Richarlison substitui lesionado Neymar e garante vitória da Seleção

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BRASILA Seleção Brasileira fechou o ano com mais uma vitória. Nesta terça-feira, no MK Stadium, em Milton Keynes, na Inglaterra, os comandados do técnico Tite enfrentaram a seleção de camarões, treinada por Clarence Seedorf, e fez seu dever de casa, batendo os rivais por 1 a 0, graças ao gol de Richarlison, que entrou logo nos primeiros minutos de jogo na vaga de Neymar, que sentiu a virilha.

Indo a campo com seis mudanças em relação ao time que enfrentou o Uruguai na última sexta, o Brasil teve de se adaptar com a sétima alteração na equipe aos sete minutos. Sem condições de continuar no jogo, Neymar foi diretamente para o vestiário junto com alguns membros do departamento médico da Seleção para já iniciar tratamento.

Ciente da importância de aproveitar a oportunidade que com a qual o acaso lhe presenteou, Richarlison acabou sendo um dos destaques do amistoso. Além de marcar o gol, tentou a todo o momento jogadas individuais e errou pouco, assim como o volante Allan, que desta vez iniciou como titular e aparentemente convenceu Tite de que pode ter chegado ao time canarinho para ficar.

Powered by WPeMatico

Enem vai mudar e terá dias de prova geral e específica, afirma ministro da Educação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

enemO Ministério da Educação (MEC) afirmou nesta terça-feira (20) que, a partir de 2021, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ter um dia de prova para avaliar conhecimentos específicos, de acordo com opção feita pelo aluno.

O teste continuará dividido em dois dias: no primeiro, os alunos respondem a perguntas gerais, referentes à Base Nacional Curricular. Já no segundo, serão avaliados os chamados “itinerários formativos”.

“O Enem 2019 não terá mudanças significativas. Provavelmente, em 2020 ainda teremos o Enem no mesmo formato. De 2021 pra frente teremos a mudança. A diretriz aponta qual será o caminho. Hoje, os alunos fazem a prova das mesmas áreas do mesmo jeito”, afirmou o ministro Rossieli Soares.

“A diferença será que a prova vai ser feita, no primeiro dia, conforme a Base Nacional Curricular. No segundo dia, será com uma área escolhida do conhecimento, conforme os referenciais dos itinerários”, afirmou o ministro da Educação.

Powered by WPeMatico

Em assembleia, professores da UERN votam indicativo de greve e rejeitam paralisação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

uernEm assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 20, os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) votaram o indicativo de greve e rejeitaram a proposta de paralisação. Segundo a Associação dos Docentes do Rio Grande do Norte (Aduern), os professores avaliaram que não é o momento mais adequado para o início de uma greve por conta da transição entre os governos.

“Professores e professoras da UERN decidiram pela não deflagração do movimento grevista na instituição. A avaliação de ampla maioria dos docentes presentes na assembleia realizada hoje (20) na ADUERN é de que o momento de transição entre os governos não é o mais adequado para o início de uma greve”, informou a assessoria.

A indicação foi pautada no dia último dia 12, quando os docentes realizaram discussão acerca da conjuntura política e as demandas emergenciais da universidade.A definição sobre um indicativo de greve se deu diante da condição precária de trabalho, os atrasos salariais e o não pagamento do 13º salário, e que é necessário discutir estratégias de pressão ao Governador Robinson Faria. A Assembleia aconteceu no salão da associação.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Detran deixa de emitir carnê de boletos impresso para 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

detran agendamentoO Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) não vai mais emitir o carnê físico impresso com as taxas de licenciamento, IPVA e seguro DPVAT. A medida começa a vigorar no ano de 2019 e acompanha o modelo de gestão sustentável que preza pela redução do consumo de papel, além de diminuir custos institucionais relacionados a emissão de material impresso e postagem de correspondência.

Na prática os proprietários de veículos automotores do estado do Rio Grande do Norte deixam de receber em suas residências o carnê com os boletos de taxas e impostos veiculares já no próximo ano. A medida não impacta em nada no usuário, já que todos os boletos estarão disponíveis 24h no site do Detran, podendo o usuário emitir os documentos em qualquer hora do dia ou da noite.

Para ter acesso a página de emissão dos boletos do Detran é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico da instituição digitando www.detran.rn.gov.br. Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Consulta de veículos e boletos”. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado. Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde fica disponível os boletos referentes a taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Bolsonaro confirma Mandetta para a Saúde

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

mandettaO presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou hoje (20), na sua conta do Twitter, que o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), de 53 anos, vai assumir o Ministério da Saúde a partir de janeiro de 2019. Ortopedista pediátrico, Mandetta não se candidatou à reeleição, portanto estará sem mandato no próximo ano.

“Com o apoio da grande maioria dos profissionais de saúde do Brasil, anuncio como futuro Ministro da Saúde, o doutor Luiz Henrique Mandetta”, postou Bolsonaro no Twiter.

Bolsonaro disse que Mandetta terá de “tapar ralos”, facilitando a vida das pessoas com pouco dinheiro em caixa. O futuro ministro chegou ao gabinete de transição no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) no início da tarde para se reunir com Bolsonaro.

Mandetta tentou evitar a imprensa. Com a ajuda do deputado federal Efraim Filho (DEM-PB), o futuro ministro entrou com um grupo de assessores parlamentares.

Powered by WPeMatico

Olimpíada de Matemática é criada em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Agora é Lei. Caicó passa a ter sua própria Olimpíada de Matemática. De acordo com a Lei 5.139, de 13 de novembro de 2018, o objetivo da Olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas.

Caberá à Prefeitura Municipal de Caicó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, organizar, programar e implantar a Olimpíada Municipal de Matemática. As regras e datas da competição, bem como eventual premiação para professores e alunos, ficarão a cargo da regulamentação do Poder Executivo.

Powered by WPeMatico

Segunda Turma do STF desarquiva inquérito sobre Aécio Neves

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (20) desarquivar o inquérito que trata das investigações sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG), suspeito de participar de irregularidades em Furnas, subsidiária da Eletrobras em Minas Gerais. A decisão foi tomada por 3 votos a 2.

Com a decisão, a Procuradoria-Geral da República (PGR) terá 60 dias para concluir diligências pendentes e também deverá se manifestar sobre o arquivamento da investigação.

Os ministros julgaram um recurso da PGR contra decisão individual do ministro do STF Gilmar Mendes que determinou o arquivamento da investigação. A decisão divergiu do entendimento da procuradoria, que pediu a remessa do inquérito para a Justiça Federal do Rio de Janeiro.

O julgamento começou em setembro, quando houve um empate em 2 a 2 na votação, que foi suspensa por um pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski. Ao retomar o caso nesta tarde, o ministro votou para que os autos sejam encaminhados à PGR.

Na sessão anterior, os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli manifestaram-se pelo arquivamento e Edson Fachin e Celso de Mello, pelo envio do processo para a Primeira Instância da Justiça, como defendeu a PGR.

Ao determinar o arquivamento, Gilmar Mendes levou em conta um relatório da Polícia Federal (PF) que concluiu pela falta de provas da participação de Aécio Neves em um suposto esquema de corrupção na estatal do setor elétrico.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, após a tomada de depoimentos de políticos de oposição e delatores, foi possível concluir que “inexistem elementos que apontem para o envolvimento” do senador. “A partir do conteúdo das oitivas realizadas e nas demais provas carreadas para os autos, cumpre dizer que não é possível atestar que Aécio Neves da Cunha realizou as condutas criminosas que lhe são imputadas”, diz o relatório da PF.

A investigação foi aberta em 2016, a pedido do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para apurar o suposto cometimento dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Agencia Brasil

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

CARNATAL 2018: Bloco Burro Elétrico abre alas para chegada do Magão de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Orquestra do Magão mais uma vez irá invadir a capital potiguar e, dessa vez, será uma das atrações do maior carnaval fora de época do país: o Carnatal, na 28ª edição do evento.

O convite foi feito pelo bloco Burro Elétrico, o mais antigo do Carnatal, que em 2018 completa 27 anos de folia. Mantendo o costume de ter como atração artistas da terra, o bloco mais uma vez recorre ao seu lema de valorizar o que é nosso e convidou para animar a galera a Orquestra do Magão, por considerar uma forte expressão cultural de Caicó, do Seridó, do RN.

O Magão de Caicó irá levar para o famoso Corredor da Folia, toda a sua alegria, graça e irreverência, mostrando assim o que leva a agremiação a ser considerada uma das maiores tradições culturais da região.

Magão é um dos artistas de Caicó e que leva a cultura através do seu bloco de carnaval – Foto Paulo Júnior

A junção do Burro Elétrico com o Magão de Caicó representa um casamento de duas tradições potiguares. A Orquestra promete levar para avenida, grandes temas de carnavais do passado.

O BURRO ELÉTRICO É O ÚNICO BLOCO OPEN BAR. AO COMPRAR O ABADÁ, ALÉM DE CURTIR A ANIMAÇÃO DA ORQUESTRA DO MAGÃO, O BLOCO OFERECE AO SEU FOLIÃO WHISKY, ÁGUA MINERAL SANTA MARIA, CERVEJA, VODCA E CACHAÇA SAMANAÚ. TUDO FREE.

As vendas dos abadás acontecem em Natal, no Praia Shopping (praça da alimentação) ou via internet, pelo site www.outgo.com.br/burroeletrico. O valor é R$ 150,00 – à vista – ou nos cartões Visa ou Master (com acréscimo de taxa).

SERVIÇO

BURRO ELÉTRICO – CARNATAL 2018

Atração: Orquestra Do Magão

Dia: 13 de dezembro

Local: Arena das Dunas

Vendas: Praia Shopping – online: www.outgo.com.br/burroeletrico

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Homem é executado a tiros e na frente de várias crianças dentro de escola na Paraíba

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem foi executado a tiros no final da manhã desta terça-feira (20) dentro de um estabelecimento de Ensino, em Campina Grande.  O crime foi praticado na frente de várias crianças.

De acordo com a polícia, Elvis Kennedy Alves Costa, conhecido como Lelê, de 22 anos, estava dentro da escola Otávio Amorim, no bairro das Malvinas quando dois homens chegaram. Os desconhecidos entraram no estabelecimento de ensino e foram até o pátio aonde Elvis Alves se encontrava.

Sem que houvesse qualquer discussão aparente, os desconhecidos sacaram as armas e passaram a atirar em Elvis Alves que foi atingido com vários disparos e morreu no local.

Paulo Cosme; Márcio Rangel

Powered by WPeMatico

Seara realiza evento para promover a agricultura familiar do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), em parceria com a Subsecretaria da Agricultura Familiar (SAF/SEAD), Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec/PB) e o Ministério do Turismo, irá realizar, no período de 15 a 17 de novembro, no município de Cerro Corá, o Mercado da Agricultura Familiar, Turismo e Cozinha Show. O evento, cuja programação segue abaixo, será realizado no Centro de Comercialização de Produtos Agrícolas e Agricultura Familiar.

O objetivo da feira é promover as atividades da agricultura familiar, dar incentivo ao turismo rural, divulgar a gastronomia local e fomentar a comercialização do seguimento. O evento contará com uma programação extensa de exposições temáticas, que irá abordar temas voltados para a agricultura familiar e, na Cozinha Show, terá o preparo de receitas com produtos oriundos do campo.

Para o titular da Seara, Raimundo Costa, o Mercado da Agricultura Familiar é relevante para o fortalecimento e promoção do desenvolvimento local. “A Feira é uma oportunidade para que os agricultores, principalmente da região do Seridó, possam mostrar o resultado do trabalho que eles desempenham todos os dias. Lá, eles terão a oportunidade de expor e comercializar produtos da agricultura e também do artesanato”, ressaltou o secretário.

O evento conta com a parceria da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Cerro Corá; Sebrae/RN; Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Corá.

Programação
Dia 15/11 (quinta-feira)
16 h – Abertura oficial do evento e apresentações culturais
18 h – Exposição nos boxes com produtos da agricultura familiar e artesanato
22 h – Encerramento

Dia 16/11 (sexta-feira) – Ciclo de Exposições Temáticas
14 h – Arranjos Produtivos Locais (APL) como instrumento de desenvolvimento econômico e social da fruticultura da Serra de Santana – SEBRAE/RN
15 h – Compras governamentais – SEBRAE/RN
16 h – Benefícios fiscais para o produtor rural – SEBRAE/RN
17 h – Turismo rural e geoparques Seridó – UFRN
18 h – Palma forrageira – EMPARN
19 h – Apresentações culturais

Dia 17/11 (sábado) – Ciclo de Exposições Temáticas
14 h – Arranjos Produtivos Locais (APL) como instrumento de desenvolvimento econômico e social da fruticultura da Serra de Santana – SEBRAE/RN
15 h – Regularização fundiária rural e Programa Nacional de Crédito Fundiário: acesso à terra –SEARA/SEAD – PR
16 h – Cultivo do maracujá: aspectos produtivos e controle de pragas – EMATER/RN
17 h – Cajucultura: aspectos produtivos e controle de pragas – EMPARN
18 h – Criação de aves caipira – EMPARN

A Cozinha Show exibirá oficinas de pratos regionais no decorrer do evento.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Detran-RN deixa de emitir carnê impresso com boletos de licenciamento, IPVA e DPVAT 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) não vai mais emitir o carnê físico impresso com as taxas de licenciamento, IPVA e seguro DPVAT. A medida começa a vigorar no ano de 2019 e acompanha o modelo de gestão sustentável que preza pela redução do consumo de papel, além de diminuir custos institucionais relacionados a emissão de material impresso e postagem de correspondência.

Na prática os proprietários de veículos automotores do estado do Rio Grande do Norte deixam de receber em suas residências o carnê com os boletos de taxas e impostos veiculares já no próximo ano. A medida não impacta em nada no usuário, já que todos os boletos estarão disponíveis 24h no site do Detran, podendo o usuário emitir os documentos em qualquer hora do dia ou da noite.

Para ter acesso a página de emissão dos boletos do Detran é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico da instituição digitando www.detran.rn.gov.br. Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Consulta de veículos e boletos”. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado. Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde fica disponível os boletos referentes a taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado.

O diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, lembrou que é possível realizar a quitação do débito até mesmo sem a necessidade de imprimir o boleto. “O proprietário do veículo pode optar por quitar em uma agência do Pagfácil fornecendo a placa do veículo, dessa forma o débito será localizado, ou mesmo pode pagar pelo aplicativo do Banco do Brasil digitando a numeração do boleto exposto na tela do computador”, explicou.

Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagas as taxas no banco de sua escolha. A medida implantada pelo Detran funciona para os débitos referentes ao licenciamento e IPVA do veículo. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.

O cancelamento da emissão do carnê físico impresso com as taxas de licenciamento, IPVA e seguro DPVAT implantada pelo Detran do Rio Grande do Norte já vigora na maioria do Detrans do país.

Powered by WPeMatico

Nelter destaca inclusão de obras de infraestrutura no Programa Governo Cidadão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20181120-WA0069

Em pronunciamento na sessão plenária dessa terça-feira (20), na Assembleia Legislativa, o deputado Nelter Queiroz (MDB) destacou uma série de pleitos discutidos essa semana em reunião junto ao governador Robinson Faria (PSD). As solicitações apresentadas pelo parlamentar ao chefe do executivo estadual tratam da execução de obras de infraestrutura para o Seridó e Vale do Açu.

“Estive reunido ontem com o governador para uma audiência que considero uma das mais importantes para o planejamento de obras nas regiões do Seridó e Vale do Açu. Também fui prontamente atendido pelo coordenador do programa Governo Cidadão, Vagner Araújo, quando da determinação de Robinson para a inclusão de relevantes obras na segunda etapa do programa”, disse Nelter Queiroz.

Dentre os pleitos assegurados pelo governador, o deputado destacou a construção de uma Central do Cidadão, anel viário e conclusão da pavimentação asfáltica da estrada de acesso à Serra de João do Vale, em Jucurutu. Outras obras garantidas, tratam da pavimentação asfáltica do trecho da RN-088, que interliga os municípios de Cruzeta e Florânea; do trecho da RN-041, ligando Santana do Matos à Serra de Santana; da estrada que liga o Povoado Cobra à RN-086, em Parelhas; além da conclusão da Estrada da Produção, entre Cerro-Corá e São Tomé. Além dessas, o governador também assegurou, segundo Nelter, a ampliação da Escola Estadual Maria Terceira, em Parelhas.

Na oportunidade do encontro com Robinson, o deputado solicitou ainda, para inclusão na segunda etapa do Governo Cidadão, a pavimentação asfáltica da estrada de acesso às comunidades Porto Piató e Irmã Lindalva, em Assu, e a elaboração de projeto técnico-executivo visando à pavimentação da estrada de acesso ao Açude Medobim, naquele município. Pleitos parecidos foram feitos para a RN-087, entre Tenente Laurentino Cruz e Lagoa Nova.

Para Lagoa Nova, a solicitação do parlamentar foi pela construção de uma Central de Atendimento. Para o abastecimento hídrico do município de Equador, Nelter pleiteia a construção de uma adutora a partir do açude Boqueirão, situado em Parelhas. A construção do Polo Industrial de Caicó foi outro pedido feito pelo deputado ao governador.

Ao final do pronunciamento, o deputado Nelter Queiroz relatou que cobrou ainda de Robinson a regulamentação da lei “CNH Popular” e concluiu o discurso parabenizando a eleição do novo reitor da Universidade Federal do RN, José Daniel Diniz de Melo, que assume a instituição para o quadriênio 2019/2023.

Bolsonaro anuncia deputado Mandetta como futuro ministro da Saúde

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta terça-feira (20) o nome do deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) como ministro da Saúde em seu governo.

O anúncio foi feito pelo Twitter após encontro de Bolsonaro com representantes das Santas Casas e deputados da Frente Parlamentar da Saúde.

Mandetta será o terceiro ministro do DEM no governo Bolsonaro. Além dele, já foram anunciados Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para a Casa Civil e Tereza Cristina (DEM-MS) para a Agricultura.

Médico e ex-secretário de Saúde de Campo Grande, Mandetta está no segundo mandato de deputado federal e não disputou as eleições deste ano.

O nome do futuro ministro já vinha sendo especulado para assumir a Saúde há algumas semanas. O próprio presidente eleito chegou a declarar, no último dia 13, que Mandetta era um dos seus interlocutores para a área e que ele poderia ser o seu ministro da Saúde.

Alvo de inquérito

Mandetta é investigado por suposta fraude em licitação, tráfico de influência e caixa 2 no contrato para implementar um sistema de informatização na saúde em Campo Grande, no período no qual foi secretário.

O futuro ministro teve os bens bloqueados em uma ação civil pública relativa ao caso. Aos jornais “O Globo” e “Folha de S.Paulo”, ele negou qualquer irregularidade na aquisição e instalação do sistema de Gerenciamento de Informações Integradas da Saúde (Gisa) e disse que explicou o caso a Bolsonaro.

O Gisa custou quase R$ 10 milhões entre recursos federais e municipais. Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou um prejuízo de cerca de R$ 6 milhões em pagamentos indevidos por serviços não executados.

Mais Médicos

O futuro ministro compartilha com Bolsonaro críticas em relação ao programa Mais Médicos, criado em 2013 durante o governo de Dilma Rousseff.

Cuba anunciou a saída do programa na semana passada e, segundo Bolsonaro, o governo do país caribenho não concordou com as condições estabelecidas para a continuidade dos profissionais no Mais Médicos.

Em 2013, durante as discussões para aprovação no Congresso Nacional da medida provisória que criou o programa, Mandetta afirmou que os médicos cubanos eram “lançados como balança comercial” por seu país.

Ele ainda criticou o convênio do governo brasileiro com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), que intermediou a contratação dos cubanos, cuja maior parte dos salários fica com o governo de Havana.

“Será que a OPAS se presta à terceirizada da atividade fim, a gato, a navio negreiro no século XXI, simplesmente por causa dos 10% que ela embolsará pela parceria com o governo brasileiro?”, questionou o deputado na ocasião.

Bolsonaro tem repetido que as condições de trabalho dos cubanos no Mais Médico são comparáveis à “escravidão” e criticado o fato dos estrangeiros não ficarem com o salário integral recebido no Brasil.

Mandetta também já abordou em discurso na Câmara outro criticado atualmente por Bolsonaro: a possibilidade de trabalho no Mais Médicos sem revalidar o diploma obtido no exterior. O presidente eleito disse que é “injusto” e “desumano” destinar aos mais pobres atendimento médico “sem qualquer garantia” de qualidade.

“O governo entregará o bisturi para operar a sua mãe, o seu filho, a uma pessoa que não comprovará o seu conhecimento na área de medicina. E cria dois tipos de brasileiros, porque esses médicos a quem ele dará o bisturi não podem trabalhar no Sírio-Libanês, não podem trabalhar no Copa-D’Or. Eles podem trabalhar no Acre, no Amazonas, na periferia, no Nordeste, no Maranhão”, declarou Mandetta em 2013.

O futuro ministro ainda defendeu a “responsabilidade solidária” dos prefeitos que aderiram ao programa no caso de erros cometidos pelos profissionais que não revalidaram o diploma.

“Quando algum médico desse programa cometer um erro grave que leve alguém à morte, muito provavelmente o país de origem o chamará de volta, e nós ficaremos igual àquele caso do avião da GOL que caiu: os pilotos foram para os Estados Unidos, e ninguém foi responsabilizado”, afirmou.

Perfil

Mandetta nasceu em Campo Grande, município que se tornou a capital do Mato Grosso do Sul, estado criado em 1977. Caçula em uma família com cinco filhos, o futuro ministro seguiu a profissão do pai, o médico Hélio Mandetta.

Conforme o site do deputado, ele estudou no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande, onde integrou a equipe de natação da escola. Aos 15 anos, fez intercâmbio nos Estados Unidos.

De volta ao Brasil, Mandetta cursou medicina na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Concluiu o curso em 1989 e, junto com a mulher Terezinha, retornou ao Mato Grosso do Sul.

Mandetta fez residência em ortopedia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e ainda cursou uma especialização em ortopedia em Atlanta (EUA).

O site do futuro ministro ainda registra que ele trabalhou como médico em hospitais militares e na Santa Casa de Campo Grande.

Em seu estado, Mandetta foi dirigente de plano de saúde e secretário municipal. Ele presidiu a Unimed de Campo Grande entre 2001 e 2004 e, ao encerrar sua gestão, assumiu a secretaria de Saúde de Campo Grande.

O futuro ministro comandou a secretaria de 2005 a 2010, durante a gestão do então prefeito Nelsinho Traud. Mandetta era filiado ao MDB e migrou para o DEM para concorrer a deputado federal em 2010. Foi eleito com 78,7 mil votos e reeleito, quatro anos depois, com 57,3 mil votos.

Neste ano, Mandetta decidiu não disputar um terceiro mandato de deputado federal.

Sem concorrer a cargo eleitivo, Mandetta apoiou Bolsonaro durante a eleição presidencial. Após a vitória do candidato do PSL, publicou vídeo no Facebook no qual disse que foi um “alívio” saber que o eleitor “optou pela renovação” e declarou ter a certeza de que Bolsonaro fará um governo “democrático”, com o “poder técnico prevalecendo sobre o poder político”.

Ministros anunciados

Veja abaixo os ministros já anunciados por Bolsonaro:

  • Onyx Lorenzoni, deputado (Casa Civil);
  • Paulo Guedes, economista (Economia);
  • Augusto Heleno, general (Segurança Institucional);
  • Marcos Pontes, tenente-coronel (Ciência e Tecnologia);
  • Sérgio Moro, ex-juiz federal (Justiça);
  • Tereza Cristina, deputada (Agricultura);
  • Fernando Azevedo e Silva, general (Defesa);
  • Ernesto Araújo, diplomata (Relações Exteriores);
  • Wagner Rosário, atual ministro (Controladoria-Geral da União).

G1

Powered by WPeMatico

Sérgio Moro escolhe Maurício Valeixo para ser diretor-geral da Polícia Federal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, anunciou nesta terça-feira (20) que escolheu o delegado Maurício Valeixo para ser o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF). Valeixo é superintendente da PF no Paraná, cargo que ocupa pela segunda vez.

O anúncio foi feito no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o gabiente de transição.

Moro também anunciou que a delegada da PF Érika Marena assumirá o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça.

A delegada está à frente da Superintendência da PF no Sergipe. Marena e Moro estiveram reunidos em Brasília nesta segunda-feira (19).

Operação Lava Jato

Durante rápido pronunciamento, Moro ressaltou que a missão de Valeixo será “fortalecer” a atuação da PF com foco no combate à corrupção e ao crime organizado.

O futuro ministro destacou, ainda, a importância de aproveitar na equipe do governo profissionais que atuaram na Operação Lava Jato.

“Eu sempre afirmei que seria eu um tolo se não aproveitasse pessoas que trabalharam comigo, especialmente no âmbito da Operação Lava Jato, que essas pessoas já provaram tanto a sua integridade quanto a sua eficiência”, disse Sérgio Moro durante o anúncio.

Moro disse que vai convidar o atual diretor-geral da PF, Rogério Galloro, para assumir alguma função no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Controladoria-Geral da União

Moro definiu como uma “boa escolha” a manutenção de Wagner Rosário como ministro da Controladoria-Geral da União (CGU). A permanência do ministro no cargo foi confirmada nesta terça pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

O futuro governo chegou a avaliar a possibilidade de incorporar a CGU ao Ministério da Justiça, porém optou por manter a estrutura separada e com o atual status ministerial.

Conforme o blog do jornalista Valdo Cruz, Bolsonaro quer Rosário em sintonia com Moro no combate à corrupção.

Maurício Valeixo

Maurício Leite Valeixo nasceu em Mandaguaçu (PR) e formou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Em Curitiba, o delegado atuou em fases da Lava Jato e coordenou a operação de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi na gestão dele também que foi fechada a delação de Antônio Palocci com a Polícia Federal em

Antes de fazer parte dos quadros da PF, foi delegado da Polícia Civil, onde integrou o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), trabalhando no combate a organizações criminosas.

Em 1996 foi para a Polícia Federal. Como delegado, trabalhou na divisão que combate o tráfico internacional de drogas, foi diretor da diretoria de Inteligência, adido policial em Washington, nos Estados Unidos, e chefiou a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) – o posto número 3 da PF.

Érika Marena

Moro afirmou que a escolha da delegada Érika Marena para comandar o DRCI no Ministério da Justiça se deve ao conhecimento dela na área de cooperação jurídica internacional. O futuro ministro informou que seu objetivo é fortalecer a cooperação com outros países.

“Vimos, não só na Operação Lava Jato, mas em outros casos, como é comum a lavagem de dinheiro utilizando países do exterior, e essa então é uma área estratégica que se pretende fortalecer, ninguém melhor do que ela”, declarou.

Questionado sobre críticas em relação a atuação da delegada na Operação Ouvidos Moucos, Moro declarou que Érika tem “plena confiança”.

Érika respondeu pela operação, deflagrada em 2017, que investigou desvio de dinheiro de programas de ensino à distância na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Um dos alvos foi o então reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier, que se suicidou em um shopping de Florianópolis após a operação. A morte ocorreu 17 dias após ele ter ficado na prisão por um dia.

Moro classificou a morte como uma “tragédia” e isentou qualquer responsabilidade de Érika no caso.

“A delegada tem minha plena confiança, o que aconteceu em Florianópolis foi uma tragédia, algo muito trágico, e toda minha solidariedade aos familiares do reitor, mas foi um infortúnio imprevisto no âmbito de uma investigação, a delegação não tem responsabilidade quanto a isso”, disse o ministro.

G1

Powered by WPeMatico

IFRN realiza Processo Seletivo com duas vagas para Professores Substitutos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em Currais Novos, recebe as inscrições para o Processo Seletivo destinado ao preenchimento de uma vaga no cargo de Professor Substituto.

As duas oportunidades são para atuação na disciplina de Alimentos, em jornada de 40 horas semanais e salário de R$ 3.126,31, podendo ser acrescidos do valor da Retribuição por Titulação (RT) e de vantagens, benefícios e adicionais previstos na legislação.

É exigido dos interessados, ensino superior completo em Engenharia de Alimentos; Tecnologia em Alimentos; Tecnologia em Agroindústria; Engenharia
Química- com pós-graduação em alimentos; Química industrial – com pós-graduação em alimentos.

Os pedidos de participação são recebidos pela internet no site do IFRN (professorsubstituto.ifrn.edu.br), até às 20h do dia 22 de novembro de 2018. O pagamento da taxa no valor de R$ 77,93, por GRU, deve ocorrer na rede bancária definida no edital.

Este Processo Seletivo terá validade de dois anos, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

 

Powered by WPeMatico

Município de Caicó quer reduzir restos a pagar para equilibrar finanças

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em coletiva de imprensa nessa terça-feira (20), o prefeito de Caicó, Marcos José de Araújo, e o secretário de Finanças e Tributação, Francisco Oliveira, apresentaram as medidas para equilibrar as finanças do Município.

Segundo levantamento de restos a pagar, em 2012 esse montante foi de R$ 489.353,64 (2,08%). De 2013 a 2016, a gestão deixou de restos a pagar, respectivamente, R$ 136.357,06 (0,58%), R$ 1.236.010,11 (5,25%), R$ 434.908,67 (1,85%) e R$ 3.520.512,31 (14,94%).

“O que mais nos preocupou foi 2017. No ano passado, o valor dos restos a pagar chegou a R$ 17.741.010,38 (75,31%). Por isso, estamos tomando as medidas que, a princípio, foram vistas como impopulares, mas foram necessárias na contenção de despesas”, disse o prefeito.

De acordo com Francisco Oliveira, uma das medidas é o pagamento de empenhos por ordem cronológica. “Em 2019, temos que quitar os restos a pagar de 2018. Quanto aos anos anteriores, estamos programando o pagamento. Alguns débitos até foram judicializados. Outra prioridade é manter em dia o salários dos servidores”, lembrou.

Powered by WPeMatico

Usuários relatam problemas para acessar Facebook e Instagram

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As redes sociais Facebook e Instagram tiveram instabilidade nesta terça-feira (20) e ficaram fora do ar para diversos usuários. No Twitter, muitos deles relataram problemas para acessar os dois serviços.

Em sua conta oficial do Twitter, o Facebook reconheceu o problema. Confira tradução do posicionamento: Sabemos que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver a questão o mais breve possível.

Segundo Down Detector, que verifica problemas de acesso a diversos sites, Facebook e Instagram realmente tiveram problemas nesta manhã e poderia haver problemas também com o Facebook Messenger. Fora do Brasil, o problema também foi sentido e a imprensa internacional chegou a noticiar o fato.

Powered by WPeMatico

Pagamento do 5º lote do abono do PIS/Pasep começa hoje

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PISComeça hoje (20) o pagamento do quinto lote do abono salarial dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) 2018-2019, ano-base 2017. O lote inclui os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e os servidores públicos com final de inscrição 4.

A estimativa do Ministério do Trabalho é que mais de R$ 1,4 bilhão sejam pagos a aproximadamente 1,8 milhão de trabalhadores. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Correntistas da Caixa e do Banco do Brasil tiveram os valores depositados em suas contas respectivamente nos dias 13 e 14.

Powered by WPeMatico

UFRN promove ação de educação e cidadania em Natal e Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CERES DA UFRNA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promoverá a ação integrada Educação para a Cidadania nos dias 19 de novembro, em Natal, e nos dias 22 e 23 de novembro, em Caicó. O evento tem como objetivo orientar, através de palestras e oficinas, a comunidade universitária, agentes públicos municipais, representantes de conselhos ( Fundeb, Alimentação Escolar (CAE), Saúde (CNS), Assistência Social (CNAS)) e lideranças da sociedade civil sobre temas como transparência, controle social e o papel das instituições no combate e prevenção à corrupção.

As atividades fazem parte do projeto de extensão Democracia Transparente: o diálogo com a comunidade como forma de melhorar a qualidade dos dados disponibilizados pelo município de Caicó/RN, coordenado pelo Laboratório de Governança Pública do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres).

O projeto é realizado pela UFRN em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Estadual (MPE), Observatório Social do Brasil (OSB), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (ANFIP).

Powered by WPeMatico

Moro coordenará grupo de combate à corrupção na equipe de transição

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A nomeação do juiz federal Sergio Moro como coordenador do Grupo Técnico de Justiça, Segurança e Combate à Corrupção do Gabinete de Transição Governamental está publicada no Diário Oficial da União de hoje (20), seção 2, página 2.

Ontem (19), foi publicada a exoneração – a pedido – de Moro, que, depois de 22 anos de magistratura, decidiu aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Justiça, que será ampliado.

Powered by WPeMatico

Estados poderão decidir se darão aulas a distância no ensino médio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

educaçãoA oferta de ensino a distância nas escolas de ensino médio dependerá de regulamentação nos estados, segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares. Hoje (20), ele homologou, em Brasília, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais da etapa de ensino.

Pelas novas regras, as escolas poderão ofertar a distância até 20% do ensino médio diurno, até 30% do ensino noturno e até 80% da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “O que foi aprovado pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) é que a educação a distância é opcional.

A rede fará ou não a oferta de acordo com seu desejo, a sua conveniência e o seu controle de qualidade”, disse. As diretrizes vigentes foram revistas pelo CNE para se adequar ao Novo Ensino Médio, aprovado no ano passado.

Pela nova lei, os estudantes passarão por uma formação comum a todo o país, definida pela chamada Base Nacional Comum Curricular – ainda em discussão no CNE – e por uma formação específica, que poderá ser em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.

Powered by WPeMatico

Governo Temer sugere a Bolsonaro PEC da Previdência até 15 de janeiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

temerO governo de Jair Bolsonaro (PSL) deveria encaminhar uma proposta de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a reforma da Previdência e outras propostas legais para a revisão de despesas obrigatórias até o dia 15 de janeiro de 2019. A sugestão é do governo de Michel Temer (MDB) e consta do documento Transição de Governo 2018-2019 – Informações Estratégicas, elaborado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Na data descrita, o Congresso Nacional deve estar de recesso, conforme o calendário do Legislativo. A nova sessão legislativa, já com a composição de parlamentares eleitos em outubro passado, começa no início de fevereiro.

A reforma da Previdência Social é apontada como “necessidade imediata de revisão das despesas obrigatórias”. De acordo com o ministério, o total das despesas obrigatórias somou no ano passado R$ 1,165 trilhão – o equivalente a 17,6% do Produto Interno Bruto (PIB) ou do investimento das empresas no Brasil para aumentar seus bens de capital (como aquisição de máquinas).

Powered by WPeMatico

Bolsonaro anuncia permanência de Wagner Rosário na CGU

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou hoje (20) pelo Twitter que Wagner de Campos Rosário continuará como ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) em sua gestão. Wagner Rosário está no cargo desde maio do ano passado quando, na época, assumiu interinamente a pasta substituindo Torquato Jardim, que foi para o Ministério da Justiça.

Ex-secretário executivo da pasta desde 2016, Rosário também é servidor de carreira e ex-capitão do Exército. Tornou-se o primeiro servidor de carreira da CGU a assumir o cargo de secretário-executivo e ministro da pasta. Graduado em ciências militares, ele ainda tem na sua formação mestrado em corrupção e estado pela Universidade de Salamanca.

Powered by WPeMatico

Brasil encerra amistosos de 2018 contra Camarões nesta terça

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

brasilA Seleção Brasileira de Futebol enfrenta nesta terça-feira (20), às 17h30 (horário de Brasília), a seleção de Camarões, no último amistoso da equipe este ano. O técnico Tite treinou nesta segunda no MK Stadium, em Milton Keynes, na Inglaterra, local do jogo desta terça-feira, um trabalho tático com todos os jogadores, entre eles, o atacante Roberto Firmino que deve ser titular na partida.

Eles participaram do chamado “treino invisível”, quando os atletas jogam sem adversários, apenas testando movimentos. Após a simulação de um jogo sem adversário, Tite passou a exercitar com bola o que já havia sido treinado. Os jogadores ainda fizeram treinamentos de lances de bola parada.

Esta é a sexta vez que Brasil e Camarões se enfrentam. Nos últimos cinco jogos foram quatro vitórias brasileiras e uma derrota. Na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, quando o Brasil conquistou o tetracampeonato, a seleção canarinho, venceu Camarões por 3 a 0.

Powered by WPeMatico

Justiça condena integrantes de facção criminosa que combinavam crimes via WhatsApp

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

whatsappA juíza Ana Maria Marinho de Brito, da Comarca de Parelhas, condenou cinco homens denunciados pelo Ministério Público Estadual pela prática de tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, além de organização criminosa. Eles foram acusados de, sendo membros de uma facção criminosa com atuação no Estado do RN, praticarem diversos crimes na cidade mediante ajustes feitos através do aplicativo WhatsApp. As penas aplicadas variam de três a oito anos de reclusão.

Os membros da quadrilha condenados são: o metalúrgico Félix Patrício do Vale (conhecido por “Gato Félix”); o ceramista Jeferson Henrique Pereira (conhecido por “Boyzão”); o motorista Paulo de Medeiros Neto (conhecido por “Paulo Neto”); o pintor Roberto Johnson de Medeiros Filho (conhecido por “Johnson”) e o também pintor Fabrício Máximo de Araújo Souza. A denúncia foi recebida em 23 de março de 2017 e decretada a prisão preventiva dos demais denunciados, já que Félix Patrício já havia sido preso na data do fato.

Powered by WPeMatico