Rádios de pilha se tornam itens essenciais na comunicação em cidades afetadas pelas enchentes no RS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os rádios de pilha se tornaram itens essenciais na comunicação com pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É por meio deste “item de museu” que essa parcela da população consegue se inteirar da situação do estado e recebe informações complementares.

“Estamos vendo pessoas há dias sem energia, sem contato ou acesso a qualquer fonte de informação digital. O rádio acaba sendo a forma de conexão com o mundo”, afirma o professor universitário Willian Araújo, de 36 anos.

Uma campanha idealizada por ele e outros profissionais da Unics (Universidade de Santa Cruz do Sul) busca arrecadar aparelhos para distribuição nas áreas afetadas pela enchente a princípio, as comunidades da região central do estado. “Nos dias de grande confusão, eu me vi com o meu radinho de pilha”, diz.

“Rádios locais não tinham transmissão online no horário que eu queria ouvir, eu estava sem internet e sem luz. E eu não tinha outro rádio que não fosse o de pilha”, disse Willian Araújo.

A cidade de Santa Cruz do Sul é considerada de porte médio e, apesar de ter uma área urbana bastante industrializada, ela também é forte na agricultura familiar. A população está acostumada com o uso do rádio, mas sempre atrelado ao celular, internet ou carro.

“A emergência climática configurada nessa enchente nos mostrou que as nossas infraestruturas comunicacionais são muito vulneráveis. O rádio de pilha acabou se tornando uma forma segura de ter acesso a informação sem depender das mídias sociais”, afirmou Willian Araújo.

A campanha arrecada rádios de pilha e recursos para comprá-los. Em paralelo, o núcleo de comunicação da Unics produz boletins informativos que são transmitidos nas rádios locais.

Entre os conteúdos estão dicas de cuidado com a saúde nas enchentes ou como identificar sintomas de leptospirose, por exemplo. Também foi criado um canal no WhatsApp, para a equipe receber áudios e vídeos e fazer checagem das notícias.

banner_seridopneus-770

ALRN decreta luto e emite nota de pesar pela morte do ex-deputado Leonardo Arruda

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), emitiu nota de pesar pela morte do ex-deputado e ex-secretário de Estado, Leonardo Arruda Câmara e decretou luto de três dias.

Leonardo Arruda lutava contra um câncer, ele chegou a passar por uma cirurgia e teve complicações. Na tarde deste sábado (11) não resistiu. O ex-deputado tinha 76 anos e estava internado na UTI da Casa de Saúde São Lucas.

Leonardo Arruda Câmara foi deputado por quatro legislaturas a partir de 1983 –, advogado, Procurador do Município de Natal, ex-secretário de Estado da Justiça e Cidadania, presidente do Diretório Estadual do PDT, o deputado Leonardo Arruda nasceu em João Pessoa (PB) no dia 25 de julho de 1947, mas o seu berço é Nova Cruz, no Agreste, às margens do Rio Curimataú, onde exerceu um mandato de vereador a partir de 1971.

Presidiu o Parlamento Estadual no biênio 1995-1997. Na vida privada, passou pelo Conselho da seccional da OAB no Rio Grande do Norte e a presidência do ABC Futebol Clube.

Em nome dos 23 deputados, deixo meu abraço e sentimentos à viúva Graça e as filhas Sílvia e à vereadora Júlia Arruda.

Ezequiel Ferreira – Presidente da Assembleia Legislativa do RN

banner_seridopneus-770

Timbaúba dos Batistas participa 17ª Feira Nacional de Artesanato em Brasília

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A cidade de Timbaúba dos Batistas está com seus bordados em exposição no 17ª Feira Nacional de Artesanato em Brasília.

A Feira que teve lançamento no início da semana no Palácio do Itamaraty com a presença do ministro Márcio França da pasta Empreendedorismo, da micro empresa e empresa de pequeno porte e de Margarete Menezes – ministra da Cultura, encerra neste domingo (12), com grande movimentação, no Pátio Brasil Shopping.

Na oportunidade foram entregues brindes como forma de divulgar e abrir novos canais de comercialização, fortalecendo o bordado e as bordadeiras que residem na região do Seridó.

A secretária Salmira entregou um presente especial enviado pelo prefeito Ivanildo Filho, confeccionado pelas bordadeiras para o presidente Lula e a primeira dama Janja que inclusive, já usou o vestido de noiva e roupas bordadas pelas artesãs da região do Seridó do Rio Grande do Norte.

A comitiva da “Terra do Bordado” está representada pela secretária de Desenvolvimento Econômico – Salmira Torres, a vereadora Yllana Torres e o chefe de gabinete Aryson Soares.

banner_seridopneus-770

Presidente da AMSO-TR oficializa pedido de execução de pavimentação asfáltica da RN 088

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da Associação dos Municípios do Rio Grande do Norte (AMSO-TR), Joaquim de Medeirinho, entregou à governadora Fátima Bezerra um ofício para pedir a elaboração, em caráter de urgência, do projeto executivo para a pavimentação asfáltica da RN 088, que liga os municípios de Jardim do Seridó e Cruzeta.

O documento foi entregue nesta quinta-feira (9), durante a assinatura da ordem de serviço para restauração de mais um lote de rodovias estaduais. Nessa leva, os trechos totalizam 301,5 quilômetros nas regiões Seridó e Central e terão investimento de R$ 132 milhões.

“Esta medida é de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico não apenas desses municípios, mas também de toda a Região circundante. A ausência de uma infraestrutura rodoviária adequada tem impactado negativamente não só na mobilidade da população local, mas também na logística de transporte de produtos agrícolas e no acesso a serviços essenciais, tais como saúde e educação”, afirma Joaquim.

Carnaúba dos Dantas: Prefeito Gilson Dantas participa do 2º RN Cidades, em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas, palestrou no 2ºRN Cidades, evento da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Com a palestra “Banco do Brasil: soluções para o que seu Município precisar”, o gestor trouxe seu ponto de vista a partir do assunto, já que o município recebeu crédito da instituição para a instalação de energia solar, tornando-se um modelo para outros municípios.

O evento foi marcado pela presença de gestores de diversas localidades, que buscavam conhecimento e orientações para melhorar a gestão pública em suas cidades. Gilson destacou sua experiência, classificada como positiva.

“É uma satisfação imensa estar aqui palestrando neste evento tão importante. Para nós, foi uma excelente oportunidade de trocar experiências com outros gestores e falar em um espaço tão plural da gestão pública”, destaca o prefeito Gilson Dantas.

2º RN Cidades
Exaltando o Municipalismo Potiguar, o 2° RN Cidades da Femurn é um evento que se tornou um pilar essencial para os municípios do Rio Grande do Norte. Este encontro abrangente visa fortalecer os alicerces políticos, administrativos, institucionais e de networking, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento e aprimoramento coletivo.

O 2° RN Cidades é realizado e promovido pela Femurn e organizado pelo Instituto Paulo Ziulkoski e representa não apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também um ambiente propício para a troca de experiências e compartilhamento de casos de sucesso.

banner-CDS-1

Serra Negra: Larissa e Flávio tiveram encontro com o presidente nacional do PSDB

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Quem participou do “Encontro com Tucanos Potiguares” foi a pré-candidata a prefeita Larissa Almeida e o seu pré-candidato a vice, Flávio Bezerra. Antes do evento, Larissa e Flávio tiveram uma conversa reservada com o presidente nacional do PSDB, senador Marconi Perillo. De testemunha, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira.

“Expliquei ao presidente nacional que nossa chapa do PSDB tem mulheres de valor. As duas vereadoras hoje na Câmara Municipal são do nosso PSDB: Vaninha e Ana Karine. Esse ano, os tucanos terão pela primeira vez uma mulher prefeita de Serra Negra do Norte, que em 150 anos, de história nunca teve”, afirmou Larissa, que tem experiência de empreendedorismo como diretora da Bonés WRL, que tem mais de 50 milhões de bonés fabricados para todo Brasil.

MEC autoriza flexibilização do calendário escolar no RS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
O MEC também autorizou as faculdades a prorrogarem prazos

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a flexibilização do calendário escolar no Rio de Grande do Sul. As regras serão publicadas em uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) e vão orientar escolas públicas e privadas da educação básica e superior quando as aulas forem retomadas. 

As atividades escolares estão suspensas desde a semana passada, quando o estado decretou situação de calamidade em função das inundações provocadas pelas fortes chuvas. Não há previsão de retorno.

Conforme as regras que serão adotadas pela pasta, as escolas poderão integralizar o descumprimento da carga horária mínima no próximo ano escolar, por meio da adoção da modalidade de currículo ininterrupto de duas séries ou anos escolares ininterruptos. As atividades letivas também poderão ser realizadas em espaços alternativos. 

The post MEC autoriza flexibilização do calendário escolar no RS first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Lula promete visitar cidades atingidas por chuvas para reconstrução

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (10) que, na próxima semana, anunciará novas medidas de socorro à população do Rio Grande do Sul, além do pacote de R$ 50,9 bilhões já apresentados. Durante a inauguração do Núcleo Pedagógico do campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, Lula elogiou a solidariedade do povo brasileiro com os gaúchos nesse momento de crise.

“Eu nunca vi tanta solidariedade e tanta compaixão, como estou vendo agora do povo brasileiro, ajudando de corpo e alma cada mulher, cada homem, cada criança, cada pessoa que está desesperada com um volume de chuva que, até então, a gente desconhecia”, disse. O presidente falou sobre a intenção de visitar as cidades gaúchas devastadas pelas enchentes para trabalhar pela reconstrução.

The post Lula promete visitar cidades atingidas por chuvas para reconstrução first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Amazon e Mercado Livre são notificadas pelo governo devido à venda de celulares irregulares

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Amazon e o Mercado Livre foram notificados nesta sexta-feira (10) pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) devido à venda de celulares irregulares. As empresas têm 48 horas para retirarem de suas lojas os anúncios dos 50 maiores vendedores destes produtos.

A notificação foi feita por meio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), departamento da Senacon, que é ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Entre as irregularidades apontadas, estão a falta de homologação e certificação dos aparelhos junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a ausência de carregador padrão ABNT obrigatório no Brasil.

The post Amazon e Mercado Livre são notificadas pelo governo devido à venda de celulares irregulares first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Seleção feminina é convocada para amistosos contra a Jamaica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O técnico Arthur Elias anunciou nesta sexta-feira (10) a relação de 26 atletas convocadas para a próxima Data Fifa, oportunidade na qual a seleção brasileira disputará partidas amistosas contra a Jamaica. Os jogos serão disputados na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (Pernambuco), e na Arena Fonte Nova, em Salvador (Bahia), respectivamente nos dias 1 e 4 de junho.

“Vamos enfrentar uma seleção que tem feito bons jogos, fez uma excelente Copa do Mundo e será um bom teste para as Olimpíadas”, declarou o treinador.

As grandes novidades da lista são a atacante Byanca Brasil, que tem se destacado com a camisa do Cruzeiro e que não era convocada desde 2017, e a goleira Natascha, do Palmeiras, eleita a jogadora do mês de março da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino.

Relação de convocadas:

GOLEIRAS
Lorena – Grêmio
Luciana – Ferroviária
Natascha – Palmeiras
Tainá – América-MG

DEFENSORAS
Rafaelle – Orlando Pride (EUA)
Antonia – Levante UD (ESP)
Tarciane – Houston Dash (EUA)
Thaís Ferreira – Tenerife (ESP)
Fê Palermo – Palmeiras
Yasmim – Corinthians
Tamires – Corinthians

MEIO-CAMPISTAS
Duda Sampaio – Corinthians
Vitória Yaya – Corinthians
Ana Vitória – Atletico de Madrid (ESP)
Duda Santos – Ferroviária
Brena – Palmeiras

ATACANTES
Adriana – Orlando Pride (EUA)
Marta – Orlando Pride (EUA)
Bia Zaneratto – Kansas City (EUA)
Priscila – Internacional
Gabi Nunes – Levante UD (ESP)
Gabi Portilho – Corinthians
Byanca Brasil – Cruzeiro
Cristiane – Flamengo
Ludmila – Atletico de Madrid (ESP)
Jheniffer – Corinthians

The post Seleção feminina é convocada para amistosos contra a Jamaica first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Exposição ‘Bordados do Seridó’ retrata a arte da mulher potiguar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A paixão pelas tradições potiguares, pela moda e pela fotografia despertou no artista visual Andrey Salvador o desejo de registrar um dos patrimônios imateriais do Rio Grande do Norte e do Brasil: o bordado do Seridó. O resultado desse trabalho está evidenciado na exposição “Bordados do Seridó – A Arte da Mulher Potiguar”, que acontece na Pinacoteca do Estado, em Natal.

O evento promete uma experiência imersiva na riqueza cultural e na habilidade artística das mulheres do Seridó. Com acesso gratuito, a exposição permanecerá em cartaz até o dia 2 de junho. Cada obra capturada por Andrey Salvador destaca a beleza do bordado e também revela a história emocional por trás dessa arte transmitida de geração em geração pelas mulheres potiguares.

The post Exposição ‘Bordados do Seridó’ retrata a arte da mulher potiguar first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Ciclista morre após ser atingida por ônibus na Zona Oeste de Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma ciclista morreu na tarde desta sexta-feira (10) após ser atingida por um ônibus no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. A vítima foi identificada como Viviane Araújo, de 45 anos de idade.

O acidente aconteceu na Rua Santa Cristina. Segundo o companheiro da vítima, Antônio Holanda, Viviane ia de bicicleta para a padaria quando foi atingida pelo veículo. Ela morreu na hora. A bicicleta também ficou destruída com o acidente.

O ônibus era da linha 21, que faz o trajeto da Praia do Meio para Felipe Camarão. Testemunhas contaram que transporte estava cheio no momento do acidente e que o motorista não conseguiu evitar a colisão. Segundo a Polícia Militar, o motorista permaneceu no local do acidente e prestou os esclarecimentos.

The post Ciclista morre após ser atingida por ônibus na Zona Oeste de Natal first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Dnit adia entrega de obra de desvio da BR-304 no RN e anuncia novo prazo até 15 de maio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após o desvio da BR-304 na cidade de Lajes (RN) não ser entregue nesta sexta-feira (10), data prevista pelas autoridades, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) informou que a obra será concluída até o dia 15 de maio.

A conclusão do desvio para esta sexta-feira havia sido informada pela governadora Fátima Bezerra (PT) nas redes sociais, em um vídeo no qual ela aparece ao lado do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Fabrício Galvão.

O trecho está interditado desde o início de abril, quando uma enxurrada derrubou a ponte sobre o Rio Ponta da Serra, na altura do km 203. Nesta sexta-feira, no entanto, a obra não havia sido concluída, e o cenário pela manhã em Lajes era de máquinas e homens trabalhando.

The post Dnit adia entrega de obra de desvio da BR-304 no RN e anuncia novo prazo até 15 de maio first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As seis dezenas do concurso 2.723 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horários de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 47 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

The post Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Dorival Júnior convoca seleção renovada para disputa da Copa América

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Jogadores experientes como Neymar e Casemiro ficaram de fora da lista do técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, divulgada nesta sexta-feira (10), para a disputa da Copa América de junho nos Estados Unidos, consolidando o processo de transição na equipe.

Os dois titulares do Brasil na última Copa do Mundo também foram nomes frequentes na seleção sob comando do técnico Fernando Diniz, que deixou o cargo no começo do ano após colecionar resultados ruins em amistosos e nas Eliminatórias para o próximo Mundial.

Os primeiros sinais de mudança com Dorival já tinham sido dados na convocação para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, em março, e agora as mudanças foram consolidadas na lista para a Copa América.

“O Casemiro merece o respeito de todos nós. Há três meses disse o que esperava dele. Ele sabe muito bem o que penso dele. Amanhã farei um contato com ele, colocando aquilo que acredito que possa acontecer futuramente. É um jogador que merece consideração e que continuemos acreditando num atleta desse nível”, afirmou o treinador do Brasil, em entrevista coletiva após a convocação, sobre o volante do Manchester United (Inglaterra).

Veja a lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Ederson (Manchester City);

Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);

Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);

Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham);

Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).

The post Dorival Júnior convoca seleção renovada para disputa da Copa América first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Chuvas no RS causam ao menos 116 mortes e deixam 143 desaparecidos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Ao menos 116 pessoas perderam a vida e outras 143 estão desaparecidas em consequência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o último dia 26 – com maior intensidade a partir do dia 29. Desde esta quinta-feira (9), a Defesa Civil estadual está divulgando os nomes de pessoas que morreram, bem como das cujo paradeiro é desconhecido. A lista já tem seis páginas. E não para de crescer.

Entre os nomes, estão os de Artemio Cobalchini, 72 anos, e Ivonete Cobalchini, 62 anos, cuja casa, em Bento Gonçalves, foi destruída pela força das águas. Os corpos de Seu Neco, como Artemio era conhecido, e da esposa, foram encontrados no último dia 3, por parentes e amigos. Uma das filhas do casal, Natália Cobalchini, está entre as 143 pessoas desaparecidas no estado.

The post Chuvas no RS causam ao menos 116 mortes e deixam 143 desaparecidos first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico