OMS diz que contágio do novo coronavírus está passando ‘das ruas’ para ‘dentro das famílias’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

OMSO diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta segunda-feira (30) que a transmissão do novo coronavírus em várias partes do mundo está ultrapassando “as ruas” e sendo levada para “dentro das famílias”. A entidade reforçou a necessidade de isolamento social nos países que têm transmissão comunitária e da realização de testes para todos os casos suspeitos.

“O ideal é que a quarentena ocorra em um lugar que não seja a casa [do infectado], porque esse doente pode infectar sua família. Mas isso não é sempre possível”, pondera Ryan. Para os casos em que o doente faz a quarentena em casa, o diretor diz que é essencial que o sistema de saúde monitore todos os membros da família durante o isolamento.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

‘No momento, a gente deve manter o máximo grau de distanciamento social’, diz Mandetta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

MANDETAO ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou nesta segunda-feira (30) que sejam mantidas as recomendações dadas pelos estados em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil.

“Temos dialogado com os secretários dentro do que é técnico, cientifico do que é preciso ter na Saúde para que a gente possa imaginar qualquer tipo de movimentação que não é essa que a gente está. Por enquanto, mantenha as recomendações dos estados. Porque ainda temos deficiências nos sistema”, disse ele entrevista coletiva em Brasília.

Em vária ocasiões, ele repetiu os termos “técnico” e “científico” ao comentar as orientações e condutas da pasta diante do surto da Covid-19.

Mandetta também afirmou: “No momento, a gente deve manter o máximo grau de distanciamento social, para que a gente possa, nas regras que estão nos estados, dar tempo para que o sistema [de saúde] se consolide na sua expansão. Estamos aumentando o sistema, estão chegando equipamentos. Tem quem aguardar a quantidade de hospitais de campanha que estão sendo ainda construídos em várias cidades”.

Powered by WPeMatico

Brasil tem 159 mortes e 4.579 casos confirmados de coronavírus, diz ministério

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUSO Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (30) o mais recente balanço nacional sobre os casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais dados são: 159 mortes; 4579 casos confirmados; 3,5% é a taxa de letalidade; Sudeste tem 2.507 casos, 55% do total; São Paulo tem 1.451 casos. No levantamento anterior, divulgado no domingo (29), o Brasil tinha 136 mortes e 4.256 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O aumento no total de mortes foi de 17% e de 7,9% no total de casos.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Cerca de 1.500 presos do RN são do grupo de risco

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PRISÃOO sistema penitenciário do Rio Grande do Norte tem cerca de 1,5 mil presos que fazem parte dos grupos de risco do novo coronavírus – Covid-19 – segundo dados do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública do Estado. Após o reconhecimento de pandemia feito pela Organização Mundial da Saúde, a Defensoria pediu a soltura coletiva de pelo menos 1.467 pessoas. O pedido não foi aceito pelo desembargador Saraiva Sobrinho, mas houve recurso que ainda aguarda julgamento.

Entre os presos, há idosos, diabéticos, portadores de HIV, pacientes de tuberculose, hipertensos, entre pessoas com outros problemas de saúde. Também estão listadas mulheres presas que são gestantes, ou responsáveis por crianças de até 12 anos e pessoas com deficiência, além de presos do sistema semiaberto que poderiam cumprir pena em prisão domiciliar.

Powered by WPeMatico

Consumo de água aumenta na quarentena e Caern faz alerta para não haver desabastecimento

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ÁGUAO diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares, disse que o consumo de água aumentou nos últimos dias no Rio Grande do Norte por conta do confinamento feito por parte da população em função da pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, isso preocupa, já que a produção não aumentou e esse ritmo pode gerar desabastecimento.

“Estamos vendo que o consumo de água aumentou nos últimos dias com o confinamento, com a quarentena. Pra vocês terem ideia, meu condomínio consumia algo em torno de 35 mil litros de água por dia e passou para 52 mil litros de água por dia. Aumento de mais de 50%. E a produção de água não aumentou”, disse ele em vídeo que foi postado nas redes sociais da Caern.

“Meu pessoal está fazendo de tudo nas ruas para fornecer essa água tratada para vocês. Mas no ritmo que está indo a gente não suportará fornecer. Vai haver desabastecimento”, alertou.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Campanha de vacinação contra a gripe será retomada na terça (31) em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

natal-retorna-campanha-de-vacinacao01A campanha de vacinação contra a gripe será retomada na terça-feira (31) em Natal, após chegada de remessa enviada pelo Governo Federal. A imunização teve início no dia 23 de março e cerca de 71 mil pessoas receberam as doses contra a influenza em apenas três dias na capital.

A primeira etapa da campanha segue até o dia 15 de Abril, e é destinada exclusivamente a idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal reforça que a vacina protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e não combate o novo coronavírus (Covid-19).

Todos os 63 postos de saúde nas quatro zonas de Natal estão reabastecidos, assim como os pontos de apoio montados para atendimento exclusivo de idosos. As vacinas dos profissionais de saúde serão enviadas para os respectivos locais de trabalho.

Powered by WPeMatico

UFRN autoriza que alunos da área de saúde sejam voluntários no combate ao coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ufrnA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) autorizou que estudantes em estágios curriculares dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia participem de forma voluntária no combate ao novo coronavírus nas unidades básicas de saúde, de pronto atendimento, rede hospitalar e comunidades do estado.

Essa medida foi publicada em portaria no último dia 26 e acontece em caráter excepcional e temporário por conta da pandemia da doença. O documento indica que os colegiados dos referidos cursos serão responsáveis por confirmar a autorização ou não.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Propostas para adiar eleições ganham força entre senadores

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As propostas legislativas de adiamento das eleições municipais de 2020 para 2022, devido à pandemia de coronavírus, têm ganhado força entre senadores. Um deles é o líder do PSL, senador Major Olimpio (PSL-SP), que defende a unificação dos pleitos federais, estaduais e municipais, evitando-se os gastos com as campanhas eleitorais deste ano. A economia esperada, segundo o senador, seria de até R$ 1,5 bilhão, além dos recursos do fundo eleitoral, que não seriam utilizados.

Major Olimpio, que chegou a enviar ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo o adiamento das eleições, deve apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) nesse sentido. No domingo (29), o senador Elmano Ferrer (Podemos-PI) disse estar reunindo esforços para a viabilização de outra PEC, de sua autoria, também com vistas à realização de eleições gerais em 2022. Ele defende que a verba das campanhas eleitorais seja destinada a estados e municípios na luta contra a covid-19.

Para uma PEC ser apresentada, o senador deve colher assinaturas de outros 26 parlamentares. Além das propostas que Major Olimpio e Elmano Ferrer pretendem protocolar, há outras proposições em análise no Senado que pedem a unificação das eleições federais, estaduais e municipais. A mais recente (PEC 143/2019) é do senador Luiz do Carmo (MDB-GO), que muda a duração do mandato dos prefeitos e vereadores eleitos em 2020 para viabilizar a coincidência geral dos mandatos a partir de 2026.

Seguindo o mesmo entendimento, senadores como Luis Carlos Heinze (PP-RS), Ciro Nogueira (PP-PI) e Mailza Gomes (PP-AC) se pronunciaram nas redes sociais. Para Ciro, o adiamento das eleições seria um “ato humanitário” que poderá salvar milhares de vidas, com o uso de cerca de R$ 8 bilhões no enfrentamento à covid-19. Já Mailza afirmou que, em vez de campanha eleitoral, o tempo é de união de esforços e de atenção das autoridades voltada unicamente às medidas de combate e enfrentamento ao coronavírus no país.

 

Powered by WPeMatico

Projeto prevê complementação da renda de microempreendedores e empresários individuais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

img20190416204157384-768x512O Projeto de Lei 748/20 garante a complementação, por meio do seguro-desemprego, da renda dos pequenos empresários individuais e dos microempreendedores individuais (MEI). Pelo texto, a medida valerá para quem não fature um salário mínimo no mês e não tenha outra fonte de renda enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. O projeto, da deputada Natália Bonavides (PT-RN), tramita na Câmara dos Deputados.

A regra proposta é que a renda dos pequenos empresários e empreendedores seja complementada com uma fração de parcela do seguro-desemprego suficiente para que, somada com o faturamento do mês, os ganhos do beneficiário totalizem um salário mínimo. Natália justifica a matéria com o fechamento de empresas e fábricas em decorrência das medidas de enfrentamento da pandemia, que incluem isolamento social e restrições na circulação de pessoas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Powered by WPeMatico

Justiça Federal repassa quase R$ 50 mil para RN combater coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

francisco eduardo guimaraes jfrnA 14ª Vara Federal no Rio Grande do Norte repassou R$ 49.071,22 para Secretaria Estadual de Saúde. Os valores são provenientes do cumprimento de penas pecuniárias e serão destinados exclusivamente para o combate ao coronavirus.

A decisão foi do Juiz Federal Francisco Eduardo Guimarães, titular da 14 Vara, que atendeu o pedido feito pelo Governo do Estado e parecer favorável do Ministério Público Federal. A determinação do magistrado ocorreu no último dia 24 e já no dia seguinte já foi efetuada a transferência para a conta da Secretaria Estadual de Saúde.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Coronavírus: Restaurante Popular dá refeição gratuita para moradores de rua do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

download (43)Unidades do Programa Restaurante Popular de Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó e Macau começam a oferecer mais de mil refeições diárias (Café Cidadão, Almoço e Sopa Cidadã) para a população em situação de rua, refugiados e migrantes nesses municípios com isenção da taxa de R$ 1,00 (um real) a partir desta segunda-feira (30).

A medida faz parte das ações que visam garantir segurança alimentar e nutricional a essa população diante da pandemia do novo coronavírus e que terá efeito permanente atendendo a antiga reivindicação das entidades que representam esses segmentos da população. Organizações representativas selecionaram as pessoas que vão receber a partir desta segunda-feira o benefício da refeição gratuita.

Powered by WPeMatico

Corpo de professor universitário vítima do coronavírus no RN é enterrado sem velório e com caixão lacrado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

aduernO corpo do professor universitário Luiz Di Souza, vítima do novo coronavírus, foi enterrado em caixão lacrado, sem velório e com a presença de quatro familiares na noite deste domingo (29). Luiz morreu na noite de sábado após passar uma semana internado. Essa foi a primeira morte por Covid-19 no Rio Grande do Norte. Luiz tinha 61 anos e era diabético.

O sepultamento aconteceu no cemitério São Sebastião, em Mossoró. A esposa de Luiz, Margareth Souza, conta que a orientação foi para que os familiares ficassem a pelo menos três metros do caixão. “Não podíamos nem chegar muito perto”, disse. Somente ela, duas filhas e um genro puderam ir ao sepultamento. “Não permitem mais pessoas por causa do vírus”, disse Margareth.

Powered by WPeMatico

Casos confirmados de coronavírus no RN sobem para 77

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUSCom 9 novos casos confirmados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Norte passa a ter 77 pessoas com o novo coronavírus – Covid-19. De acordo com o boletim da Sesap, o estado tem 1494 casos suspeitos e 379 já foram descartados para a doença.

As cidades com casos confirmados são Natal (36), Mossoró (16), Parnamirim (10), Assú (1), Apodi (1), Caicó (2), Carnaubais (1), Luís Gomes (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (2), São José de Mipibu (1), Tibau (1).

Segundo a pasta, há ainda dois casos confirmados de pessoas que moram nas cidades de Recife e Fortaleza, que foram atendidas no RN. A primeira morte por Covid-19 no estado aconteceu na noite de sábado (28): trata-se de um professor de química, de 61 anos. Até este domingo (29), 68 pacientes tinham testado positivo para a doença.

Powered by WPeMatico

Prefeitura de Caicó prossegue com o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de março

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

c8788642-8bcc-4ab7-a37c-de6cc415aaedA prefeitura municipal de Caicó prossegue com o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de março de 2020. Nesta segunda-feira (30), recebem o pagamento, os professores lotados no FUNDEB 40 (Ensino Fundamental e Infantil).

Na terça-feira (31), recebem os servidores efetivos da Saúde lotados na sede da Secretaria, ASG, Vigilância Sanitária, SAMU e o Hospital do Seridó. O Município de Caicó informa que continua comprometido com o pagamento da folha em dia.

Powered by WPeMatico

Inovação: escola do RN lança aplicativo para transmissão ao vivo de aulas online com interação total

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20200330-WA0235

O Over Colégio e Curso mantém, mais uma vez, sua história de inovação na educação do Rio Grande do Norte. A escola lança, esta semana, o aplicativo A+, que garante transmissão das aulas ao vivo e seguindo, exatamente, o horário da grade escolar de cada uma das séries. Além disso, o aplicativo se coloca como uma grande plataforma permitindo a interação do aluno e até mesmo aplicação de provas. Todas as aulas são ao vivo, semelhante ao ambiente da sala de aula, com os alunos conectados, perguntando, conversando com o professor.

“Vivemos um momento de grande excepcionalidade com a pandemia do coronavirus. O esforço de todos nós do Over é garantir que nosso aluno mantenha sua rotina de estudo, por isso, estamos agora lançando o A+, chegando aos alunos do ensino fundamental e do médio”, destaca o professor Carlos André, diretor do Over.

Ele ressaltou que o A+ trará o ambiente da sala de aula física para o virtual, inclusive com os mesmos professores do aluno.

O aplicativo será usado em todas as unidades do Over, em Natal, Mossoró e João Pessoa.

Governo do RN receberá a doação de 2.500 máscaras para os profissionais da saúde

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

4b4b9cf71bf763b20d8ff019879c0c5aO Governo do Rio Grande do Norte formou uma grande corrente de solidariedade com o objetivo de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Nesta sexta-feira (27), o Governo do Estado recebeu a notícia da doação de 2.500 máscaras de proteção para uso de médicos e profissionais de saúde.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI /RN) vai doar ao Estado 1.500 máscaras de proteção em acrílico do tipo ‘face shield‘, que foram desenvolvidas e produzidas pelo Instituto de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), que pertence à instituição.

As primeiras 200 unidades foram entregues nesta sexta-feira (27) e serão distribuídas aos hospitais Universitário Onofre Lopes (Huol), Municipal de Natal, Gizelda Trigueiro e ao Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim.

As outras 1.300 máscaras face shield, estão sendo produzidas e serão entregues à medida em que forem concluídas. A secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) fará a distribuição junto aos hospitais de referência no interior do estado.

Powered by WPeMatico

UERN emite nota de pesar pelo falecimento de professor com Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

UERNA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor Dr. Luiz Di Souza, ocorrido neste sábado, 28 de março.

Luiz Di Souza tinha 61 anos, era diabético e estava internado desde a última terça-feira (24), com sintomas de Coronavírus (COVID-19). O resultado positivo do exame saiu neste sábado (28), mas, infelizmente, o professor não resistiu.

Lotado no Departamento de Química, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), o professor Luiz Di Souza trabalhou durante mais de 20 anos na UERN, contribuindo com a graduação, iniciação científica, extensão e pós-graduação da UERN. Entre seus projetos, destaca-se o grupo Fanáticos da Química, que utiliza a linguagem lúdica na popularização da Ciência.

A Universidade se solidariza com a família, amigos e alunos do professor Luiz Di Souza, agradecendo sua dedicação e o relevante trabalho em todos esses anos. A UERN decreta luto oficial com hasteamento da bandeira a meio mastro. Devido aos riscos da doença, não haverá velório.

Powered by WPeMatico

BNDES anuncia R$ 2 bilhões de crédito para área da saúde

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUSO Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai disponibilizar R$ 2 bilhões para as empresas do setor de saúde como apoio ao combate à propagação do novo coronavírus (covid-19). O programa de financiamento visa à ampliação imediata da oferta de leitos emergenciais e de materiais e equipamentos médicos e hospitalares. Empresas de outros setores que buscam converter suas produções em equipamentos e insumos para saúde também serão contempladas.

O presidente do banco, Gustavo Montezano, em transmissão ao vivo pelo YouTube, disse hoje (29) que o objetivo da instituição nessa linha setorial é ser rápido no repasse de recursos para enfrentar a epidemia. “A gente acredita que as 30 empresas que temos hoje mapeadas que vão utilizar parte dos R$ 2 bilhões serão capazes de suprir a necessidade de 15 mil ventiladores, o que corresponde a 50% da necessidade do SUS para 90 dias.”

Powered by WPeMatico

EAD ganha impulso com a suspensão das aulas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

EADO confinamento preventivo em casa, para não se infectar e não ajudar a propagar o novo coronavírus, criou um ponto de inflexão na trajetória do ensino no Brasil. Em 18 de março, o Ministério da Educação publicou a Portaria nº 343, que autoriza “em caráter excepcional” a substituição de aulas presenciais por aulas do modelo educação a distânica (EAD) que utilizem tecnologia de informação e comunicação remota em cursos que estavam em andamento.

Paralela a norma do MEC, governadores e prefeitos suspenderam as aulas para evitar o crescimento da covid-19 como já aconteceu na China, Coreia do Sul, Itália, Espanha e nos Estados Unidos. As iniciativas públicas fizeram com que “diversas instituições adotassem a modalidade EAD [Educação a Distância] literalmente do dia para a noite em cursos presenciais em andamento, inclusive no ensino médio”, registra André Luis Garbulha, especialista há 18 anos na modalidade de ensino e aprendizagem.

Powered by WPeMatico

Alexandre de Moraes autoriza que governo descumpra LDO e LRF para medidas contra coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou neste domingo (29) que o governo federal descumpra regras previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para realizar fatos não previstos com ações de combate ao coronavírus.

Moraes atendeu pedido feito na noite de quinta-feira (26) pela Advocacia Geral da União (AGU), que queria a flexibilização de quatro artigos da LRF e da lei orçamentária.

Ele concedeu liminar (decisão provisória) para, “durante a emergência em saúde pública de importância nacional e o estado de calamidade pública decorrente de covid-19, afastar a exigência de demonstração de adequação e compensação orçamentárias em relação à criação/expansão de programas públicos destinados ao enfrentamento do contexto de calamidade gerado pela disseminação de covid-19”.

Powered by WPeMatico

Principal especialista de Trump para Covid-19 prevê que haverá de 100 a 200 mil mortes nos EUA

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

EUAO infectologista Anthony Fauci, um dos mais respeitados do mundo, declarou neste domingo (29) em um programa da rede de televisão americana CNN que calcula que haverá entre 100 e 200 mil mortes por Covid-19 nos Estados Unidos. Fauci faz parte da força-tarefa montada por Donald Trump para tentar conter a doença.

“Eu diria entre 100 mil e 200 mil casos”, disse Fauci, que em seguida se corrigiu para dizer que se referia ao número de mortes. “Teremos milhões de casos”, disse, acrescentando que não queria ficar preso aos números porque a pandemia é um “alvo em movimento”.

Powered by WPeMatico

População deve evitar aglomerações em açudes e barragens

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O mês de março de 2020 começou com a sangria de alguns açudes e barragens no interior do Rio Grande do Norte. No entanto, ao mesmo tempo da alegria da cheia, o estado passou a se preocupar com a pandemia do coronavírus. Para evitar aglomerações e seguir as recomendações de prevenção à doença, o Corpo de Bombeiros Militar está realizando ações de orientação sobre o lazer nos diversos mananciais do interior do RN.

“Está provado que a principal medida para combater o avanço do novo coronavírus (COVID-19) é a população permanecer em casa e evitar aglomerações. Os açudes, rios e lagoas estão atrativos devido às fortes chuvas dos últimos dias na região, porém, esses lugares são arriscados em virtude da contaminação do vírus”, disse o subcomandante do 3° subgrupamento do 2° grupamento do Corpo de Bombeiros do RN, capitão Lima Verde.

Ainda segundo o militar, além dos reservatórios, a corporação também está orientando a população em outros pontos dos municípios potiguares a fim de evitar a concentração de pessoas. “Assim como os outros órgãos do governo, o Corpo de Bombeiros também está na linha de frente no combate ao coronavírus. O trabalho de prevenção e alerta está sendo realizado em todo o Estado, seja nas praias do litoral, na capital e região, nos açudes ou até mesmo nas ruas”, finalizou.