Ministério da Saúde lança campanha sobre a varíola dos macacos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com o conceito Varíola dos Macacos: Fique Bem com a Informação Certa, o Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (22), em Brasília,  a Campanha Nacional de Prevenção à doença. A ideia é conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção, além de dar orientações sobre o que fazer em casos suspeitos de varíola dos macacos.

Em todo o mundo, foram registrados mais de 41,5 mil casos da doença. No Brasil, conforme a última atualização do Ministério da Saúde, de 21 de agosto, há 3.788 casos confirmados. A campanha adverte que a principal forma de prevenção é evitar contato com pessoas infectadas ou objetos contaminados como, por exemplo, copos, talheres, lençóis e toalhas.

Powered by WPeMatico

Eleições terão recorde de mesários voluntários, diz TSE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (22) que as eleições de outubro terão cerca de 830 mil mesários voluntários. O número é 93% maior em relação ao pleito de 2018, quando 430 mil pessoas pediram para exercer a função. 

No total, 1,7 milhão de mesários vão trabalhar nas eleições. 52% do total foram convocados e 48% são voluntários. Em relação às eleições municipais de 2020, o aumento no número de mesários voluntários foi de 23%.

Além de colaborar com a democracia, os mesários voluntários recebem diversos benefícios,  como contagem dos dias trabalhados como horas complementares em cursos universitários, desempate em concursos públicos, além de dois dias de folga no trabalho, se concluir o treinamento. 

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Campanha alerta para ameaça de retorno da paralisia infantil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançou hoje (22) a campanha Paralisia Infantil – A Ameaça Está de Volta, para estimular a adesão à campanha de vacinação contra a poliomielite, que está sendo realizada desde o dia 8 deste mês pelo Ministério da Saúde. As ações serão realizadas nas redes sociais e junto a profissionais de saúde.

O Brasil tem registrado queda de coberturas vacinais desde 2015. No caso da poliomielite, a preocupação de pesquisadores é que o movimento de queda coincide com o ressurgimento de casos em locais em que a doença já estava erradicada, como Estados Unidos, Malawi e Israel. No Brasil, o último caso confirmado foi em 1989.

Estima-se que três em cada 10 bebês brasileiros nascidos em 2021 não tomaram as doses da vacina intramuscular contra a pólio, previstas para os 2, 4 e 6 meses de idade. A proteção contra a doença também requer doses em gotinhas aos 15 meses e aos 4 anos de idade, e, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, somente 54% das crianças completaram o esquema vacinal no ano passado, enquanto a meta que deve ser atingida para garantir a imunidade coletiva é de 95% das crianças vacinadas.

Powered by WPeMatico

Ministro do TSE defere registros de duas candidaturas à Presidência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deferiu na noite de ontem (21) os primeiros registros de candidatura à Presidência da República. As duas primeiras candidaturas deferidas são de Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). As candidaturas dos vices Antonio Alves (PCB) e Raquel Tremembé (PSTU) – que compõem as chapas de Sofia e Vera, respectivamente – também tiveram seus registros aprovados.

A validação do registro de candidatura pelo TSE é uma das etapas obrigatórias para quem pretende concorrer à Presidência. No procedimento, a corte eleitoral analisa se a documentação apresentada pelo candidato está em conformidade com o exigido pela legislação eleitoral. Entre os documentos obrigatórios estão declaração de bens e certidão de antecedentes criminais

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

STF autoriza compensação por perdas com ICMS a três estados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal deverá compensar as perdas de arrecadação do Acre, Minas Gerais e do Rio Grande do Norte com a limitação da cobrança de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). Pela decisão, assinada na sexta-feira (19), a compensação deverá ser feita por meio do abatimento de valores da dívida pública dos estados com a União, a partir deste mês. 

A decisão foi motivada por ações movidas pelos estados diante da Lei Complementar 194/2022, que limitou a alíquota do imposto nas operações envolvendo combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.  Ao deferir a liminar, o ministro entendeu que a compensação deve ocorrer imediatamente, e não somente em 2023, após apuração da arrecadação, conforme defende a União. 

Powered by WPeMatico

Natal terá escola modelo de ensino integral e com biblioteca pública de grande porte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito Álvaro Dias reuniu na tarde desta segunda-feira (22) a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), arquitetos e outros técnicos, para detalhar o projeto da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen. A escola terá modelo diferenciado de ensino público, sendo também a primeira instituição com estrutura auto-sustentável do Município e a maior em estrutura da rede pública de Natal. 

Na concepção da futura unidade educacional, a proposta é também implantar um programa-piloto de incentivo à leitura. Para auxiliar no projeto, será construída a maior biblioteca pública de Natal. Além disso, serão disponibilizados para os alunos serviços médicos, odontológicos e três refeições. A Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen será construída na comunidade Alto da Torre, no bairro da Redinha, Zona Norte, numa área de 20 mil metros quadrados. 

“Vamos construir uma escola que será referência no país, capaz não apenas de preparar os estudantes, mas também de integrar e beneficiar toda a comunidade da região”, disse o prefeito Álvaro Dias. O gestor anunciou ainda que a biblioteca da futura escola será aberta ao público externo. “Teremos a nossa primeira Biblioteca Municipal no acesso público, para atender estudantes de todas as escolas e a população”, acrescentou. 

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Adjuto Dias volta a Mossoró para reencontrar apoiadores e amigos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O candidato a deputado estadual Adjuto Dias(MDB) retornou no sábado a Mossoró, onde encontrou amigos e apoiadores. Acompanhado do prefeito de Natal Álvaro Dias(PSDB), Adjuto participou de reunião na residência do ex-presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Claudionor dos Santos, quando abordou seus projetos direcionados à agricultura e a assistência social.

Adjuto enfatizou que quando secretário de assistência social em Natal teve a oportunidade de se aproximar cada vez mais da população e ouvir suas necessidades. “Era um momento difícil, momento da pandemia, mas nós, através da Prefeitura de Natal, pudemos acolher tantas famílias necessitadas”, frisou. Segundo ele, esse trabalho redobrou suas forças, aprimorando sua capacidade de servir muito mais.

Em Mossoró, Adjuto também esteve com o deputado federal Beto Rosado(PP), com quem fará dobradinha na cidade, com o apoio de importantes lideranças como os ex-vereadores Claudionor dos Santos e Nogueira de Dodoca. Na ocasião, Adjuto assumiu o compromisso de também representar Mossoró na Assembleia Legislativa, mantendo a sintonia com os anseios da população Oeste.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Idema fará verificação de licenciamento ambiental de empresas próximas ao rio Barra Nova

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) fará levantamento das indústrias instaladas nas proximidades do Rio Barra Nova, em Caicó, no Seridó potiguar. O manancial apresentou, no último final de semana, água com cor vermelha, assustando a população. O intuito do órgão é verificar o licenciamento ambiental das indústrias e seguir com as investigações da responsabilidade do crime ambiental.

“Vamos analisar os dados, faremos relatório e seguiremos com o trabalho. O Idema reitera que a fiscalização está empenhada em detectar as razões do crime ambiental no corpo hídrico, bem como tomar as medidas cabíveis aos responsáveis.”, disse Leon Aguiar, diretor-geral do instituto. O Idema aguarda o resultado da análise de água, realizada pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), para apontar o que causou a mudança de coloração do manancial.

Powered by WPeMatico

Participação do RN no comércio do Nordeste é de 6,3%, diz IBGE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O comércio do Rio Grande do Norte correspondeu a 6,3% da receita bruta de revenda do Nordeste em 2020, segundo a Pesquisa Anual do Comércio realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ao todo, a movimentação foi de aproximadamente R$ 43,8 bilhões. Em 2011, a participação potiguar era de 6,6%. Ou seja, em uma década, a participação potiguar na atividade econômica da região caiu 0,3%.

Segundo o IBGE, a receita bruta corresponde à receita proveniente da atividade comercial exercida por uma empresa, sem dedução dos impostos e contribuições e das vendas canceladas, abatimentos e descontos incondicionais relativos à comercialização de mercadorias. Os estados com maior participação no comércio do Nordeste são Bahia (26,5%) com R$ 184,5 bilhões em receita bruta; Pernambuco (20,4%) com R$ 141,8 bilhões; Ceará (15,0%) com R$ 104,6 bilhões; e Maranhão (10,1%) com R$ 70,7 bilhões.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Em Caicó, autoridades investigam líquido vermelho jogado no leito do Rio Barra Nova

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com tonalidade avermelhada, o Rio Barra Nova, em Caicó, chamou atenção da população do município seridoense neste final de semana. Uma amostra da água será analisada pelo Laboratório de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mas a principal suspeita, de acordo com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idema), é de crime ambiental.

A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipam) esteve no local já no sábado (20) e identificou que a mudança se trata do lançamento de alguma substância no rio. A Cipam acionou o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) e o próprio Idema. Os órgãos irão atuar para identificar e punir os responsáveis pelo ocorrido. De acordo com o Idema, uma equipe será enviada ao município nesta semana.

Powered by WPeMatico

Pesquisadores do RN criam antisséptico para prevenir infecções em animais usados na produção leiteira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um grupo de pesquisadores do Rio Grande do Norte criou uma inovação na área veterinária e farmacêutica: um produto para ser usado na pós-ordenha, capaz de prevenir infecções mamárias em caprinos e bovinos, como a mastite. O produto foi elaborado por inventores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

Denominado Antisséptico à base de extrato pirolenhoso de eucalipto para uso na pós-ordenha de animais leiteiros, a solução tem componentes naturais, renováveis e que não agridem o ambiente nas fases de produção e utilização, de acordo com os pesquisadores. Coordenador do grupo que envolve dez pesquisadores, Alexandre Santos Pimenta explica que a tecnologia tem como princípio ativo o extrato pirolenhoso (EP), um coproduto líquido da produção industrial do carvão vegetal com efeito antibiótico comprovado cientificamente.

Powered by WPeMatico

Criminosos invadem casa, matam dois cunhados e fogem com criança de 3 anos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Dois homens foram mortos a tiros após invasão de uma residência em Parnamirim, na Grande Natal, na noite deste sábado (20). As vítimas eram cunhados e, na fuga, os criminosos fugiram com uma criança de três anos. O garoto foi abandonado pelos bandidos e encontrado no Hospital Deoclécio Marques. Ele foi entregue aos familiares ainda nesta madrugada.

As vítimas foram identificadas como Jaciel Francisco Alexandre, de 27 anos, e Júlio César Santos, de 32 anos. O caso ocorreu por volta das 21h, na rua Benedito Pinheiro Borges, no bairro Bela Vista. De acordo com a Polícia Militar, os familiares não souberam informar quantos criminosos participaram da ação. Eles invadiram a residência onde a família mora e vasculharam a residência. Os dois homens, que são cunhados, foram amarrados e, em seguida, mortos a tiros. Na fuga, eles levaram uma criança de três anos como refém.

Powered by WPeMatico

Vítima tenta correr, mas é alcançada por criminosos e executada a tiros na Grande Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem foi executado a tiros, no fim da tarde de sexta-feira (19) no centro de Macaíba, na Grande Natal. Segundo a polícia, a vítima tentou correr para fugir dos autores do crime, mas foi alcançada e baleada várias vezes. O crime aconteceu na Rua Elói de Souza, no centro do município e tirou a vida de Fábio Rodrigues da Silva, de 36 anos. Testemunhas contaram que o homem trabalhava em uma fábrica de bebidas.

De acordo com os relatos colhidos pela polícia no local, a vítima estava conversando com um grupo de amigos, quando os atiradores chegaram à via. O homem tentou correr, mas foi alcançado pelos bandidos e atingido pelos disparos de arma de fogo. A perícia no local do crime encontrou várias capsulas espalhadas ao redor do corpo. A família da vítima disse à polícia que não sabe o que pode ter motivado a execução.

Powered by WPeMatico

Servidor da Assembleia Legislativa do RN é a assassinado a tiros em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O servidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi morto a tiros, na tarde de sexta-feira (20), no bairro Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal. Luiz Felipe da Silva Coelho exercia um cargo comissionado de assistente consultivo no Legislativo Estadual, segundo as informações no portal da transparência.

Nenhum suspeito foi preso. A polícia ainda não tem pistas sobre a motivação para o crime. Segundo a assessoria da Assembleia Legislativa, o homem trabalhava no setor de gestão e tecnologia e era querido pelos colegas de trabalho. Ele saiu do trabalho por volta das 14h30 desta sexta (19).

Powered by WPeMatico

Ex-vereador é morto a tiros na porta de casa no interior do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um ex-vereador de Várzea, município da região Agreste do Rio Grande do Norte, foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (19), na cidade. O crime aconteceu na porta da casa da vítima, por volta das 16h, na rua 7 de setembro, no centro do município. Segundo a polícia, a vítima é Saint Clair de Lucena e Silva, de 46 anos, que exerceu mandato de vereador no município de 2013 a 2016.

Dois homens em uma motocicleta se aproximaram da vítima, atiraram várias vezes e fugiram em seguida. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu antes do socorro médico. A Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionadas ao local, mas nenhum suspeito foi preso. A possível motivação do crime também não foi informada pelos investigadores.

Powered by WPeMatico

Prefeitura segue com ações de melhorias nas estradas da zona rural de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As ações de melhorias das estradas vicinais na zona rural da cidade de Caicó, continuam a todo vapor.

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, disse que “a gestão já conseguiu concluir mais de 50% da demanda existente. Estamos terminando no perímetro irrigado do Sabugi. Nesta semana iniciaremos na região de Laginhas. Com isso, até o final do mês de setembro, vamos ter feito cerca de 80% das estradas”.

As comunidades rurais atendidas até agora, foram:

Palma, Juá, Cordeiro, Poço da Pedra, Solidão, Arame, Pedra Lavrada, Prejos, Cachoeirinha, Alto da Tubiba, Mulunguzinho, Maravilha, Santa Bárbara, Gavião, Ourives, Bujari, Assentamento Lagoa do Meio, Tanque D’água, Barbosa, Papagaio, Rua do Fogo, Açudinho, Retiro, Umbuzeiro, Nova Olinda, Lagoa Seca, Pedreira, Riacho da Roça, Baixa Verde, Bom Jesus, Furna da Onça, Riacho, Varjota, Santa Cruz, Macambira, Diamante, Barra da Cachoeira, Maravilha e Saco dos Martins.

Bolsonaro diz que respeitará o resultado das urnas se não for reeleito

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No primeiro fim de semana de campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, cumpriu ontem uma das agendas mais tradicionais desde o início de seu governo, em 2019: prestigiar uma cerimônia de formatura na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ).

Bolsonaro não discursou na cerimônia, mas, pouco antes do início da solenidade, cumprimentou apoiadores na entrada do Hotel de Trânsito da Aman e publicou vídeos desses momentos nas redes sociais. Num deles, disse que respeitará o resultado das urnas, mesmo que não seja reeleito. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as pesquisas de intenção de voto com ampla vantagem no momento.

“A gente está nessa empreitada buscando a reeleição. Se esse for o entendimento… Caso contrário, a gente respeita. Mas a nossa democracia, a nossa liberdade acima de tudo”, disse o presidente, num dos vídeos publicados. “Eu agradeço a Deus pela minha vida, e pela missão. Estou muito feliz com isso, apesar da dificuldade de estar na Presidência, mas é uma missão, e missão dada é missão cumprida”, completou.

Powered by WPeMatico

Pesquisa analisa impacto da pandemia no emprego doméstico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

“O  trabalho  doméstico  é  uma  das  ocupações  mais  antigas  e,  no  Brasil,  ainda  carrega  a  herança  das  relações  sociais,  culturais  e  econômicas  remanescentes  da  escravidão”. Assim começa o texto de uma pesquisa, recém-publicada por pesquisadoras da UFRN na Revista da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet), sobre os impactos da pandemia da covid-19 no emprego doméstico. O estudo, realizado entre maio e junho de 2020, momento crítico para os casos de incidência e óbito por covid-19, mostra que babás e  cuidadoras  de  idosos em atividade continuaram,  em  sua  maioria,  trabalhando,  enquanto  as  diaristas  foram as mais demitidas. 

Esses são os primeiros dados de uma pesquisa mais ampla, que segue em desenvolvimento, cujo objetivo é  compreender  as  contratações  durante  a  pandemia em comparação ao  período  que  antecedeu  o  distanciamento  social, decretado pelas autoridades sanitárias. A pesquisa foi realizada em campo com contratantes de trabalhadores domésticos e coletou 1.857 respostas.

A pesquisadora Luana Junqueira Dias Myrrha, professora do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DCAA/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem), explica que esse grupo estudado representa o segundo mais frequente entre todas as trabalhadoras brasileiras. “É um grupo bastante expressivo, grande parte responsável por seus domicílios, que sofrere impactos importantes durante a pandemia”, complementa. Além dela, participam do estudo Silvana Nunes de Queiroz, professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do PPGDem, a professora Ana Patrícia Dias Sales, do Departamento de Ciências Sociais (DCS/UFRN), e a estudante do PPGDem Priscila de Souza Silva.

Powered by WPeMatico

Reunião entre a UFRN E ITC BIO discutem a implantação de biofabrica em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, participou de reunião com representantes do Instituto Tecnológico das Cadeias Biossustentáveis (ITC Bio), que apresentaram as informações gerais do projeto de instalação de uma biofábrica no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), em Caicó. A iniciativa visa à implantação de uma cadeia de valor de bioinsumos para as indústrias alimentícia, cosmética e farmacêutica.

A professora da Universidade Federal de Pernambuco, Cláudia Sampaio de Andrade, explicou que o projeto é voltado desde a produção da matéria-prima até o produto acabado, por meio do plantio, manejo, controle de qualidade e processamento primário dos bioinsumos. Para tanto, serão realizadas capacitações com agricultores familiares das regiões onde haverá a implantação das biofábricas. Além do Rio Grande do Norte, também serão contemplados com o projeto os estados de Pernambuco e Ceará. Em Caicó, os bioinsumos serão produzidos a partir de espécies nativas da caatinga. Para tanto, haverá o envolvimento de outras unidades da UFRN, entre elas a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), localizada em Macaíba. O reitor da UFRN, Daniel Diniz, ressaltou a importância da ação do ITC Bio e assegurou o interesse da instituição em participar do projeto. Os detalhes técnicos de operacionalização serão definidos em nova reunião, a fim de concretizar o trabalho em parceria com o ITC Bio.

A reunião contou ainda com a participação do assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Regional, Aldo Dantas, além do diretor da EAJ, Ivan Max Freire; do pró-reitor de Extensão da UFRN, Graco Aurélio Viana; da diretora e do vice-diretor do Ceres, Sandra Araújo e Flavius Gorgônio; da gestora administrativa do ITC Bio, Paola Nagata; e da coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Beatriz Lyra