Mulher diz ter sido lançada candidata pelo PL sem consentimento

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma mulher afirmou à Justiça Eleitoral ter sido registrada como candidata pelo Partido Liberal (PL) no Ceará sem o consentimento e sem que ela soubesse. Andréia Moura foi registrada como uma das 15 candidatas a deputado estadual pela legenda no estado – ao todo, o PL possui 46 candidatos à Assembleia Legislativa.

No registro, Andréia consta como estudante, com ensino médio completo e de raça parda. A legislação eleitoral determina que os partidos tenham pelo menos 30% de suas candidaturas e do fundo eleitoral para mulheres. A lei também obriga aos partidos destinarem parcela do fundo eleitoral proporcional ao total de candidaturas negras que a legenda apresentar para a eleição.

Powered by WPeMatico

Datafolha: democracia é a melhor forma de governo para 75% das pessoas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisa Datafolha divulgada nesta Sexta-feira (19) avaliou qual a opinião dos brasileiros sobre a melhor forma de governo: “democracia”, “ditadura” ou “tanto faz”. O levantamento mostrou que 75% dos brasileiros acreditam que a democracia é sempre melhor do que qualquer outra forma de governo, contra 7% que acham que a ditadura é melhor em certas circunstâncias. Para 12%, tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura.

De acordo com a pesquisa, o índice de apoio à democracia retorna ao maior patamar desde 1989, início da série histórica. O índice de defesa da ditadura em certas circunstâncias também é o menor desde 1989. O instituto também perguntou qual a chance de haver uma nova ditadura no Brasil. Para 49% dos entrevistados, não há “nenhuma chance”. Já 25% responderam que “sim, há um pouco de chance”. Outros 20% afirmaram que “sim há muita chance”. Os que não souberam foram 7%.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Anvisa libera importação de vacina e medicamentos que não estão registrados no Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta sexta-feira (19) a importação de medicamentos e vacinas contra a monkeypox (varíola dos macacos) sem registro no Brasil. A medida foi aprovada em caráter excepcional e temporário. A medida não dispensa de fato o registro, mas estabelece uma forma de autorizar produtos para monkeypox de forma mais rápida no país. Os diretores da agência foram unânimes no voto a favor da dispensa de registro para importação.

No começo de agosto, Marcelo Queiroga afirmou que o Brasil iria receber o antiviral tecovirimat para combater o surto no país. Uma pesquisa publicada na revista científica “The Lancet Infectious Diseases” apontou que o antiviral se mostrou promissor em reduzir a duração dos sintomas e o tempo em que pacientes com a varíola dos macacos são capazes de infectar outras pessoas.

Powered by WPeMatico

WhatsApp para Windows promete ser mais rápido que a versão web

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O WhatsApp lançou um aplicativo nativo para Windows que promete ser mais rápido que as versões Web e Desktop. Assim como outras interfaces para computador, a nova ferramenta pode ser usada sem que o celular esteja conectado. Para baixar o WhatsApp para Windows, basta visitar a página do aplicativo na Microsoft Store neste link. Para conectar o aplicativo à sua conta, siga estes passos:

Abra o WhatsApp no celular;

Toque em “Mais opções” (o ícone de três pontinhos) no Android ou em “Configurações” no iPhone;

Toque em “Aparelhos conectados“;

Abra o WhatsApp para Windows e aponte a câmera do celular para o QR Code exibido no computador.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

ABC vence o Figueirense e abre vantagem no quadrangular final da Série C

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ABC venceu o Figueirense na tarde deste sábado, no estádio Frasqueirão, em Natal, em duelo válido pela primeira rodada do quadrangular final da Série C. Os gols da equipe da casa foram marcados por Erick Varão e Henan. O Figueira descontou com Wilson, de pênalti. As duas equipes voltam a campo no próximo fim de semana. No sábado, o ABC visita o Paysandu, em Belém, às 17h (de Brasília). No domingo, em Florianópolis, o Figueirense recebe o Vitória, também às 17h.

ABC e Figueirense fizeram um primeiro tempo movimentado no estádio Frasqueirão, em Natal, com boas chances criadas para os dois lados. Erick Varão, de cabeça, abriu o placar aos 25 minutos. Aos 33, após rápida jogada pela direita, Henan ampliou. O Figueirense tentou descontar com Andrew e Jean Silva, mas faltou pontaria.

O Figueirense voltou para o segundo tempo em desvantagem e se lançou ao ataque para buscar o empate. Em jogada individual, Jean Silva foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti, convertido por Wilson. No fim, Andrew desperdiçou ótima oportunidade para empatar.

Powered by WPeMatico

Oito em cada dez brasileiras estão endividadas, mostra pesquisa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O percentual de brasileiros com dívidas em atraso é o maior em 12 anos, e a situação é mais grave para as mulheres. O endividamento tem o rosto da massoteraputa Aline Gomes, chefe de família, mãe de uma menina de 6 anos: “Eu acabei deixando algumas contas para não deixar faltar o alimento em casa para minha filha, para minha família.”

E também tem a cara da dona de casa Fernanda Leite Pires, casada, três filhos: “Para não passar necessidade, a gente se endivida. Para poder fazer, ter as coisas em casa. Você vai pagar uma dívida, aí quando você termina de pagar essa dívida, você tem que pagar outra.”

As mulheres são maioria entre os brasileiros endividados. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no mês passado, 80% das consumidoras tinham contas a vencer. Em janeiro, eram 72%.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Claudia Jimenez morre no Rio aos 63 anos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A atriz Claudia Jimenez morreu no início da manhã deste sábado (20), no Rio, aos 63 anos, de insuficiência cardíaca. A intérprete de Dona Cacilda, da “Escolinha do Professor Raimundo”, e de Edileuza, de “Sai de Baixo”, estava internada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul.

Em 1986, Claudia foi ao médico para curar uma tosse persistente e descobriu que tinha câncer, um tumor maligno no mediastino, atrás do coração. Chegou a ser desenganada. O diagnóstico não se cumpriu, e a atriz curou-se da doença, com ajuda de Chico Anysio.

As sessões de radioterapia, porém, lhe causaram outro problema de saúde. Os médicos acreditam que o tratamento pode ter afetado os tecidos do coração, o que a obrigou a fazer pelo menos três cirurgias nos anos seguintes.

Powered by WPeMatico

Álvaro Dias reúne multidão e destaca trabalho de Adjuto Dias em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), reuniu uma verdadeira multidão na Capital potiguar na noite desta sexta-feira (19), para apresentar seus candidatos a deputado estadual e ao senado. O gestor escolheu Adjuto Dias para estadual e Rogério Marinho para o Senado. Na oportunidade, o gestor destacou o trabalho de Adjuto Dias (MDB) e do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), a favor da cidade.

Álvaro Dias destacou que os seus candidatos são capazes de continuar o seu propósito de ajudar a desenvolver Natal e o Rio Grande do Norte do ponto de vista social e econômico. “Adjuto tem uma profissão, mas ele escolheu ajudar o próximo. Sei que ele vai enfrentar muitos obstáculos, mas com ajuda de todos vocês ele vai vencer e servir ao povo do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Na sua fala agradeceu ao candidato ao Senado Rogério Marinho por todo apoio no desenvolvimento da capital potiguar “Esse baixinho tem nos ajudado no desenvolvimento de Natal e sei o quanto ele fará pelo RN. Ele tem trabalho e vai fazer muito mais”, disse o gestor de Natal, que foi aplaudido pela multidão que aguardava seu pronunciamento. Em meio a sua rede de apoiadores Álvaro Dias, declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) para a presidência da República.

Em seu discurso, Adjuto Dias afirmou à população “Escolhi certo e tenho amor pelo RN. Minha obstinação e vontade de provar que sou capaz de ajudar os mais necessitados”, emocionado, agradeceu à presença das lideranças, autoridades locais, do estado e dos amigos “Fico muito feliz com o carinho de todos vocês. Vamos juntos trabalhar pela economia e desenvolvimento do nosso estado”, concluiu.

Powered by WPeMatico

Sequelas da Covid atingem até 65% dos brasileiros, mostra estudo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Cerca de 65% dos brasileiros infectados pelo SARS-CoV-2 (o vírus causador da Covid-19) apresentam pelo menos uma sequela, como a perda de olfato ou paladar. É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) em parceria com a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e a organização de saúde pública internacional Vital Strategies.

Os resultados são baseados em dados de registros telefônicos com 9 mil entrevistados no país. Divulgada em abril, a pesquisa foi batizada de Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia). Ainda segundo a pesquisa, 4,8% dos entrevistados não tomaram a vacina contra a Covid-19 – quase 30% dos não vacinados disseram que não foram imunizados por não acreditarem na eficiência da vacina.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Portugal prepara viagem do coração de D. Pedro I para o Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O coração de D. Pedro I, que Portugal decidiu emprestar ao Brasil para a comemoração dos 200 anos da Independência, vai sair da cidade portuguesa do Porto na noite de domingo (21). A relíquia chega a Brasília na segunda-feira (22), em um traslado que desagradou muitos cientistas. A viagem vai ser feita pela Força Aérea Brasileira. A primeira parada é no Palácio do Planalto.

“O coração do nosso D. Pedro será recebido com honras de chefe de Estado, com salvas de canhão e escoltado pelos Dragões da Independência, ficará fora cerca de 20 dias, mas vai regressar com mais reconhecimento e admiração por parte do povo brasileiro”, afirmou o presidente da prefeitura local, Rui Moreira. Em seguida, o órgão vai para o Palácio do Itamaraty e fica em exibição até as comemorações do bicentenário. A viagem de volta para a cidade do Porto está marcada para o dia seguinte, 8 de setembro.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770