar no Brasil.

“Condicionamos à continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou”, disse o presidente eleito, na rede social. “Além de explorar seus cidadãos ao não pagar integralmente os salários dos profissionais, a ditadura cubana demonstra grande irresponsabilidade ao desconsiderar os impactos negativos na vida e na saúde dos brasileiros e na integridade dos cubanos”, publicou mais tarde.

Para as autoridades cubanas, o governo eleito questiona a preparação dos médicos ao exigir que eles se submetam à revalidação do título para serem contratados. Em documento enviado pelo Ministério da Saúde de Cuba, as autoridades cubanas ressaltam que o acordo do Mais Médicos foi ratificado em 2016. No comunicado, afirmam que questionar a capacidade dos profissionais do país é indigno. “Não é aceitável questionar a dignidade, o profissionalismo e o altruísmo dos colaboradores cubanos.”

No período eleitoral, Bolsonaro disse que pretendia manter o programa, mas sem viés ideológico e comprovando capacidade técnica para o trabalho a ser desempenhado. Segundo ele, o conceito do programa social vai além da questão de saúde.

Histórico

O programa foi criado em 2013, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, para levar médicos a regiões distantes e periferias do país. A vinda dos médicos cubanos foi acertada por meio de convênio firmado entre os governos brasileiro e de Cuba, por meio da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), e que dispensava a validação do diploma dos profissionais. Na ocasião, o acordo foi questionado por entidades médicas brasileiras.

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde confirmou a suspensão do envio de 710 profissionais cubanos ao Brasil para trabalhar no programa Mais Médicos. Na ocasião, o então ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que a iniciativa não prejudicaria o país. Segundo Barros, o governo cubano tinha a previsão de reduzir de 11,4 mil para 7,4 mil médicos de Cuba no período de três anos. De acordo com ele, as substituições serão feitas por médicos brasileiros que estão no cadastro anterior. Anteriormente, a previsão era de o Brasil receber de 3 mil a 4 mil profissionais cubanos este ano.

Atualmente, conforme dados do ministério, o programa tem 18.240 médicos trabalhando em 4.058 municípios e 34 distritos sanitários especiais indígenas.

À Agência Brasil, a Opas informou apenas que encaminhou o comunicado do governo cubano ao Ministério da Saúde do Brasil.

Países

O Ministério da Saúde de Cuba informou que há médicos cubanos em atuação em 67 países. Em 55 anos, o órgão destacou foram 600 mil missões internacionais, em 64 países, envolvendo mais de 400 mil profissionais de saúde cubanos.

O órgão informou que os profissionais da área trabalharam no combate ao ebola na África, à cólera no Haiti e em missões de desastres e epidemias no Paquistão,na Indonésia, no México, Equador, Peru, Chile e na Venezuela.

Edição: Carolina Pimentel  – Agência Brasil 

Powered by WPeMatico

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2018

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Gabarito-Enem-2017O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga na manhã desta quarta-feira, 14, o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. O participante deve ficar atento para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

No primeiro domingo, 4 de novembro, os participantes tiveram 5 horas e 30 minutos para fazer as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com 90 questões, além da Redação. No segundo domingo, 11 de novembro, foram aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os cadernos de prova também estão disponíveis. Consulte o link.

Powered by WPeMatico

Percentual de pessoas desalentadas no RN cresce e chega a quase 190 mil no 3º trimestre

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte encerrou o terceiro trimestre de 2018 com 189 mil pessoas desalentadas. O número consta na Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (Pnad Contínua Tri) divulgado nesta quarta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No segundo semestre, o contingente nesta situação era de 178 mil pessoas. De acordo com o estudo, o percentual de desalentados no semestre encerrado em setembro foi de 10,7%, ante 10,4% observado no segundo trimestre do ano (maio, junho e julho).

Ainda segundo o IBGE, o contingente de desalentados no terceiro trimestre de 2018 em todo o país foi de 4,78 milhões de pessoas de 14 anos ou mais de idade, valor estável em relação ao 2º trimestre de 2018 (4,83 milhões, o maior contingente de desalentados da série histórica da PNAD Contínua).

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Presidente eleito diz a governadores que há medidas amargas, mas necessárias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em seu primeiro encontro com os governadores eleitos e reeleitos em outubro, o presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que, por vezes, é necessário adotar “medidas que são um pouco amargas” para evitar o agravamento da crise no país.

Ele não detalhou que medidas são essas, mas disse que o esforço é para evitar que o Brasil se transforme em uma Grécia. Bolsonaro lembrou que as reformas têm de passar pela Câmara e pelo Senado e pediu a compreensão dos presentes.

“Algumas medidas são um pouco amargas, mas nós não podemos tangenciar com a possibilidade de nos transformarmos naquilo que a Grécia passou, por exemplo”, afirmou Bolsonaro. “Temos de buscar soluções, não apenas econômicas. Se conseguirmos diminuir a temperatura da insegurança no Brasil, a economia começa a fluir.”

Bolsonaro destacou as pontencialidades do país, como a riqueza mineral, a biodiversidade, o agronegócio e o turismo. Segundo o presidente eleito, as soluções passam pelo apoio dos estados. “Não teremos outra oportunidade de mudar o Brasil. Nós temos que dar certo. Não teremos uma outra oportunidade pela frente. Temos que trabalhar unidos nesse propósito.”

PACTO

No encontro desta quarta-feira, Bolsonaro propôs aos governadores um pacto a favor do Brasil, no esforço de buscar soluções para os problemas e contribuir na administração das dificuldades. O presidente eleito frisou que o pacto será negociado “independentemente de partido [político]. A partir deste momento não existe mais partido, nosso partido é o Brasil”, disse, sob aplausos.

Bolsonaro negou que que o Ministério do Meio Ambiente será comandada pela atriz e escritora Maitê Proença. De acordo com ele, o nome escolhido será o de uma pessoa que conhece com profundidade a questão ambiental e vai focar na concessão de licenças, que, na opinião dele, está cercada de burocracia. “Queremos preservar o meio ambiente, mas não dessa forma que está aí.”

O presidente eleito disse ter ouvido uma análise pertinente do futuro governador de Goiás, Ronaldo Caiado. “Ninguém consegue entender porque o Brasil, com a riqueza que tem, está na situação de hoje”, afirmou Bolsonaro. “Temos que destravar questões que nos colocam em situação de atraso.”

CARTA

Ao ser informado pelo governador eleito de São Paulo, João Dória, de que as reivindicações dos governadores serão reunidas em uma carta, Bolsonaro afirmou que vai analisar com sua equipe cada item exposto no documento.

Ao longo desta semana, a expectativa girou do anúncio de novos nomes para compor o primeiro escalão do governo Bolsonaro. Além da pasta do Meio Ambiente, o presidente eleito poderia indicar o comando dos Ministérios da Saúde e das Relações Exteriores.

Porém, o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, afirmou que não haverá novos anúncios até sexta-feira (16).

Fonte: Agência Brasil

Powered by WPeMatico

Prefeito Álvaro Dias anuncia a reforma da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A praça Gentil Ferreira, a mais tradicional do bairro do Alecrim, passará por uma ampla reforma nos próximos meses. O anuncio foi feito pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, nesta quarta-feira (14), em um almoço promovido pela Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN) para a divulgação de uma pesquisa realizada pela instituição que identificou os principais anseios dos empresários do bairro. As principais reivindicações da classe empresarial estão ligadas a ampliação e organização das vagas de estacionamento, reforço na segurança, iluminação e limpeza pública, além de uma fiscalização maior sobre o comércio ambulantes.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, parabenizou a Fecomércio/RN e a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim pelo trabalho desenvolvido em prol do fortalecimento da região. Ele lembrou que o Alecrim é responsável pela geração de boa parte do produto interno bruto da capital potiguar e merece uma atenção especial. Álvaro lembrou que o Brasil passa por uma crise financeira e isso tem afetado a capacidade de investimento dos poderes públicos, mas mesmo enfrentando essas dificuldades ele determinou que a secretaria municipal de Serviços Urbanos desse início ao processo para a reforma da Praça Gentil Ferreira:

“Aquele é um espaço histórico para a cidade e está necessitando de uma ampla reformulação. A Semsur já iniciou os trâmites licitatórios para executarmos a obra. Iremos investir no paisagismo, melhorar o passeio público, teremos também um novo projeto de iluminação. A base da Guarda Municipal de Natal que está situada na praça já foi reaberta e também será reformada. Enfim, vamos entregar um equipamento público requalificado e do jeito que o Alecrim merece”, anunciou.

Powered by WPeMatico

“Chico Jararaca” da Trapiá Cia. Teatral estreia nesta quinta (15), no Centro Cultural

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

trapiáA Trapiá Cia. Teatral estreia o seu novo espetáculo “Chico Jararaca”, nesta sexta-feira (15). A peça teve sua pré-estreia na Aldeia Sesc Seridó e retorna para mais quatro apresentações, entre os dias 15 e 18 de novembro, no Centro Cultural Adjuto Dias, sempre às 20h. As senhas serão vendidas 1 hora antes do espetáculo com público limitado de 50 pessoas por apresentação.

Chico Jararaca nasceu no Seridó Potiguar e foi um cangaceiro do bando de Antônio Silvino (anterior ao de Lampião) que perambulou pela caatinga nordestina no início do século passado, fugindo de volantes e sobrevivendo de assaltos. Suas histórias povoam o imaginário do povo sertanejo e dão conta da enorme complexidade que foi o cangaço. Sua vida, durante e depois ao cangaço, foi marcada por aperreios, crenças, fantasias, saudades, perdas e boas correrias. O público terá a oportunidade de vivenciar o universo deste cangaceiro que sempre afirmou que nunca matou ninguém.

A direção do espetáculo é de Lourival Andrade com atuação de Alexandre Muniz. O texto é de Francisco Félix, inspirado em “Nunca matei ninguém”, de Carlos Lyra, e “O fogo da pedreira: a saga do ataque da polícia ao bando de Antônio Silvino em Caicó”, de Orlando Rodrigues.

Powered by WPeMatico

Brasil tem redução de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mas 8 estados têm aumento de casos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

DENGUEO Brasil teve uma redução nos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti entre janeiro e outubro de 2018. Ao todo, foram 309.405 casos de dengue, zika e chikungunya, uma queda de 47% em relação ao ano anterior. No mesmo período de 2017 foram registrados 582.374 casos das três doenças.

Apesar da redução, oito estados apresentaram aumento significativo do número de casos das doenças: Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraíba, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, Acre e Pernambuco.

Os dados foram divulgados em novo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde na terça-feira (13). A pasta também lançou uma campanha de combate ao mosquito nos próximos meses,que são considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti porque o calor e as chuvas são condições ideais para sua proliferação.

Powered by WPeMatico

INSS passa a executar pensões alimentícias acordadas com a Defensoria Pública

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

pensõesAs pensões alimentícias firmadas a partir de acordos extrajudiciais celebrados por intermédio das Defensorias Públicas passarão a ser implantadas automaticamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir desta quarta-feira (14).

A orientação foi emitida para todas as Superintendências Regionais mediante notas técnicas assinadas pelo Instituto e Advocacia-Geral da União. Com a alteração, a pensão alimentícia será implantada automaticamente nos termos dos acordos extrajudiciais referendados pelos defensores públicos.

Já aos defensores caberá o envio de ofício informando a homologação do acordo entre as partes. Antes da mudança, era preciso ter uma decisão judicial para que o direito fosse assegurado.

O documento esclarece ainda que “a Data do Início do Pagamento – DIP será a determinada pelo juízo ou a constante da escritura pública ou acordo extrajudicial e o seu cumprimento será imediato por parte deste Instituto, a partir da data do recebimento do ofício ou da apresentação da escritura pública ou acordo extrajudicial”.

Powered by WPeMatico

A governadores eleitos, Bolsonaro defende aprovação de medidas ‘um pouco amargas’ no Congresso

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bolsonaro e governadoresO presidente eleito, Jair Bolsonaro, defendeu nesta quarta-feira (14), em encontro com governadores eleitos em Brasília, a aprovação de medidas “um pouco amargas” no Congresso.

Em um discurso no fim do evento, Bolsonaro disse que a União e os estados vivem momento de dificuldade e que a equipe econômica de seu governo está concluindo propostas de reformas que devem ser apresentadas ao Congresso. Ele não citou especificamente a quais reformas se referia.

“As reformas passam pela Câmara e pelo Senado e nós pedimos neste momento, os senhores têm realmente a perfeita noção do que tem que ser feito. Algumas medidas são um pouco amargas, mas nós não podemos tangenciar com a possibilidade de nos transformarmos naquilo que a Grécia passou, por exemplo”, afirmou Bolsonaro.

Powered by WPeMatico

Lorenzoni afirma que governo Bolsonaro terá Ministério da Cidadania

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro que coordena a transição de governo e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quarta-feira (14) que o “martelo está batido” para a criação do “Ministério da Cidadania” no governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Lorenzoni explicou que a nova pasta cuidará das áreas de desenvolvimento social, direitos humanos e políticas de combate às drogas – atualmente o governo federal tem o ministério do Desenvolvimento Social e o ministério dos Direitos Humanos.

Powered by WPeMatico

Whatsapp diz ao TSE que não foi contratado por campanha de Bolsonaro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsAppO WhatsApp informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não trabalha com impulsionamento de mensagens em sua plataforma. A manifestação foi prestada nas ações que foram abertas para investigar o suposto uso do impulsionamento durante a campanha eleitoral do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

De acordo com a plataforma, o serviço do aplicativo é de envio de mensagens e não foram prestados serviços à campanha de Bolsonaro. Na segunda-feira (12), o Facebook e o Twitter também informaram ao TSE que as páginas oficiais do presidente eleito não contrataram o impulsionamento de mensagens durante a campanha eleitoral.

As informações foram encaminhadas pelas plataformas ao relator da prestação de contas de Bolsonaro no TSE, ministro Luís Roberto Barroso, que por meio da área responsável do tribunal notificou as empresas “com o objetivo de identificar a contratação de impulsionamento de conteúdos na rede mundial de computadores em favor do candidato eleito à Presidência da República”.

Powered by WPeMatico

Cuba decide deixar programa Mais Médicos no Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

cubanosO governo de Cuba informou nesta quarta-feira (14) que decidiu sair do programa social Mais Médicos no Brasil. O país enviava profissionais para atuar no Brasil desde 2013, quando o governo da então presidente Dilma Rousseff criou o programa Mais Médicos para atender regiões carentes do país sem cobertura médica. O Ministério da Saúde de Cuba atribui a decisão a “declarações ameaçadoras e depreciativas” do presidente eleito Jair Bolsonaro.

“O Ministério da Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do Programa Mais Médicos e assim comunicou a diretora da Organização Panamericana de Saúde e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam a iniciativa”, diz a nota do governo.

Powered by WPeMatico

Lula chega à Justiça Federal para ser interrogado em processo da Lava Jato que apura reformas feitas em sítio de Atibaia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

LULAO ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao prédio da Justiça Federal, em Curitiba, às 13h40 desta quarta-feira (14) para ser interrogado. A audiência – referente a um processo da Operação Lava Jato – está marcada para as 14h.

Esta foi a primeira vez que o ex-presidente deixou a Superintendência da Polícia Federal (PF), onde está preso desde abril. Não houve bloqueios no trajeto até o local do interrogatório.

Apoiadores do ex-presidente estão em frente à sede da Polícia Federal, onde Lula está preso, e ao prédio da Justiça Federal, onde acontece a audiência. A oitiva será conduzida pela juíza federal Gabriela Hardt. Lula é réu nesta ação penal. Ele responde pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Conforme o Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente recebeu propina de empresas como a OAS e a Odebrecht por meio da reforma e decoração no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), que frequentava com a família. Outras 12 pessoas são rés neste processo.

Powered by WPeMatico

Operação Anjos da Lei cumpre 47 mandados de busca e apreensão contra adolescentes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

políciaNa manhã desta terça-feira (13), a Polícia Civil, em conjunto com integrantes da Força Nacional, Polícia Militar e Guarda Municipal participaram da Operação Anjos da Lei, que foi desencadeada em vários estados do Brasil. Durante as ações da Operação que aconteceram na Grande Natal, a Polícia desarticulou um laboratório clandestino de refino de cocaína e prendeu um homem; 47 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Natal contra adolescentes que são investigados pela prática de atos infracionais; um suspeito de ser fornecedor de drogas na cidade de Goianinha foi detido e dois foragidos da Justiça foram presos na cidade de São Gonçalo do Amarante.

“ Os resultados positivos desta Operação só foram possíveis graças a integração com outras forças de segurança. Destacamos as apreensões dos adolescentes, pois todos estavam com mandados de internação expedidos”, destacou a delegada-geral Adriana Shirley. De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Natal, Albefran Grilo, 50 integrantes da instituição participaram da ação integrada que resultou em um trabalho positivo.

Powered by WPeMatico

Polícia Civil prende casal investigado por integrar grupo que roubava bancos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

civilUma ação conjunta da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) resultou na prisão de um casal, que é investigado por fazer parte de uma organização criminosa com atuação em roubos a bancos, nos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco, na manhã desta terça-feira (13).

Valdemir Gomes de Oliveira, 47 anos e Genilda Moura de Paiva, 30 anos, foram presos quando estavam na cidade de São Gonçalo do Amarante. Valdemir Gomes foi preso mediante mandado de prisão por ser foragido da Penitenciária de Alcaçuz, durante a rebelião de janeiro de 2017, e Genilda Moura foi presa mediante mandado de prisão, devido ao envolvimento dela em prestar auxílio para um grupo criminoso que explodiu um caixa eletrônico na cidade de São Gonçalo do Amarante.

As investigações descobriram que o homem é investigado por vários crimes praticados em diversos estados do país. “Foi investigado pela Polícia Federal por quatro roubos a bancos e Correios; por tráfico de drogas pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte; por porte de arma pela Polícia Civil da Paraíba; por porte de armas e munições pela Polícia de São Paulo”, informou o delegado da Deicor, Erick Gomes da Silva. No momento da prisão desta terça-feira (13), Valdemir Gomes estava com um revólver calibre 38, seis munições e usava um documento falso no nome de Mateus Gomes da Silva. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e uso de documento falso.

Powered by WPeMatico

Associação dos Ex-alunos do CDS lança edital para bolsas de estudo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Associação dos Ex-alunos CDSDe 20 a 22 de novembro, os interessados poderão se inscrever na nova seleção de bolsas de estudos para o Colégio Diocesano Seridoense, promovida pela Associação dos Ex-alunos. Para concorrer a uma bolsa, o estudante deverá ter concluído o 9° ano em escola pública ou como bolsista de escola privada. As provas acontecerão no dia 13 de dezembro.

“Selecionaremos novamente três alunos para ingressarem no ensino médio. Eles terão bolsa integral até concluir os estudos no Colégio Diocesano Seridoense. Jovens de qualquer cidade do Seridó podem participar da seleção. O patrocínio das bolsas é resultado da receita com a Festa dos Ex-alunos e da anuidade dos Associados”, destacou Diego Vale, presidente da Associação dos Ex-alunos do CDS. O edital está disponível em www.cdscaico.com.br

Powered by WPeMatico

Resultado da consulta eleitoral para reitor é divulgado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Comissão Eleitoral do Processo de Consulta à Comunidade Universitária para Escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou às 22h35 desta terça-feira, 13, o resultado da consulta que escolheu o futuro reitor da instituição. A chapa 1 – ‘Nossa UFRN’, representada pelos professores José Daniel Diniz Melo e Henio Ferreira de Miranda, obteve 8.988 votos de um total de 9.537 votantes.

O último ato da Comissão será na próxima reunião do Conselho Universitário, na segunda-feira, 19, quando será feito o relato do processo de consulta. Cabe ao Consuni o encaminhamento da lista tríplice para o Ministério da Educação (MEC), com a nomeação para o cargo de reitor sendo realizada pela Presidência da República. O novo reitor assume a gestão da UFRN para um período de 4 anos, a partir de maio de 2019.

Salário mínimo pode ficar acima dos R$ 1.006 previstos para 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministro do Planejamento do governo Michel Temer, Esteves Colnago, afirmou nesta terça-feira (13) que o salário mínimo, que hoje é de R$ 954, pode ficar acima dos R$ 1.006 que foram previstos para 2019.

“A gente tem uma perspectiva de que o valor do INPC venha um pouco maior do que aquilo que a gente estipulou”, disse o ministro durante uma audiência pública na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

Powered by WPeMatico