Corpo de Serra-negrense morto com coronavírus foi sepultado na madrugada desta quinta (07)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O sepultamento do Serra-negrense de 35 anos, que morreu com coronavírus na noite de terça-feira (07), aconteceu por volta de 1 hora da madrugada desta quinta (07) no cemitério pública da cidade.

Por causa das orientações do Ministério da Saúde, apenas os funcionários da agência funerária estavam no cemitério.

Um popular filmou o momento que o carro-funerário chegou com o corpo.

banner_seridopneus-770

Bolsonaro vai a pé com ministros e empresários ao STF e apela por redução de medidas restritivas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bolsonaroO presidente Jair Bolsonaro atravessou a pé nesta quinta-feira (7) a Praça dos Três Poderes, em Brasília, para se dirigir ao Supremo Tribunal Federal (STF) acompanhado de ministros e um grupo de empresários. Em uma visita que não estava previamente agendada, Bolsonaro se reuniu com o presidente do tribunal, Dias Toffoli, e fez um apelo para que as medidas restritivas nos estados, motivadas pela crise do coronavírus, sejam amenizadas.

No encontro, Toffoli disse que a pandemia do coronavírus exigiu medidas restritivas, como o isolamento social, recomendadas pelas autoridades de saúde, entre as quais a Organização Mundial de Saúde (OMS). Toffoli também sugeriu que as ações sejam coordenadas entre União, estados e municípios.

O STF já decidiu que prefeitos e governadores têm autonomia para decidir quais medidas adotar no enfrentamento da pandemia. A ida do presidente ao STF não estava prevista na agenda oficial, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social. Procurada, a assessoria do STF informou que o encontro com Toffoli foi marcado de última hora e também não estava previsto na agenda do ministro.

Powered by WPeMatico

Fim do prazo: mais de 44 mil potiguares buscaram serviços eleitorais no TRE-RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ELEIÇÃOO prazo para os eleitores realizarem serviços eleitorais terminou na quarta-feira (6), conforme estabelecido no calendário eleitoral de 2020. Ao todo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), foram registrados o preenchimento de 44.375 formulários desde quando se iniciaram os atendimentos remotos, no o dia 22 de abril. Os serviços presenciais precisaram ser suspensos diante da pandemia da Covid-19.

Ainda de acordo com o TRE-RN, próximo ao prazo final, alguns eleitores enfrentaram dificuldades devido aos milhares de acessos simultâneos ao site. Só no último dia, foram mais de 14 mil solicitações. Alistamento (primeiro título), transferência ou regularização da situação eleitoral foram os principais serviços procurados.

Os servidores e colaboradores da justiça eleitoral potiguar, respeitando as medidas de segurança sanitária, trabalharam em casa ou nos Fóruns Eleitorais do estado sem atendimento presencial. Eles são os responsáveis por analisar os requerimentos, efetuar diligências, tramitar os pedidos pelo sistema eleitoral, realizar atendimentos por e-mail e responder dúvidas dos eleitores pelo telefone.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Coronavírus: Bolsonaro inclui construção civil e indústria em lista de atividades essenciais na pandemia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da República, Jair Bolsonaro, decretou que as atividades de construção civil e industriais também são essencias em meio à pandemia do novo coronavírus. A ampliação da lista de serviços e atividades considerados essenciais foi publicada no “Diário Oficial da União” (DOU) desta quinta-feira (7) e já está em vigor. A última alteração da lista, que já inclui mais de 50 itens, foi feita em 29 de abril.

O decreto foi editado no mesmo dia em que Bolsonaro, acompanhado de um grupo de empresários e ministros, foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir que medidas restritivas nos estados, motivadas pela crise do coronavírus, sejam amenizadas. Ao serem classificados como essenciais, as atividades e serviços podem continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão do vírus.

Powered by WPeMatico

Brasil tem quase 10% das mortes diárias por Covid-19 registradas em boletim da OMS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CoronavírusBoletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) desta quinta-feira (7) registrou 6.539 mortes por Covid-19 no mundo em 24 horas. Desse total, 600 foram confirmadas no Brasil, o que representa 9,17% dos óbitos pela doença do novo coronavírus.

A situação ainda é mais grave nos Estados Unidos, país que, segundo o relatório, registrou 2.499 mortes por Covid-19 em apenas um dia — quase 40% do total diário. Já o Reino Unido confirmou que 649 pessoas morreram. Pelas contas da OMS, o total acumulado de vítimas do novo coronavírus em todo o mundo até esta quinta era de 254.045.

Em relação ao número de casos confirmados em 24 horas, o Brasil registrou 8,3% dos 83.465 diagnósticos de novo coronavírus relatados pelo boletim desta quinta.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Parcelamento do FGTS pode ser suspenso por até seis meses

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ajustou as normas de parcelamentos de débitos de empresas, devido aos efeitos econômicos da pandemia da covid-19. A resolução nº 961 foi publicada hoje (7) no Diário Oficial da União.

Segundo o documento, as parcelas com vencimento entre os meses de março e agosto de 2020 eventualmente inadimplidas [descumpridas] não implicarão na rescisão automática do contrato de parcelamento. Ou seja, as empresas terão até seis meses a mais para recolher o FGTS em atraso.

Segundo a resolução, no caso de não quitação das parcelas, fica autorizada a reprogramação de vencimentos para acomodar sequencialmente as parcelas que permaneceram em aberto a partir de setembro de 2020, independente de formalização de aditamento contratual. Mas haverá incidência de atualização, multa e demais encargos.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Data da 2ª parcela do auxílio emergencial deve ser anunciada nesta sexta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio EmergencialO calendário para pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, que será feito a partir da semana que vem, deverá ser divulgado até amanhã (8). A informação foi dada nesta quinta-feira (7) pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em reunião virtual da comissão mista de deputados e senadores que acompanha as medidas do governo federal para o enfrentamento da covid-19.

Onyx informou também que uma parceria com os Correios está prestes a ser anunciada. Segundo o ministro, a ideia é que a empresa auxilie pessoas que não têm acesso à internet a fazer o cadastro para receber o benefício. O auxílio está previsto para ser pago em três parcelas até junho. Mesmo quem não recebeu a primeira parte e se enquadra nos pré-requisitos do auxílio, poderá receber as três parcelas.

Powered by WPeMatico

RN aprova Plano de Reabertura Gradual da economia apresentado pela Fiern

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Plano de Retomada Gradual da Economia Potiguar, apresentado na terça-feira (5) pela Federação das Indústrias do RN (Fiern) ao Governo do Estado, foi analisado com otimismo pela área econômica do Executivo. O estudo propõe um planejamento estratégico para a reabertura gradual, progressiva e segura das atividades econômicas no Rio Grande do Norte, com escalonamento da flexibilização do isolamento social e também para o período pós-isolamento, à medida que a pandemia da Covid-19 for cessando.

“O plano é muito bom. De forma responsável, veio sem data para iniciar, mas com estratégia bem clara de abertura gradual e dando tempo para se avaliar os impactos dessa abertura nos números da pandemia”, avalia o titular da pasta de Planejamento e Finanças do Governo, Aldemir Freire. Ele ressaltou ainda que, dada a aprovação do comitê científico ao plano apresentado, essa reabertura gradual seja o melhor caminho a ser adotado no pós-pandemia provocada pela Covid-19.

De acordo com a Fiern, o plano foi elaborado por um grupo multidisciplinar com participação de representantes do próprio Governo do Estado, do Mais RN, de outras federações, além do Sebrae, da AGN e de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Conforme explicou o presidente da Fiern, Amaro Sales, mais de 20 pessoas envolvidas debateram várias possibilidades, campos e direções. “Precisamos planejar essa recuperação de forma responsável para quando o retorno for possível, minimizando os efeitos da crise instalada”, disse.

Plantão Psicológico, em tempos de pandemia realizado pela Cáritas Diocesana de Caicó, é destaque em matéria da CNBB Nacional

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Atendimento-psicológico-990x659

A Cáritas Diocesana de Caicó, no Rio Grande do Norte, está oferecendo atendimento psicológico gratuito por meio de ligações telefônicas e videochamadas. A iniciativa, que faz parte da campanha “É tempo de cuidar” promovida pela CNBB e Cáritas Brasileira, completa um mês nesta quarta (6) com a marca de mais de 70 pessoas beneficiadas, inclusive de outros Estados como Paraíba e Minas Gerais.

O plantão psicológico funciona de segunda a sexta das 14h às 17h e nos sábados das 8h às 11h. Por meio do número (84) 99687.0022, os interessados são acolhidos por psicólogos voluntários. Ao todo são oito profissionais disponíveis para atendimento.

“Toda a estrutura física, incluindo telefone e internet, é oferecida pela Cáritas e pela Diocese de Caicó. Como Igreja estamos muito preocupados com a saúde mental das pessoas neste tempo de pandemia que nos obriga a viver em isolamento social”, afirma o coordenador da Cáritas Diocesana de Caicó, Carlos Martins.

“As pessoas chegam a esperar dois anos para serem atendidas por um psicólogo. É por isso que a Cáritas junto com a diocese vem atuando forte nessa área e não poderia deixar de dar uma atenção especial neste momento em que percebemos o aumento de casos de pânico gerados pela ansiedade”, conta Martins.

Ceará usará câmeras da polícia para fiscalizar deslocamento durante quarentena

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governo do Ceará vai utilizar o sistema de videomonitoramento da Secretaria da Segurança e dos órgãos de trânsito para fiscalizar o deslocamento de pessoas durante a vigência do novo decreto de isolamento social. O objetivo é endurecer as medidas restritivas de circulação para conter o avanço do coronavírus no estado.

Anunciado nesta terça-feira (5), a determinação do governador Camilo Santana restringe a mobilidade de pessoas e de veículos que não estejam cumprindo atividades essenciais. Com o novo decreto, Fortaleza terá medidas mais rígidas de quarentena, como a restrição de mobilidade de pessoas e veículos que não estejam cumprindo atividades essenciais.

Powered by WPeMatico

Paraíba tem 1.657 casos confirmados e 101 mortes por coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUSA Paraíba tem 1.657 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quarta-feira (6). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 101 no estado desde o início da pandemia. Quatro cidades da Paraíba registraram seus primeiros casos.

Ao todo, foram 164 novos casos foram confirmados desde o último boletim. As cidades de Condado, Juazeirinho, Massaranduba e Santa Luzia registraram os seus primeiros casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

Powered by WPeMatico

Coronavírus: Flamengo tem 38 casos confirmados, sendo três em jogadores

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

FLAMENGOO Flamengo divulgou nota oficial na noite desta quarta-feira trazendo uma péssima notícia: após a realização de exames em 293 pessoas do clube, 38 testaram positivo para o novo coronavírus, sendo três em jogadores. Os nomes não foram revelados. De acordo com o clube, as 38 pessoas infectadas são “positivas assinatomáticas” e 11 tinham tido contato com o vírus anteriormente, mas sem apresentar sintomas. São eles:

  • Três jogadores
  • Dois jogadores com anticorpos IGG positivos
  • Seis funcionários do grupo de apoio
  • Dois funcionários de empresas terceirizadas
  • 25 familiares ou pessoas que trabalham com funcionários ou jogadores

Powered by WPeMatico

STF decide que Covid-19 pode ser considerada doença ocupacional; entenda as consequências

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUSOs ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, em plenário realizado por videoconferência, na último dia 29, suspender dois dispositivos da Medida Provisória 927/2020, que permite a empregadores adotarem medidas excepcionais para manter o emprego de seus funcionários em meio à crise causada pelo novo coronavírus.

Perderam eficácia os artigos 29, que determinava que a contaminação pelo coronavírus não poderia ser classificada como doença ocupacional, e o 31, que limitava o trabalho de auditores fiscais a apenas atividade de orientação. A decisão foi tomada durante a análise de uma medida liminar em sete ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) apresentadas contra a medida do governo federal.

De acordo com a maioria dos ministros, seguindo divergência aberta pelo ministro Alexandre de Moraes, os dois artigos não condizem com o objetivo da medida provisória de manter os vínculos trabalhistas e, ao mesmo tempo, garantir a saúde financeira das empresas.

Powered by WPeMatico

Bolsonaro ataca a Globo e fala em “convidar” Roberto Marinho para o STF

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BOLSONAROO presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou o jornalismo da TV Globo. Em entrevista no final da tarde de terça-feira (5), o presidente afirmou que deveria chamar Roberto Marinho, fundador do Grupo Globo que morreu em 2003, para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Quando o mundo fica sabendo, o Brasil fica sabendo pelas televisões, em especial à TV Globo… Eu acho que a próxima vaga para o Supremo eu vou dar para o Roberto Marinho, convidar o Roberto Marinho para ser ministro do Supremo Tribunal Federal, porque ele julga e condena em fração de segundos”, ironizou o presidente.

Nas redes sociais, a fala do presidente gerou questionamentos dos internautas. “Será que o Bolsonaro sabe que o Roberto Marinho já faleceu?”, escreveu o ator Bruno Gagliasso no Twitter.

Powered by WPeMatico

‘Vai ter lugar em que o lockdown é necessário’, diz ministro da Saúde

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUSO ministro da Saúde, Nelson Teich, disse nesta quarta-feira (6) que não é “contra ou a favor” da adoção de bloqueios totais (lockdown), e admitiu que a medida pode ser necessária em algumas situações. Teich voltou a dizer que sua gestão no ministério está “desenhando” cenários, trabalhando para melhorar o recebimento de dados junto aos hospitais e tentando entender o “nível de incerteza” nos dados de óbitos e casos.

“Vai ter lugar em que o lockdown é necessário, vai ter lugar em que eu vou poder pensar em flexibilização. O que eu preciso é que a gente pare de tratar isso de uma forma radical, até pra que a gente tenha a tranquilidade de poder implementar as medidas em cada lugar do país onde a melhor coisa vai ser feita naquela situação.” – Nelson Teich, ministro da Saúde

Powered by WPeMatico

TRF-4 mantém condenação de Lula em segunda instância

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ex-presidente-luis-inacio-lula-da-silva-lula-730x400O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou recurso e manteve a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância, pelo caso do sítio de Atibaia, em julgamento virtual finalizado nesta quarta-feira (6). A decisão foi unânime.

Em função da pandemia de coronavírus, as sessões do tribunal passaram a ser feitas virtualmente. O julgamento do recurso de Lula iniciou em 27 de abril. A Oitava Turma, responsável na Corte pelos processos da Lava Jato, também rejeitou o pedido de adiamento da análise dos embargos de declaração. A defesa do ex-presidente pedia que o julgamento ocorresse em sessão presencial.

Powered by WPeMatico

Porta-voz de Bolsonaro contraiu coronavírus, informa gabinete

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

orbO porta-voz do presidente Jair Bolsonaro, Otávio do Rêgo Barros, 59 anos, contraiu o novo coronavírus. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (6) pelo gabinete de Rêgo Barros. Segundo o gabinete, ele está bem e em isolamento em casa. O porta-voz é mais um caso confirmado do novo coronavírus na equipe de governo.

Em março, ao menos 23 pessoas que estiveram com Bolsonaro na viagem aos EUA contraíram a doença, entre os quais, os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia), além do secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten.

Após a viagem, e o contágio de auxiliares, Bolsonaro fez dois testes para identificar se foi infectado. O presidente anunciou nas duas oportunidades, via rede social, que os resultados deram negativo, porém não apresentou os laudos dos exames, a exemplo do que fez Heleno.

Powered by WPeMatico

ANA divulga resultado preliminar da seleção de organização para apoiar o Comitê da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PERFIL 1Até 9 de maio está aberta a fase de recursos no contexto do processo de seleção de organização da sociedade civil (OSC) para exercer a função de secretaria executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA). Três instituições participam do processo seletivo, tendo sido classificada pela Comissão de Seleção a Agência de Desenvolvimento Regional do Seridó (ADESE), conforme os critérios de julgamento definidos no edital da seleção.

Após 9 de maio, haverá um prazo de até cinco dias após os recursos para apresentação de contrarrazões. Por fim, após análise dos recursos e contrarrazões pela Comissão de Seleção, o resultado definitivo será homologado e divulgado na data provável de 1º de junho de 2020. De acordo com o edital, poderiam participar da seleção entidades privadas sem fins lucrativos definidas pela Lei nº 13.019/2014, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil para concretização de finalidades de interesse mútuo e recíproco. Esta norma rege a seleção, assim como os demais normativos aplicáveis, como o Decreto nº 8.726/2016.

A organização selecionada deverá instalar e operacionalizar o Escritório de Apoio ao CBH-PPA em Caicó (RN), onde fica a sede do colegiado, o que inclui a montagem de estrutura física e de pessoal. Além disso, a entidade deverá realizar ações para auxiliar no funcionamento do Comitê e apoiar o monitoramento da implementação das ações previstas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu. O documento de planejamento foi aprovado em 2016 e contém diretrizes e ações para a gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica.

Powered by WPeMatico

Pandemia: Aldeias Infantis SOS inova e usa sistema de tecnologia remota em atividades com jovens

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

694678e3-9e1d-4763-9f0a-a2b9ad9c066e (1)A partir das transformações trazidas pela Pandemia da COVID-19, a Aldeias Infantis SOS Brasil readequou as ações dos projetos de Fortalecimento Familiar e de Desenvolvimento de Jovens. Em Caicó, como as reuniões presenciais estão inviabilizadas, o relacionamento com os participantes têm sido feito a partir de transmissões ao vivo nas redes sociais, as lives.

As lives exibidas até agora trouxeram temáticas como as estratégias de enfrentamento da pandemia; o uso consciente das mídias sociais; sexualidade, prevenção e planejamento familiar; e educação emocional. Alguns assuntos já estavam inclusos no planejamento original dos projetos e outros surgiram em decorrência da atual situação.

Os psicólogos da organização trouxeram informações sobre a COVID-19 com o objetivo de levar ao conhecimento dos jovens as principais ações de prevenção e enfrentamento, além de propor atividades que transformassem o tempo ocioso em aprendizado, durante o período de distanciamento social.

Outros temas abordaram os benefícios e malefícios das redes sociais e as formas corretas de utilizá-las, e também a educação sexual, focada em métodos de prevenção e proteção das infecções sexualmente transmissíveis.

Powered by WPeMatico

Jornalistas se manifestam nas redes contra fala de Bolsonaro: ‘Eu não me calo’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BB13DQgLDepois do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mandar um “cala boca” para jornalistas presentes em uma coletiva nesta terça-feira (5), alguns profissionais de imprensa iniciaram um protesto pelas redes sociais com a tag #EuNãoMeCalo. Além disso, o apresentador da Globonews José Roberto Nurnier também se pronunciou em relação a fala do presidente.

“Eu me solidarizo e nós todos nos solidarizamos com nossos colegas jornalistas de Brasília que estão sendo diariamente achincalhados pelo presidente da República e pelos seus seguidores. Que eles (jornalistas) estão apenas cumprindo seu trabalho, estamos todos fazendo isso. Não vamos calar a boca”, completou Burnier.

Powered by WPeMatico