O campus Caicó do IFRN realiza no dia 8 de outubro a edição 2025 da Feira Seridó Ciência, um evento que reúne alunos e professores para apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas ao longo do ano. A feira tem como objetivo estimular a produção científica e aproximar o estudante do método de pesquisa e da inovação.
Segundo o professor Francisco Souza, este é o segundo ano da iniciativa, que conta com apoio da 10ª DIREC, do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional (OPEP) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do decreto de popularização da ciência. A programação acontece das 7h às 17h, no ginásio do campus, e inclui a exposição de trabalhos em banners, apresentações orais e avaliação por comissão científica.
As inscrições para submissão de projetos foram prorrogadas até 21 de setembro e estão abertas para alunos e professores de escolas públicas e privadas de toda a região. Cada proposta pode ter até três integrantes e deve apresentar resultados obtidos nos últimos 12 meses. A inscrição é gratuita, cabendo apenas à equipe providenciar o banner para exposição.
A feira não possui tema definido, o que permite a participação de pesquisas das mais diversas áreas, de exatas a humanas. Além de estimular a criatividade, o evento credencia trabalhos de destaque para outras feiras de caráter estadual e nacional, como encontros em Recife, Fortaleza, São Paulo e até no Rio Grande do Sul.
Os critérios de premiação levam em conta a inovação, a qualidade da apresentação e o nível de independência dos estudantes no desenvolvimento da pesquisa. Para Francisco Souza, um dos maiores ganhos da feira é justamente valorizar a autonomia do aluno e mostrar que a ciência pode nascer de problemas observados no dia a dia.
