
A Câmara Municipal de Caicó promoveu, nesta quinta-feira (25), uma Sessão Solene em homenagem ao centenário do Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra. A cerimônia, proposta pelo vereador Andinho Duarte (PV), ocorreu no Plenário Prefeito Inácio Bezerra e reuniu ex-alunos, ex-professores, representantes da comunidade escolar e autoridades locais, em um momento de celebração da história da educação caicoense. Durante o evento, foram entregues a Comenda Senador Guerra, honraria criada para reconhecer personalidades que contribuíram com a trajetória da instituição, e a Placa de 100 anos (Preito de Gratidão), como gesto simbólico em reconhecimento à dedicação e ao legado daqueles que ajudaram a consolidar a importância da escola ao longo de sua história.
Além do proponente, Andinho Duarte (PV), participaram da sessão os vereadores Ana Aline (PT) e Dr. Júlio Filho (Republicanos), que também destacaram a importância da valorização da história e da memória educacional do município. Em acréscimo, estiveram presentes: Ednaldo Henrique (diretor da escola); Alzira Costa de Azevedo (ex-diretora); Helena Azevedo dos Santos Dantas (ex-diretora); Adauto Guerra Filho (historiador e escritor); Joana Batista de Araújo (professora); professor Ronaldo Carlos Dantas de Souza; Suenyra Nóbrega Soares (diretora da 10ª DIREC); Sérgio André de Araújo (secretário municipal de Educação).
Fundado em 1909, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra é a escola em funcionamento mais antiga do município. Atualmente sob gestão do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a instituição atua exclusivamente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantendo viva a sua vocação social. Localizada no coração da cidade, no Centro de Caicó, o Senador Guerra é referência não apenas local, mas para toda a região do Seridó.
Em discurso na tribuna, o professor Ronaldo Carlos Dantas de Souza, também homenageado, destacou a importância histórica da criação da escola: “A exigência de uma escola na cidade era grande. A cidade estava em desenvolvimento, e os filhos da cidade não tinham como estudar, a não ser os que tinham posses e podiam contratar professores particulares. A sua arquitetura e estrutura interna não deixam dúvidas a respeito de sua finalidade: tratava-se de um ambiente projetado para educar, instruir, socializar e difundir práticas culturais”, declarou, referenciando a descrição feita por sua amiga Luciana Araújo dos Santos, atual inspetora-geral da escola, em um de seus trabalhos acadêmicos.
A ex-diretora Maria de Fátima Medeiros, também agraciada com a comenda, expressou emoção e reconhecimento: “Quero agradecer a esta Casa, em especial ao vereador Andinho, pela iniciativa, por esta homenagem tão justa. Eu me sinto lisonjeada e feliz por hoje estar aqui, participando deste momento. Naquela instituição, dei o meu melhor”, afirmou.
A solenidade marcou um momento de reconhecimento público a uma instituição que, há mais de 100 anos, segue sendo um farol de conhecimento e cidadania para a população de Caicó e região.
Confira as pessoas agraciadas com a Comenda Senador Guerra:
- Alzira Costa de Azevedo
- Maria de Fátima Medeiros
- Maria Gilda Fernandes de Azevedo
- Helena Azevedo dos Santos
- Antônia Figueiredo de Araújo
- Maria de Fátima Dantas de Faria
- Adauto Guerra Filho
- Joana Batista de Araújo
- Maria Vale de Lucena
- Rita Guiomar de Lucena
- Ronaldo Carlos Dantas de Souza
- Sebastiana Izabel da Costa Nogueira
- Suenyra Nóbrega Soares
