ALRN debate ativação do Marizão e Nonozão, maiores palcos do esporte no Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Prestes a completar 32 anos de sua fundação, o Estádio Senador Dinarte Mariz, o Marizão, em Caicó, já foi palco de grandes e históricos momentos do futebol. Já sediou três finais do Campeonato Potiguar, três partidas da Copa do Brasil e vários jogos da Série C do Campeonato Brasileiro, mas nunca recebeu uma reforma e hoje não tem a menor condição de funcionamento. Foi para buscar soluções e a forma de viabilizar a sua reforma, a fim de retorne à atividade, que a ALRN, por iniciativa do mandato do deputado Adjuto Dias (MDB) , promoveu audiência pública em Caicó, nesta sexta-feira (4).

O debate aconteceu no plenário Prefeito Inácio Bezerra, da Câmara de Caicó, e contou com representantes do governo, da prefeitura, de vereadores, das ligas de futebol, federações e de pessoas da comunidade ligadas ao esporte. Além do Marizão, a audiência também foi para buscar soluções para a situação do ginásio Nonozão, como é mais conhecido o ginásio localizado na Ilha de Santana, atualmente interditado pelo Corpo de Bombeiros.

“Queremos esclarecer de quem é a responsabilidade por ambos os estádios, se existem projetos para reforma, esclarecer de onde tem os recursos e como poderemos contribuir para que estes equipamentos sejam reformados”, afirmou o deputado Adjuto Dias. “A gente veio tomar conhecimento e ver quais etapas precisam ser cumpridas. Se o governo tem os recursos, vamos buscar, Esta é uma luta suprapartidária , que envolve os colegas deputados e também a bancada federal”, encerrou o deputado propositor.

Com os dois maiores ginásios públicos da cidade interditados, Caicó praticamente ficou fora do mapa dos principais campeonatos regionais, como o Seridozão, que congrega times de toda a região e vai completar 40 anos. Municípios menores, como Cruzeta e São Fernando, sediam jogos rotineiramente. O Marizão está totalmente deteriorado e com estrutura que coloca em risco a segurança.

O secretário municipal de Esporte, José Maria, falou sobre o Nonozão e esclareceu que existe um convênio do município com a Ilha de Santana e que o Marizão, no entanto, a prefeitura paga a conta de energia, mas é coordenado pelo governo estadual. O gestor explicou que representantes do governo estadual estiveram no local recentemente em visita ténica, a fim de avaliar a estrutura e posteriormente criar um projeto para a reforma. “Essa reforma será muito boa para Caicó e região. Já o Marizão está num estado lamentável, a gente precisa que o esporte volte a crescer”, disse.

Representando o governo do Estado, o coordenador de Desporto Escolar da Secretaria de Educação, João Pessoa, afirmou que o problema do Marizão, assim como de outros estádios, está na configuração atual: o governo estadual constroi mas não faz a gestão, administração e manutenção do equipamento.

O secretário, que acompanha a questão do estádio Marizão, sugeriu como solução para este e outros equipamentos esportivos a criação de um comitê gestor. Na história do Marizão, ele relata que outro problema foi o fato da secretaria de Esportes ter sido criada somente em 2007, sem orçamento e funcionando com servidores cedidos da Secretaria de Educação. “Um comitê de gestão pode fazer um relatório, a partir daí chamar a Secretaria de Infraestrutura para ver as demandas necessárias a fim de se iniciar a reforma”, disse.

João Pessoa afirmou ainda que o Marizão, por ser estádio olímpico, deveria contar com pista de atletismo no seu entorno e que a planta previa um anel viário, conforme o antigo Castelão, em Natal, como eram os modelos de estádios da época. “Por parte do governo ouve dificuldade administrativa e gerencial. Se formos ver a Arena das Dunas, é outra concepção”.

O gestor encerrou defendendo a luta pelo retorno das atividades no estádio e ginásio. “Estamos lutando por um bem para a população de caicó, o estádio é um ente territorial, e tem por obrigação apoiar todos as 167 municípios e acredito que a gestão compartilhada, com parceria da iniciativa privada e dos parceiros que utilizam o ginásio, pode ser a solução”, disse.

Outros participantes da audiência, que compuseram a mesa, relataram os históricos problemas do estádio Marizão e do ginásio Nonozão, que prejudicam a realização de campeonatos na cidade e os jovens desportistas.

Concerto no Arco do Triunfo reúne músicos internacionais, nesta sexta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A UFRN festeja 10 anos de intercâmbio com a renomada Academia Sibelius, da Universidade de Artes de Helsinque, e recebe no Brasil, inclusive aqui em Caicó, um grupo de alunos de mestrado e doutorado, com o professor Adriano Adewale.

Na festividade acontece nesta sexta-feira, 04, concerto no Arco do Triunfo, às 20h30, com músicos de Bangladesh, Peru, Irã, EUA, Tanzânia, Colômbia, Itália e Finlândia. Os músicos desenvolveram um intercâmbio de música e cultura, com as musicistas da Orquestra Aldo Parisot e com alunos do projeto Notas de Esperança das Aldeias SOS. A troca de conhecimento e vivências contribui para a aprendizagem de ambos, sobre a cultura de cada país e, em especial, sobre tradições musicais.

O Projeto é uma iniciativa da UFRN, Academia Sibelius e Elsa Brule Centre for Global Music and Community Engagement, com apoio do Município de Caicó e Aldeias SOS Caicó, RN.

banner_seridopneus-770

Produção da Atenção Básica em Caicó registra mais de 8 mil atendimentos médicos em março

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó divulgou os dados da produção da Atenção Básica no município durante o mês de março de 2025. De acordo com o levantamento, os serviços de saúde da cidade realizaram 8.303 atendimentos médicos e 2.974 atendimentos de enfermagem. Além disso, os atendimentos odontológicos somaram 2.523 procedimentos.

Os exames laboratoriais chegaram a 6.705, enquanto as farmácias registraram um total de 15.217 atendimentos. Também foram produzidas 309 próteses dentárias no período.

Atendimentos por região:

Os dados foram detalhados por zonas da cidade, evidenciando a distribuição dos atendimentos:

Zona Sul: 1.059 atendimentos médicos, 324 atendimentos de enfermagem e 334 odontológicos.

Centro: 867 atendimentos médicos, 486 de enfermagem, 200 odontológicos e 4.274 registros na farmácia.

Zona Rural: 388 atendimentos médicos, 159 de enfermagem e 172 odontológicos.

Zona Norte: 2.315 atendimentos médicos, 985 de enfermagem, 643 odontológicos e 5.404 na farmácia.

Zona Oeste: 2.664 atendimentos médicos, 688 de enfermagem, 808 odontológicos e 3.380 registros na farmácia.

Zona Leste : 1.010 atendimentos médicos, 332 de enfermagem, 366 odontológicos e 2.159 na farmácia.

Os números demonstram o volume expressivo de atendimentos realizados pela rede municipal de saúde, reforçando o compromisso da gestão com a população.

O secretário municipal de Saúde, Gedson Santos, destacou o esforço da equipe na realização dos serviços: “Esses números refletem o compromisso da nossa gestão com a saúde pública. Estamos garantindo que a população tenha acesso a atendimentos de qualidade, desde a consulta médica até a distribuição de medicamentos e exames laboratoriais.”

Já o prefeito Dr. Tadeu ressaltou os investimentos feitos para fortalecer a Atenção Básica no município: “Nossa prioridade é cuidar das pessoas, e isso passa por uma saúde pública eficiente. Continuamos trabalhando para melhorar ainda mais os serviços, com mais médicos, estrutura e equipamentos para atender a demanda da nossa população.”

Os números demonstram o volume expressivo de atendimentos realizados pela rede municipal de saúde, reforçando o compromisso da gestão com a população. A produção foi registrada pelo sistema e-SUS APS e HORUS.

banner-CDS-1

Prefeitura de Caicó incentiva arborização com o programa “Viva Caicó – Adote uma Árvore”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com o objetivo de estimular a arborização urbana e promover mais qualidade de vida para a população, a Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está com o programa “Viva Caicó – Adote uma Árvore” em plena atividade. A iniciativa convida moradores a adotarem mudas de árvores nativas e frutíferas para serem plantadas em suas residências, calçadas ou comunidades.

De forma simples e acessível, o cidadão pode solicitar sua muda diretamente pelo WhatsApp, no número (84) 98727-0920, ou comparecer pessoalmente à Secretaria do Meio Ambiente. O diferencial do programa é que a própria equipe técnica da Prefeitura realiza o plantio, garantindo que a árvore seja colocada no local ideal, com as devidas orientações para o cuidado e manutenção.

“A arborização urbana vai muito além da estética. Ela contribui para a redução da temperatura, melhora a qualidade do ar, ajuda no controle da poluição sonora e fortalece o convívio social. O Viva Caicó é uma ação de cidadania ambiental, e estamos felizes com a receptividade da população”, destacou o secretário de Meio Ambiente Nildson Dantas.

Além de levar sombra e beleza às ruas, a ação reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a participação ativa da comunidade na construção de uma cidade mais verde, humana e resiliente.

Mega operação no Detran-RN para investigar fraude em multas de trânsito

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR) deflagraram, nas primeiras horas desta sexta-feira (04), a “Operação Hipnos”, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso que atuava na omissão da implementação de multas de trânsito no sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN).

A investigação identificou a participação de um servidor do DETRAN/RN, de um policial militar lotado no Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), além de “despachantes”. Segundo apurado, valores vultosos eram cobrados por esses agentes públicos para impedir que multas regularmente aplicadas fossem inseridas no sistema. Em um dos alvos, foram apreendidos R$ 15 mil em espécie, além de documentos que subsidiarão o prosseguimento das investigações.

Durante a operação, que contou com o apoio da Polícia Militar e do DETRAN, um dos despachantes foi conduzido para a colocação de tornozeleira eletrônica. Além disso, o policial militar envolvido e um servidor do DETRAN foram afastados de suas funções.

O nome da operação faz referência a Hipnos, deus do sono na mitologia grega. O termo remete à expressão usada pelos investigados, que afirmavam que fariam a multa “dormir”, ao se referirem à sua não implementação no sistema do DETRAN/RN.

Pró-Sertão se fortalece com nova regra tributária

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em vigor desde a última terça-feira (1º), a taxação de compras internacionais pode fortalecer as facções de indústria têxtil localizadas no interior do Rio Grande do Norte, dentro do programa Pró-Sertão. Isso porque, no entendimento de interlocutores do setor de varejo e indústria no RN, a economia local pode se fortalecer com as novas regras tributárias, uma vez que a tendência é de que o consumo interno seja ampliado. Segundo a nova legislação, compras em sites como Shopee, Shein e AliExpress estarão sujeitas a uma tributação de 20% de ICMS (antes era 17%), além da taxa de importação, conhecida popularmente como “taxa das blusinhas”.

Na avaliação do diretor executivo industrial da Guararapes, Jairo Amorim, a taxação das compras internacionais traz um cenário “um pouco mais equilibrado” para o varejo de moda nacional. “O RN tem um papel fundamental para a nossa companhia. Além do berço da marca ser Natal, dos nossos 30 mil colaboradores, 27% estão alocados no Nordeste e, destes 27%, mais de um terço estão no RN. Assim, com um ambiente mais favorável à produção nacional, a demanda por fornecedores locais tende a crescer, gerando mais oportunidades de trabalho e renda para as comunidades envolvidas”, afirma Jairo Amorim.

“Em 2024, por exemplo, produzimos 41 milhões de peças e no ano tivemos cerca de 50% do portfólio de moda produzido na Guararapes. Um indicador importante que reforça a potência do nosso ecossistema e a relevância para o negócio como um todo”, explica.

Amorim acrescenta ainda que o setor de moda têxtil ainda tem outras demandas a serem trabalhadas, como questões aduaneiras e não apenas tributárias. “Acreditamos muito na competição saudável, que é bem-vinda no mercado e nos negócios. O setor de moda tem um impacto significativo na economia brasileira, desde a indústria têxtil até o varejo, e essa medida ajuda a preservar empregos”, disse.

banner_seridopneus-770

Fábrica Cultural 14.0 em Caicó impulsiona inclusão social com apoio do FIA

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O projeto Fábrica Cultural 14.0, desenvolvido pela Associação Esportiva Fábrica Cultural de Caicó, tem transformado a vida de muitas crianças e adolescentes da Zona Norte da cidade. Com 19 anos de história, o projeto é uma referência de inclusão social, utilizando a capoeira, o teatro, a dança e outras atividades culturais como ferramentas de aprendizado e desenvolvimento.

O presidente da Fábrica Cultural, Daniel Oliveira, contou, em entrevista ao programa Panorama 95, que a associação, que opera na antiga creche da Boa Passagem, passou a receber apoio fundamental do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), o que possibilitou o aumento no número de alunos e a expansão das atividades.

Atualmente, o projeto atende cerca de 90 alunos, um número que quase dobrou graças ao financiamento do FIA, que aportou R$ 20 mil para a realização de eventos, aquisição de fardamento e contratação de profissionais qualificados.

Daniel destacou a importância do apoio do FIA, que permitiu melhorar a estrutura do projeto, incluindo a realização do Festival Cultural Seridó, evento anual que reúne alunos e comunidade para celebrar as conquistas culturais. “Com o apoio do FIA, conseguimos proporcionar mais oportunidades de aprendizado e garantir que as crianças tivessem fardamento e material adequado”, disse Daniel.

A iniciativa não só contribui para a formação pessoal dos jovens, mas também se destaca por ser um dos poucos projetos sociais na região, especialmente voltados para a Zona Norte de Caicó, onde a falta de opções culturais e esportivas é uma realidade.

banner_seridopneus-770

Seridó registra 8.190 quedas de raios nos primeiros meses de 2025

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os municípios do Seridó potiguar registraram um total de 8.190 quedas de raios nos primeiros meses de 2025, segundo levantamento da Neoenergia Cosern via Plataforma Climatempo. Caicó liderou na região, com 1.539 raios. Jucurutu teve 888 registros, seguido por Florânia (696), Serra Negra do Norte (596) e São Fernando (464).

Também aparecem na lista Cruzeta (441), Ouro Branco (392), Jardim de Piranhas (391), Timbaúba dos Batistas (356), Jardim do Seridó (344), São João do Sabugi (309), Acari (287), São José do Seridó (226), Parelhas (218), Currais Novos (192), Santana do Seridó (175), São Vicente (172), Ipueira (123), Cerro Corá (108), Carnaúba dos Dantas (87), Equador (76), Lagoa Nova (59) e Tenente Laurentino Cruz (51).

Apesar da redução de 42% em relação ao mesmo período de 2024, a queda de raios pode causar interrupções no fornecimento de energia e acidentes. Em resposta, a Neoenergia Cosern instalou mais de 120 para-raios ao longo do ano para reforçar a rede elétrica e minimizar impactos.