TSE amplia prazo e autoriza mais militares a inspecionarem código-fonte das urnas eletrônicas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a inclusão de nove militares no grupo que inspeciona as urnas eletrônicas. A liberação é dada quase uma semana depois de o Ministério da Defesa fazer o pedido. A decisão do presidente Luiz Edson Fachin concede acesso dos códigos-fontes aos militares até 19 de agosto. Antes, a inspeção seria feita entre 2 e 12 de agosto.

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação de um software, com as instruções para que o sistema funcione. A abertura do código permite a inspeção pela sociedade civil. Esse código está disponível desde outubro do ano passado, um ano antes da eleição presidencial.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Mais da metade dos times deve aderir a modelo SAF até fim de 2023

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Vista como uma das soluções para reestruturação e recuperação de alguns clubes brasileiros, o modelo de Sociedade Anônima do Futebol ainda deve demorar um pouco para se tornar predominante no Brasil. A avaliação é de Pedro Daniel, executivo da EY (Ernst & Young) e conhecedor do tema. Segundo ele, o País vive o primeiro ciclo das SAFs, com equipes que tiveram de modificar sua gestão por causa da crise, como Botafogo, Cruzeiro e Vasco.

“Existem ciclos de SAF, talvez nós estamos no primeiro ciclo aqui no Brasil, com clubes em maior necessidade de fazer essa transformação, mas acredito que não só o modelo veio para ficar, como ele já vem sendo aperfeiçoado. Acho que, em um curto espaço de tempo, mais da metade dos clubes do Brasil sejam convertidos (para SAF) até o fim do ano que vem”, afirmou Pedro Daniel, em participação no podcast Além das 4 Linhas, promovido pelo canal da Brasil Futebol Expo no YouTube.

Powered by WPeMatico

CBF confirma anulação do clássico Brasil x Argentina e terá de pagar multa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A CBF anunciou nesta terça-feira que concretizou o acordo com a AFA (Associação de Futebol Argentino) e a Fifa para cancelar a retomada do duelo entre Brasil e Argentina, interrompido em setembro do ano passado, na Neo Química Arena. A partida era válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo e foi suspensa após técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária impedirem a continuidade do evento em razão de infrações ao protocolo de segurança da covid-19 cometidas por jogadores argentinos.

“Pela presente, a CBF informa que, no âmbito do processo disciplinar referente aos incidentes ocorridos na partida Brasil-Argentina em 5 de setembro de 2021, AFA, CBF e FIFA resolveram o litígio perante a Corte Arbitral do Esporte (CAS). A CBF e a AFA assumiram suas respectivas responsabilidades pelos eventos que levaram ao abandono da Partida, conforme constatado pelos Órgãos Judiciais da FIFA, e que devem sofrer a sanção pertinente”, informou a entidade.

Powered by WPeMatico

Condenado por estupro de vulnerável é preso pela PRF na Grande Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem de 40 anos foi preso na BR-101, na altura do município de São José de Mipibu. Ele foi condenado em 2018 pelo crime de estupro de vulnerável, e tinha um mandado de prisão definitiva expedido. Após a autuação, o homem foi conduzido para a Polícia Federal (PF).

A prisão ocorreu em fiscalização de rotina no último domingo (14). Willame Berg Figueiredo de Lima estava no banco de passageiro quando foi parado pelos policiais. O automóvel seguia no sentido Paraíba/Natal e, segundo a PRF, ele apresentou nervosismo ao ser abordado.

Após apresentar seus documentos, ele não conseguia falar o nome da sua filiação. Após conferência de suas digitais, chegaram a identificação verdadeira. Willame tinha feito uma nova certidão de nascimento, com dados falsos, para fazer uma nova identidade.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

RN tem 543 candidatos registrados para as eleições de 2022

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte teve 543 candidaturas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2022, até esta segunda-feira (15), último dia do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. A quantidade é 5,2% maior que o registrado nas eleições de 2018, quando o estado teve 516 candidatos. A campanha eleitoral nas ruas e na internet começou nesta terça-feira (16).

Ao todo, o estado tem 9 candidatos ao governo, 10 candidatos ao Senado, 182 candidatos a deputado federal e 313 candidatos a deputado estadual. Cada postulante ao governo ainda conta com um candidato a vice e cada um dos concorrentes ao Senado possui dois suplentes. O cargo de deputado federal é o mais concorrido com 22,75 candidatos para cada vaga em disputa.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Ciro inicia campanha em comunidade de SP e reforça proposta do Renda Mínima

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, iniciou sua campanha na manhã desta terça-feira (16) na comunidade de Guaianases, em São Paulo. Acompanhado pelo ex-ministro e candidato ao Senado Aldo Rebelo (PDT) e pela candidata a vice, Ana Paula, o pedetista disse que vai anunciar propostas em todos os pontos que percorrer no país. Nesta terça, foi a vez do Renda Mínima.  

Na proposta do Programa de Renda Mínima e Cidadania Eduardo Suplicy, Ciro afirma que a proposta será uma mudança na Constituição para dar à população carente, pelo menos R$ 1 mil, na soma dos benefícios. Segundo ele, o programa será financiado a partir dos recursos do Auxílio Brasil e da taxação de grandes fortunas. 

“Vou cobrar 0,5% da população mais rica. 58 mil brasileiros na população de 212 milhões de pessoas têm patrimônio superior a R$ 20 milhões, é a concentração de renda mais perversa do mundo. É justo que eles paguem um pouco dessa imenda fortuna para tirar a fome e a humilhação da maioria esmagadora”, disse. 

Powered by WPeMatico

MPE pede impugnação da candidatura de João Maia; deputado nega irregularidades

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

joao-maia

O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura do deputado federal João Maia (PL). O MP alega que João teve uma condenação transitada em julgado por doação irregular em 2018 e que isso gera inelegibilidade.

Em nota, João Maia afirmou que não possui nenhuma pendência com a Justiça, pois está a multa em vigor está sendo paga regularmente pelo parlamentar.

O outro lado:

Através da sua Assessoria de Comunicação, o Deputado Federal João Maia envia nota de esclarecimento diante da informação sobre solicitação de impugnação do registro de candidatura pelo Ministério Público Eleitoral.

Nota de Esclarecimento

Surpreendido com a apresentação de impugnação ao registro de minha candidatura pelo Ministério Público Eleitoral, esclareço ao povo do Rio Grande do Norte que a aplicação da multa que serviu de fundamento para a impugnação ocorreu em razão de erro no procedimento de doação pessoal minha para a minha própria campanha de deputado federal nas eleições de 2010 (autofinanciamento), sem que tenha havido a utilização ou mau uso de recursos doados por terceiros ou de recursos públicos na doação financeira que gerou a aplicação da multa, e sem nenhuma acusação de abuso de poder econômico naquela autodoação.

A multa aplicada naquele processo das eleições de 2010 foi parcelada administrativamente e está sendo regularmente paga por mim, em estrito cumprimento das regras legais, e a minha situação de regularidade foi atestada pela Justiça Eleitoral com a expedição de certidão de quitação eleitoral que está juntada no processo de registro de candidatura.

Tenho a mais firme consciência da licitude dos meus atos, e a plena confiança que após a apresentação de defesa contra essa impugnação, o Judiciário Eleitoral concluirá pela minha elegibilidade, com o registro definitivo de minha candidatura a deputado federal nessas eleições de 2022.

Na estreia da campanha, Lula resgata mote da esperança e reconstrução do País

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nas redes sociais o primeiro vídeo da campanha eleitoral, que começa oficialmente nesta terça-feira, dia 16.

Na peça publicitária, o ex-presidente promete reconstruir o País se eleito e resgata o mote da esperança. Há 20 anos, quando conquistou o Palácio do Planalto após três derrotas, o petista lançou uma das frases que marcaram sua trajetória política, “A esperança venceu o medo”.

Às 14h, Lula terá como primeiro ato público de campanha uma visita à sede da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, seu berço político. Mas desde a meia-noite o petista faz postagens de tom eleitoral nas redes sociais, assim como seus principais aliados.

“O Brasil é imenso. Por isso, eu conto com vocês como sempre contei. Onde minhas pernas não puderem me levar, eu andarei pelas pernas de vocês. Onde minha voz não puder chegar, eu falarei pela voz de vocês. Vamos juntos. Nas redes e nas ruas. Falta pouco para a esperança vencer de novo”, afirma Lula no vídeo de estreia.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Em Juiz de Fora, Bolsonaro volta a chamar eleição de ‘luta do bem contra o mal’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No primeiro dia oficial da corrida pelo Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a chamar a eleição de “luta do bem contra o mal”. Durante encontro com lideranças religiosas em Juiz de Fora (MG), cidade na qual levou uma facada em 2018, o chefe do Executivo também criticou o que chamou de “fechamento de igrejas” na pandemia de covid-19, que exigia isolamento social para evitar o contágio.

“Agradeço a Deus pela minha segunda vida e entendo a missão de ser o chefe do Executivo desta Nação. Fácil não é. Se fosse, não teria dado para um de nós. O Brasil estava à beira do colapso, com problemas éticos, morais e econômicos e marchava, sim, a passos largos para o socialismo”, declarou Bolsonaro, acompanhado da primeira-dama Michelle e do ex-ministro Walter Braga Netto (PL), candidato a vice na chapa da reeleição.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Centro de Controle de Zoonoses vacina mais de 10 mil cães e gatos no Dia D em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

O Centro de Controle de Zoonoses de Caicó (RN), divulgou na manhã desta terça-feira (16), a quantidade de animais (cães e gatos) que foram vacinados no “Dia D”, realizado no sábado (13). A expectativa foi superada.

De acordo com Luciélio Henrique, coordenador do CCZ, foram imunizados 10.383 animais, sendo 5.773 cães (2.853 machos e 2.920 fêmeas) e 4.610 gatos (2.179 machos e 2.431 fêmeas).

O médico veterinário Gustavo Solano, disse que “o Dia D foi sucesso total”. Ele informou ainda que “a vacinação na zona rural continua. E quem ainda não conseguiu vacinar seu animal, pode procurar o CCZ no horário da manhã”.

De acordo com os dados do Censo de animais, em Caicó, existem 13.827 cães e gatos.

Nova camisa da seleção provoca divergências entre profissionais da moda

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Lançadas há uma semana, as camisas da seleção brasileira que os atletas usarão na Copa do Mundo do Catar provocaram frenesi entre os torcedores, despertaram sentimentos adormecidos nos fãs, foram objeto de críticas e elogios para além da estética e causaram divergência de opiniões entre estilistas, figurinistas e profissionais da moda no País.

O motivo principal de toda essa agitação são as estampas em homenagem à onça-pintada. De acordo com a CBF e a Nike, o destaque representa o estilo de jogo do Brasil, “tão feroz quanto artístico” e a “garra brasileira”.

Para entender melhor os pormenores da camisa, o Estadão conversou com Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora da Nike no Brasil. A reportagem também ouviu a avaliação de especialistas em moda a fim de se aprofundar na estética e também em outros aspectos ligados às peças, vendidas a R$ 349,99.

A Nike não revela as projeções de venda, mas afirma que “o ritmo de saída está acelerado”. Houve cerca de dez vezes mais unidades vendidas este ano em comparação com os dois primeiros dias do lançamento dos uniformes de 2022 com o de 2018, para a Copa do Mundo da Rússia, quando o Brasil ficou pelo caminho diante da Bélgica.

Powered by WPeMatico

Propaganda eleitoral começa hoje

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Começa nesta terça-feira (16) o período de propaganda eleitoral. A partir de agora, e até outubro, candidatos estão autorizados a pedir votos, a realizar comícios e a fazer propaganda na internet, por exemplo. Para o primeiro turno, serão 46 dias de campanha – as ações se encerram em 1º de outubro, véspera da votação. O intervalo é o menor desde 1994.

Se houver segundo turno, a votação será em 30 de outubro. A propaganda eleitoral para essa etapa será permitida entre os dias 3 e 29 de outubro. Neste ano, estão em disputa as cadeiras de presidente e vice-presidente da República, governador e vice, além dos mandatos de senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

A veiculação da propaganda está sujeita a regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A norma prevê condutas vedadas a candidatos, partidos e eleitores. O não cumprimento pode levar a multas ou até a cassação do mandato de candidatos eleitos.

Em 2019 e 2021, TSE ampliou os dispositivos que puniam a veiculação de conteúdos falsos. Em 2018, a norma previa somente que seria “passível de limitação” e punição propaganda eleitoral na internet com fatos “sabidamente inverídicos”.

Powered by WPeMatico

Candidatos ao Governo do RN iniciam campanhas de rua

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A campanha eleitoral de rua e na internet começa oficialmente, hoje, para os 543 candidatos aos cargos majoritários e proporcionais às eleições de outubro de 2022 no Rio Grande do Norte. Entre os nove candidatos ao governo do Estado, na largada para convencimento ao voto dos 2,55 milhões de eleitores potiguares, ausência da governadora Fátima Bezerra (PT), que participa, às 19h, da posse do ministro do STF, Alexandre de Moraes, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Somente às 16h de amanhã, Fátima Bezerra inicia sua campanha de rua com uma carreata a partir de Golandim, bairro de São Gonçalo do Amarante limítrofe a Igapó, na Zona Norte de Natal.

Da parte da oposição, o candidato a governador Fábio Dantas (Solidariedade) realiza o primeiro ato de campanha, propriamente dita, a partir das 18 horas de hoje, no centro de São José do Mipibu, com as presenças do candidato a vice-governador Ivan Lopes Júnior (União Brasil) e o candidato a senador Rogério Marinho (PL).

Já o candidato a governador do Podemos, senador Styvenson Valentim, reiterou que fará sua campanha eleitoral nas redes sociais e sem uso de rádio, TV e recursos dos fundos eleitoral e partidário, mas deve comparecer a eventos a convite de instituições, como no dia 26, na Fiern e no dia 29, na Fecomércio.

Powered by WPeMatico

Moraes toma posse hoje como presidente do TSE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro Alexandre de Moraes tomará posse nesta terça-feira (16) como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na mesma cerimônia, Ricardo Lewandowski assumirá como vice-presidente. Moraes e Lewandowski, que também integram o Supremo Tribunal Federal (STF), vão comandar a corte eleitoral nas eleições de outubro.

Em cerimônias oficiais e manifestações públicas, Moraes tem feito discursos em defesa do sistema eleitoral e das urnas eletrônicas. As falas do ministro contrastam com a do presidente Jair Bolsonaro e apoiadores. Sem provas, Bolsonaro insiste em levantar suspeitas infundadas sobre as eleições brasileiras. Os ataques verbais do presidente da República se dirigem não só ao sistema eleitoral, mas também a Moraes.

Powered by WPeMatico

Fies do 2º semestre divulga resultados nesta terça-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os resultados do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre serão divulgados nesta terça-feira (16), no site do programa . O edital não especifica em que horário a lista de aprovados ficará disponível. Os alunos pré-selecionados devem acessar o mesmo endereço e complementar a inscrição até 19 de agosto.

Quem não passar nesta primeira chamada concorrerá automaticamente a uma vaga na lista de espera, cuja convocação começará em 22 de agosto. O Fies é um programa de financiamento de mensalidades em instituições de ensino superior privadas, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Powered by WPeMatico

Ipec: Bolsonaro tem 46% de rejeição e Lula tem 33%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (15) pela TV Globo aponta que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tem 46% de rejeição, enquanto o ex-presidente Lula (PT) tem 33%. Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 18% de rejeição.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.

Powered by WPeMatico

Ipec: Lula tem 51% e Bolsonaro 35% no 2° turno de 2022

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (15), encomendada pela TV Globo, aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem 51% de intenção de votos, em um eventual segundo turno, contra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que tem 35%. Brancos e nulos são 9% e 5% não sabem ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.

O instituto não testou outros cenários de segundo turno. Na mesma pesquisa, o Ipec apontou que os dois lideram a corrida no primeiro turno — Lula tem 44% de intenção de votos e Bolsonaro 32%.

Powered by WPeMatico

Ipec: Lula tem 44% e Bolsonaro 32% no 1° turno de 2022

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (15), encomendada pela TV Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32% na eleição para a Presidência da República em 2022.

Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 6% das intenções. Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera (PSTU), com 1%, também pontuaram e estão empatadas na margem de erro. Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Felipe d’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (UNIÃO) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto, cada um.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.

Powered by WPeMatico

Homem tenta fugir em carroça e é preso pela PM após esfaquear mulher

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem tentou fugir da Polícia Militar em uma carroça puxada por um cavalo, mas acabou preso na tarde de domingo (14), após agredir a companheira em Extremoz, na Grande Natal. A perseguição policial à carroça foi registrada em vídeo, por uma câmera instalada na viatura da PM.

Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada para uma ocorrência de agressão contra a mulher no conjunto Estrela do Mar, no centro de Extremoz, por volta das 15h. A mulher informou que o homem estava armado com um facão, quebrando tudo em casa e ameaçando ela. No caminho ao local, os policiais encontraram a vítima ferida no braço, sangrando, após ter sofrido um golpe de facão. O suspeito havia fugido em uma carroça.

Powered by WPeMatico

Fretista é morto a tiros dentro de carro em Macaíba

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem foi morto a tiros no fim da tarde desta segunda-feira (15) no município de Macaíba, na Grande Natal. A Polícia Militar identificou a vítima como Paulo Márcio Silva de Oliveira, de 32 anos, que trabalhava fazendo fretes no município.

Ainda de acordo com a corporação, as informações preliminares apontam que o homem estava voltando para casa, após o trabalho, quando foi atingido por tiros disparados por dois homens, que estavam em uma moto. Ele morreu dentro do carro, no meio da rua São João, no bairro Alfredo Mesquita, antes de qualquer socorro médico. Os autores do crime fugiram em seguida.

Powered by WPeMatico

Audiência Pública discutirá Segurança de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

Uma audiência pública discutirá a Segurança Pública de Caicó. A audiência acontecerá nesta terça-feira (16), a partir das 19h, no Plenário Prefeito Inácio Bezerra.

A audiência será conduzida pelo vereador Luiz Samanaú ( PL) e poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Casa Legislativa ( facebook: Câmara de Caicó e Youtube: Câmara Municipal de Caicó.

Na oportunidade os palestrantes : Sueliton Paiva ( precursor das políticas de participação popular na Segurança Pública) , Jeferson Lúcio ( assessor do chefe do Núcleo de Estudos da Política do Plano de Segurança Pública) , Capitão da PM Gleydson ( subcoordenador de assuntos comunitários da Sesed) e Helton Edi ( chefe do núcleo de estudos da política e do estudo e do Plano de Segurança Pública) .

Fábio Dantas terá maior tempo de propaganda em rádio e TV na disputa pelo Governo do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a quantidade de representantes de cada partido na Câmara dos Deputados que servirão como parâmetro para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, que começa no dia 26 de agosto. No Rio Grande do Norte, a reunião do Tribunal Regional Eleitoral para a definição do tempo ocorrerá na quinta-feira (18). O que está definido é que Fábio Dantas (Solidariedade) terá o maior tempo entre os candidatos ao Governo do Estado.

Pela composição da chapa e apoios confirmados, a coligação Muda RN, que tem Fábio Dantas como candidato ao Governo, tem 207 dos 507 deputados federais nos partidos que estão no grupo. A chapa conta com o apoio de Solidariedade (13 deputados federais), União Brasil (81), PL (33), PSD (35), PP (38) e PSC (7). 

A coligação O Melhor Vai Começar!, que tem Fátima Bezerra (PT) como candidata ao Governo, tem partidos que contam com 169 representantes. A chapa tem o apoio de MDB (34), PDT (28), Republicanos (29), PDT (28), Pros (8) e da federação Fe Brasil, com PT/PCdoB e PV, com 70.

Styvenson Valentim (Podemos) conta com 17 membros na Câmara dos Deputados, mas o cadidato disse que não irá fazer propaganda eleitoral na rádio e TV. Clorisa Linhares, da Frente da Mudança, com PMB e Patriota, tem 9 dos 507 membros do Congresso Nacional. Todos são do Patriota. Já Daniel Morrais (PSOL/Rede), tem 11.

Powered by WPeMatico

Procon Natal aponta redução de preços dos combustíveis pelo segundo mês seguido

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os preços dos combustíveis voltaram a cair em Natal. Esse é o segundo mês consecutivo que o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon identifica essa redução. A queda no valor cobrado na bomba, no mês de agosto, foi de (-14,61%) na gasolina comum e de (-14,56%) na aditivada. O etanol apresentou redução média de (-11,89%). Diesel e gás veicular tiveram comportamento semelhante.

O preço médio da gasolina comum nesse mês é de R$ 5,62, e no mês passado a pesquisa encontrou o preço médio desse combustível de R$ 6,58, uma redução de R$ 0,96. A redução no ICMS (Imposto sobre Circulação de  Mercadorias e Serviços) tem uma relação direta com a mudança nos preços.

Comparando com o mês de julho, antes da alteração no imposto, a pesquisa encontrou um preço médio da gasolina de R$ 7,98, e isso representa uma redução na bomba de R$ 2,36. A gasolina aditivada também teve redução, nesse mês o preço médio é de R$ 5,69 e no mês de julho a pesquisa encontrou um preço médio de R$ 6,66, uma redução de R$ 0,97, na pesquisa de junho o preço médio era de R$ 8,03, comparando com com o preço médio desse mês redução de R$ 2,34. 

Powered by WPeMatico