Vivaldo Costa pede desligamento de bloco partidário por não concordar com CPI

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20210527-WA0160

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD) solicitou, na sessão desta quinta-feira (27) da Assembleia Legislativa, no horário destinado aos deputados, o desligamento do bloco partidário ‘PSD/PSC/DEM’, do qual faz parte. Além de Vivaldo, o bloco é formado pelos deputados Coronel Azevedo (PSC), Galeno Torquato (PSD) e Getúlio Rêgo (DEM). O parlamentar demonstrou indignação com o bloco por fazer parte de um grupo que assinou o requerimento com pedido de abertura de CPI para investigar a gestão da pandemia do governo Fátima Bezerra (PT).

“Olhei atentamente a lista de governadores citados pela CPI do Senado e não constava o nome da governadora do Rio Grande do Norte e por que ela não está? Porque não existe nada contra. Fátima é ficha limpa”, justificou Vivaldo, relatando que os governadores convocados pelos senadores, têm suas gestões sob suspeita a partir de investigações do Tribunal de Contas da União e da Polícia Federal.

“A CPI do Rio Grande Norte é politiqueira”, afirmou Vivaldo Costa, lembrando que a Casa tem uma CPI “que foi abortada sob argumento que teríamos que enfrentar a Covid. Assim foi adiada a CPI da Arena das Dunas”, disse Vivaldo, ressaltando que há uma “virulência” contra a governadora Fátima Bezerra. “Fiquei profundamente indignado. Peço desligamento do bloco tão grande é minha indignação”, atestou o deputado.

O parlamentar afirmou ainda que em mais de 40 anos na Assembleia Legislativa, nunca ninguém o viu tão indignado. “Contra Fátima Bezerra não existe nada, quais instrumentos a Assembleia vai ter mais além do Tribunal de Contas da União?”, concluiu Vivaldo Costa, lembrando que a CPI da Arena das Dunas foi adiada a partir de um requerimento do deputado Getúlio Rêgo.

banner_seridopneus-770

Butantan retoma produção da CoronaVac no Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Paralisada desde o dia 14 de maio, a produção da vacina CoronaVac foi retomada esta madrugada (27) após o recebimento de 3 mil litros de insumos, que chegaram a São Paulo na noite da última terça-feira (25). Com essa quantidade de insumo farmacêutico ativo (IFA) será possível fabricar 5 milhões de doses da vacina.

A CoronaVac é uma vacina contra a covid-19 produzida pelo Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac. A Sinovac envia ao Butantan a matéria-prima (insumos) para que o envase, a rotulagem, embalagem e o controle de qualidade sejam feitos no Brasil. Todo esse processo dura entre 15 e 20 dias. Só então a vacina é disponibilizada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para distribuição para a população.

Até agora, o Butantan já entregou 47,2 milhões de doses ao PNI, cumprindo o primeiro contrato estabelecido com o Ministério da Saúde para entrega de 46 milhões de doses. Agora, o Instituto Butantan trabalha para entregar outras 54 milhões de doses referentes a um segundo contrato firmado com o governo federal, totalizando 100 milhões de doses.

Powered by WPeMatico

Dimas Covas diz que embaixador da China relatou ‘inconformismo’ com ataques ao país

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou à CPI da Covid nesta quinta-feira (27) que o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, relatou “inconformismo” no lado chinês com ataques contra o país feitos por autoridades brasileiras.

Dimas Covas disse ainda que declarações anti-China prejudicam a obtenção da matéria-prima para vacinas contra a Covid. A China é o maior exportador mundial dos insumos.

Atritos com a China vem sendo causados desde o ano passado por altas autoridades do governo, como o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e também por pessoas próximas ao presidente, como o filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal.

Powered by WPeMatico

Tribunais de Justiça da Paraíba e do RN se unem para debater audiências de custódia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em uma parceria inédita, os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Norte e da Paraíba irão se reunir no dia 11 de junho para debater o instituto das Audiências de Custódia, discutindo questões como o combate à tortura e maus tratos, a tomada de decisão pelos julgadores e a interiorização desta modalidade de garantia fundamental à pessoa presa.

Tudo isso está contido na programação do “Altos Estudos em Audiência de Custódia”, um dia de exposições e debates virtuais, promovido pelo programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os dois tribunais estaduais. O evento é destinado a juízes, promotores e defensores públicos dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho, por meio da plataforma nacional do evento.

Powered by WPeMatico

Polícia Militar realiza entrega de medalhas em Caicó/RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na manhã desta terça-feira (25), na sede do 6º Batalhão, na cidade de Caicó, a Polícia Militar do RN realizou uma solenidade de entrega de medalhas aos policiais que se destacaram dentre os demais no cumprimento de suas funções.

Os militares já haviam sido agraciados em dezembro de 2020, porém, devido a pandemia, as entregas oficiais foram realizadas neste dia 25 de maio de 2021, com o intuito de evitar aglomerações, além de manter todos os protocolos de prevenção contra a COVID-19.

Na total foram entregues 20 medalhas, das quais a PMRN agraciou 5 policiais com a medalha do Mérito Profissional Coronel PM Bento Manoel de Medeiros, 4 com a medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, 10 com a medalha Policial Militar do Mérito Operacional e 1 com a medalha Potiguar do Mérito Musical Militar Tonheca Dantas.

O evento foi prestigiado pelas seguintes autoridades: o Comandante Geral da PMRN, Coronel Alarico; o Comandante do Policiamento do Interior, Coronel Castelo Branco; o Comandante do Policiamento Regional II e do 6º BPM, Tenente Coronel Walmary Costa; além de outros oficiais e praças da corporação.

Na oportunidade, o comandante geral visitou o COPOM e demais instalações físicas da sede do 6º Batalhão, onde também participou de uma videoconferência com o prefeito e vários empresários da cidade, para tratar sobre segurança pública.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

MEC quer facilitar regulamentação de empresas de ensino superior

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse hoje (27) a representantes de instituições privadas do ensino superior, que, entre as prioridades de sua pasta, está a de “simplificar” os trâmites burocráticos necessários para a regulamentação da iniciativa privada no ensino superior do país. Segundo o ministro, a avaliação remota feita nessas instituições pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) representa um passo dado pelo MEC nessa direção.

“O MEC foi, com o tempo, se transformando em um verdadeiro cartório, com instâncias e carimbos. Quero simplificar isso. Gostaria de ter no MEC uma secretaria de desregulamentação. No entanto, a lei impõe caminhos balizados por leis votadas e feitas no passado, mas que podem ser mudadas”, disse o ministro ao participar da abertura do 13º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

Ribeiro acrescentou que algumas propostas de mudanças vêm sendo estudadas pelo governo “para que a regulamentação se baseie em outro paradigma, de não acreditar que todos os empresários da educação estejam sempre prontos para burlar a lei”.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Trânsito: instituições destacam providências que devem ser tomadas em acidentes sem vítimas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Diversas instituições relacionadas à área de trânsito reuniram-se, nessa quarta-feira (26), para emitir uma nota conjunta à sociedade do Rio Grande do Norte sobre o atendimento de acidentes sem vítimas, destacando a necessidade de remoção dos veículos das vias como forma de prevenir outros acidentes. O evento está contido nas ações do Maio Amarelo, movimento internacional que reúne órgãos públicos e a sociedade civil para a redução da mortalidade no trânsito.

Entre as instituições participantes está a Unidade Móvel do Trânsito (UMT), do Tribunal de Justiça do RN. O evento aconteceu na superintendência da Polícia Rodoviária Federal, em Natal. Também participaram da ação, representantes do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/RN) e Programa Vida no Trânsito.

O artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) destaca ser obrigatório remover os veículos do local nos casos de acidentes sem vítimas. Isto, para assegurar a segurança e o fluxo dos automóveis, prevendo punição ao condutor que deixar de adotar essa medida, com a aplicação de multa. A infração é de natureza média, o que representa a quantia de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Fiocruz alerta para tendência de agravamento na pandemia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A incidência de novos casos monitorada pelo Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta para um novo recrudescimento da pandemia nas próximas semanas, de acordo com boletim divulgado hoje (27). Segundo os pesquisadores, na semana encerrada em 22 de maio, houve aumento da taxa que mede a quantidade de novas infecções, o que se soma a altos patamares de testes positivos para o diagnóstico da doença e pode se refletir em crescimento dos óbitos em até duas semanas.

Na semana analisada, a mortalidade causada pela covid-19 se estabilizou em torno de 1,9 mil vítimas diárias. O patamar representa uma redução em relação ao mês de abril, mas é quase duas vezes maior que o primeiro pico da pandemia em 2020.

A previsão do boletim é que o aumento de casos observado tende a ser acompanhado por mais mortes e casos graves. “Mantida essa tendência, se prevê um aumento na próxima semana para valores em torno de 2,2 mil óbitos por dia (2 mil a 2,4 mil, considerando a margem de erro do modelo)”.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Prefeitura de Natal antecipa pagamento de maio aos servidores

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os salários de todos os servidores da Prefeitura de Natal — entre ativos, inativos e pensionistas — referentes ao mês de maio serão pagos, de forma antecipada, nesta quinta-feira (27). Ao longo do dia, a Secretaria Municipal de Administração (Semad) fará o repasse dos créditos bancários à instituição financeira responsável pelas contas e o dinheiro poderá ser movimentado pelos funcionários dos órgãos municipais da administração direta, indireta, fundacional e autárquica nesta sexta-feira (28). O pagamento dos vencimentos aos 22.255 servidores municipais vai colocar R$ 68 milhões em circulação na economia da cidade.

“Em Natal, cumprimos fielmente com o compromisso de honrar o sagrado direito dos nossos servidores receberem seus salários, inclusive dentro do mês trabalhado. Até vamos além, pagando com antecedência a todo o funcionalismo, como está acontecendo agora, mais uma vez. É uma forma de reconhecer e retribuir ao esforço conjunto dos nossos servidores para manter as contas da Prefeitura equilibradas e os serviços municipais em bom nível de qualidade”, celebra o prefeito Álvaro Dias.

Powered by WPeMatico

Padre que ouviu brincadeira do Papa sobre brasileiros fala sobre encontro: ‘momento inexplicável’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

“Foi um momento marcado pela naturalidade própria do Papa Francisco”. É assim que o padre João Paulo Souto Victor, de Pocinhos, na Paraíba, define o encontro que teve com o pontífice na quarta-feira (26) ao final de sua audiência geral no Vaticano.

Ao caminhar pelo pátio de San Damaso, o pontífice foi abordado por João Paulo, que pediu orações para seus conterrâneos. “Santo padre, reze por nós, brasileiros”, pediu o paraibano. Sorrindo, Francisco respondeu com piada: “Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”.

O encontro aconteceu após a catequese das quartas-feiras, que há três semanas voltou a ter participação dos fiéis. Os encontros estavam restritos devido à pandemia de Covid-19. “Viver aquele momento da melhor forma possível é o que importa para mim. Principalmente, para nós brasileiros, que estamos vivendo momentos tão difíceis. Na Paraíba, inclusive, com o aumento de casos do coronavírus. Então, foi um momento inexplicável, que não tenho conceitos racionais que possam explicar”, disse.

Powered by WPeMatico

Colégio Diocesano Seridoense atende decreto e suspende aulas presenciais a partir desta sexta (28)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A direção do Colégio Diocesano Seridoense confirmou que estão suspensas as aulas presenciais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio a partir desta sexta-feira, dia 28 de maio até o dia 06 de junho do corrente ano.

O Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio retornam ao sistema remoto de ensino no período indicado. Os professores da Educação Infantil, encaminharão atividades pelos meios disponíveis, conforme entendimento com os pais.

Screenshot_20210527-120514-944

Vereador e Controlador são presos em operação do MPRN em Caiçara do Norte/RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (27) a operação Raposa. O objetivo é apurar um suposto esquema de desvios de recursos públicos na Câmara Municipal de Caiçara do Norte. Um vereador e o controlador da Câmara foram presos temporariamente e afastados dos respectivos cargos por força de decisão judicial. A Casa Legislativa foi alvo de mandado de busca e apreensão.

O vereador Janailton Francisco Ferreira e o controlador da Câmara Municipal, Clenilson da Silva Costa, são apontados como chefes de um suposto esquema que usa conta de “laranjas” para possível recebimento de recursos públicos desviados dos cofres do Poder Legislativo Municipal, conduta que sinaliza para a ocorrência de ocultação e lavagem de ativos. Além disso, os dois também são investigados, até o momento, pelos crimes de peculato, falsificação de documento público e por associação criminosa.

A operação Raposa contou com o apoio da Polícia Militar. Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão, todos em Caiçara do Norte. Após serem presos, o vereador Janailton Francisco Ferreira e o controlador da Câmara Municipal, Clenilson da Silva Costa, foram informados que estão afastados dos seus cargos. A Câmara Municipal foi um dos alvos dos mandados de busca e apreensão.

Ao todo, 6 promotores de Justiça, 18 servidores do MPRN e 24 policiais militares participaram da ação nesta quinta-feira. No pedido para prisão de Janailton Ferreira, o MPRN destacou que o vereador “exerce grande influência no Município de Caiçara do Norte, logo, caso permaneça em liberdade, poderá agir de modo a ocultar/destruir eventuais provas ou até mesmo embaraçar as investigações”.

O MPRN levantou que o suposto esquema de fraudes usava indevidamente a estrutura da Câmara Municipal para o desvio de verbas públicas provenientes de contratos da Casa Legislativa. As contas dos laranjas eram usadas para escamoteamento e operacionalização dos ilícitos. Há indícios de que os chefes do esquema possivelmente falsificavam contratos, inclusive com a falsificação de assinaturas em documentos públicos.

O material apreendido na operação será analisado pelo MPRN para apurar se há envolvimento e mais pessoas no esquema. As prisões temporárias de Janailton Francisco Ferreira e de Clenilson da Silva Costa são de 5 dias, podendo ser prorrogadas por igual período, caso não haja decretações de prisões preventivas.

Caicó vai iniciar vacinação para quem tem acima de 40 anos com comorbidade e portadores de deficiência física

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Secretaria de Saúde informa que estão chegando mais vacinas nesta quinta-feira, 27, em Caicó, e que nesta sexta-feira, 28, será dado prosseguimento a imunização: “estávamos vacinando às terças e quartas, mas dada a chegada das vacinas hoje e o avanço da pandemia, vamos vacinar logo”, informa Jardênia Noronha, coordenadora da SMS.

“O município de Caicó vai vacinar quem tem comorbidades acima de 40 anos e deficientes físicos também dessa faixa etária, mesmo os que não recebam benefícios do BPC”, explica Jardênia. Também será dado prosseguimento a vacinação de grávidas e puérperas, que recebem a vacina da Pfizer.

O calendário será o seguinte nesta-sexta-feira:

  • Das 08:00 as 14:00: pessoas com comorbidades e deficientes físicos, nos locais de vacinação já estabelecidos.
  • Das 08:00 as 12:00 gestantes e puérperas: no Auditório do Centro Administrativo.

Diretor do Butantan diz que não é necessário aplicar 3ª dose da CoronaVac em idosos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta quarta-feira (26) que não é necessário que as pessoas recebam uma eventual terceira dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19. O imunizante é aplicado atualmente no esquema de duas doses.

“Fiquem tranquilos. A vacina é eficiente e, neste momento, não existe necessidade de se preocupar com uma terceira dose, como foi propalado recentemente. Isso não corresponde aos fatos”, disse em vídeo divulgado pelo instituto.

Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros aponta que a vacina CoronaVac foi 42% efetiva “no cenário de mundo real” contra a Covid-19, considerando apenas pessoas vacinadas com mais de 70 anos. O estudo foi publicado em uma plataforma de pré-prints, ou seja, uma versão prévia que ainda não passou pela revisão de outros cientistas nem foi chancelada por uma revista especializada.

Powered by WPeMatico

Acidente em rodovia do Seridó deixa uma pessoa morta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um acidente do tipo colisão foi registrado na tarde desta quarta-feira (26/05) na rodovia estadual RN 118, entre os municípios de Jucurutu e Caicó, na região do Seridó. Um veículo com placas do Estado de Minas Gerais colidiu frontalmente com um poste que estava as margens da rodovia estadual. Os ocupantes do veículo não foram identificados, porém um deles faleceu logo após o acidente e o outro foi socorrido em estado grave.

O veículo envolvido no acidente foi identificado como um modelo Gol de cor prata e, com o impacto da colisão, o veículo ficou totalmente destruído. O corpo de bombeiros foi acionado para a retirada dos ocupantes do veículo. De acordo com autoridades policias, o motorista do veículo teria perdido o controle do volante nas proximidades de uma curva próxima ao sítio Tapera.

Powered by WPeMatico

Desvendada a causa de coágulos ligados à vacina AstraZeneca, diz cientista

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Cientistas da Universidade Goethe em Frankfurt, na Alemanha, afirmam ter desvendado os motivos para a aparição dos coágulos raros sanguíneos ligados às vacinas contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca e da Johnson&Johnson. Além disso, os pesquisadores acreditam que é possível impedir a reação.

O professor da Goethe Rolf Marschalek, responsável pelo estudo, diz que sua pesquisa revelou que o problema estava nos vetores de adenovírus que ambas as vacinas usam para fornecer a proteína spike do vírus Sars-Cov-2 no corpo, segundo o Financial Times.

De acordo com Marschalek e outros cientistas que participaram da pesquisa, os imunizantes enviam a proteína spike para o núcleo da célula. Certas partes da proteína se agrupam, ou separam, criando versões mutantes incapazes de ligar a membrana celular – processo onde ocorre imunização. Além disso, as proteínas mutantes flutuantes se espalham por células do paciente. Com isso, uma a cada 100.000 pessoas acaba desenvolvendo os coágulos.

Powered by WPeMatico

Concurso da PF: 11 candidatos foragidos são presos durante prova no DF e em 9 estados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Federal (PF) prendeu, no domingo (23), 11 foragidos da Justiça inscritos para as provas do concurso da corporação no Distrito Federal e em nove estados. Os candidatos tinham mandado de prisão em aberto e foram retirados do local do exame.

De acordo com os investigadores, “os mandados de prisão foram cumpridos de forma discreta e sem causar tumulto ou prejuízo para aplicação das provas”. Segundo a PF, a medida “garantiu a segurança do concurso”, além de retirar os indivíduos do convívio social.

A prisões ocorreram em:

Brasília

Acre

Bahia

Mato Grosso

Rondônia

Roraima

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Sergipe

São Paulo

Powered by WPeMatico

Estudo indica que 15% dos brasileiros têm anticorpos contra o novo coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No primeiro ano da pandemia de covid-19, o novo coronavírus se espalhou de forma distinta entre as diversas regiões do país. No final de abril de 2021, com a curva de contágio em ascensão, na média, 15% dos brasileiros testados no âmbito do inquérito Epicovid-19 BR 2 tinham anticorpos contra o SARS-CoV-2.

Os índices de soropositividade, no entanto, variaram de 9,89% no Ceará a 31,4% no Amazonas, Estado com a maior soroprevalência do Brasil. O inquérito, apoiado pela Fapesp e coordenado pelo professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Marcelo Burattini, testou 120 mil pessoas em 133 municípios de todo o país entre os dias 25 de janeiro e 24 de abril de 2021.

“A grande maioria das pessoas da amostra ainda não havia sido vacinada, já que os testes se concentraram entre janeiro e meados de fevereiro, quando o programa nacional de vacinação estava iniciando. Menos de 1% das pessoas testadas afirmou ter recebido vacinas e praticamente nenhuma delas havia recebido as duas doses”, explica Burattini. O inquérito, portanto, não fez distinção entre vacinados e não vacinados.

Powered by WPeMatico

MC Kevin ostentava nas redes sociais, mas acumulava dívidas com banco

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

MC Kevin, que morreu aos 23 anos, ao cair do 5º andar de um hotel no Rio de Janeiro, fez sucesso muito jovem, ficou rico muito novo e, com a mesma velocidade, também partiu dessa vida cedo demais.

O menino periférico de São Paulo queria conquistar o mundo. E conseguiu, de fato, muita coisa: tirou a família da periferia e a levou para viver uma vida de condomínio, fez inúmeras viagens internacionais, entre elas conheceu os Emirados Árabes, México, saltou de paraquedas e posava com frequência ostentando carrões importados em sua garagem. E ele gostava de expor tudo isso nas redes sociais.

Mas, de acordo com reportagem do “Extra”, diferentemente do que ostentava nas redes, o funkeiro morreu deixando para trás algumas dívidas: entre elas um financiamento bancário no valor de R$ 122.731,00 e três pendências na companhia de energia elétrica, a Enel, uma de 2018 e outras duas, de 2019.

Powered by WPeMatico

Brasileiro ganha na loteria italiana duas vezes em 20 dias e é alvo de investigação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Para os investigadores da Procuradoria de Verona, no norte da Itália, o brasileiro André* é protagonista de um evento cuja probabilidade de acontecer é “próxima de zero”. Também acostumados às histórias fantásticas, os italianos decidiram investiga-lo.

Imigrante de 40 anos que vive na Itália há três, ele ganhava a vida na construção civil, trabalhando como pedreiro até fevereiro. Naquele mês, sua sorte tomou outro rumo. Em vinte dias, ele se tornou milionário ao vencer na loteria não uma, mas duas vezes.

No dia 4 de fevereiro, ele raspou um bilhete popular na loteria italiana, uma raspadinha conhecida como “gratta e vinci” (raspa e vence) que ele comprou numa tabacaria de Modena, no norte da Itália, e levou 1 milhão de euros (R$ 6,5 milhões).

Powered by WPeMatico

Bolsonaro sanciona lei que amplia o teste do pezinho no SUS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (26), em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei (PL) que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho, exame realizado com a coleta de gotas de sangue dos pés do recém-nascido entre o terceiro e o quinto dia de vida. A iniciativa da Câmara dos Deputados teve tramitação concluída pelo Congresso Nacional no dia 29 de abril.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza um teste que engloba seis doenças. Com a nova lei, agora sancionada, o exame passará a englobar 14 grupos de doenças, que podem identificar até 53 tipos diferentes de enfermidades e condições especiais de saúde.

Powered by WPeMatico

Programa para capacitar jovens terá auxílio de R$ 600, diz Guedes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem (26) que o governo federal deve lançar, em breve, um novo programa de incentivo à qualificação da mão de obra. Segundo o ministro, o objetivo é preparar jovens para o mercado de trabalho formal, permitindo que eles recebam uma ajuda de custo de R$ 600 para trabalhar e, assim, conquistar uma profissão.

“Estamos lançando um olhar justamente para evitar o que, no mercado de trabalho, se chama de Efeito Cicatriz”, disse o ministro, se referindo ao termo usado por especialistas para explicar os prejuízos à evolução profissional que costumam afetar quem ingressa de forma precária no primeiro emprego.

De acordo com o ministro, a proposta do Ministério da Economia é, por meio da parceria com empresas interessadas, pagar R$ 600 aos beneficiários do programa. Metade do valor será pago pelo governo, metade pelos empregadores, que também teriam que oferecer meios de capacitar esta mão de obra.

Powered by WPeMatico

Cerca de 7 milhões de pessoas ainda não enviaram declaração do IR

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A cinco dias para o fim do prazo, cerca de 7 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. Segundo o balanço mais recente, 25.323.371 contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, 77,6% do previsto para este ano.

Os números foram divulgados pela Receita Federal, com dados apurados até as 11h de hoje (26). Neste ano, o Fisco espera receber até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações. O prazo de entrega começou em 1º de março e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. A data limite foi adiada em um mês para suavizar as dificuldades no recolhimento de documentos impostas pela pandemia de covid-19.

Em abril, a Câmara e o Senado aprovaram projeto de lei que adiaria novamente o prazo para 31 de julho, por causa do agravamento da pandemia. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro vetou a proposta, após recomendação da Receita Federal.

Powered by WPeMatico