A Câmara Municipal de Caicó promoverá, na próxima quinta-feira (28), às 18h, no Plenário Prefeito Inácio Bezerra, a Sessão Solene de entrega da Comenda Adélia Diniz, instituída para homenagear personalidades e profissionais que se destacam na atuação em defesa da advocacia e da justiça social. A solenidade é uma propositura do vereador Diogo Silva (Solidariedade).
A Comenda leva o nome da advogada Adélia Rocha Diniz de Araújo, uma das figuras mais emblemáticas da advocacia potiguar. Nascida em Caicó, em 1931, ela foi a fundadora da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Caicó e a primeira mulher a presidi-la, exercendo o cargo durante o triênio 1985-1987. Faleceu em 2021, aos 89 anos, deixando um legado de pioneirismo, coragem e compromisso com o direito e a cidadania.
Reconhecida como uma das primeiras advogadas do Rio Grande do Norte, Adélia Diniz é considerada um ícone da advocacia no Estado, cuja atuação firme e ética contribuiu decisivamente para o fortalecimento da Ordem dos Advogados do Brasil no Seridó.
“A honraria é uma justa homenagem a quem abriu caminhos para tantas mulheres na advocacia e ajudou a consolidar o papel da OAB na defesa do Estado Democrático de Direito. Ao reconhecer advogadas e advogados com esta honraria, celebramos também a história de Adélia e de todos os que lutam diariamente pela justiça”, afirmou o vereador Diogo Silva.
Durante a Sessão Solene, serão entregues comendas a profissionais da advocacia que se destacam por sua atuação ética, relevante e comprometida com os princípios da justiça. A cerimônia contará com a presença de representantes da OAB, autoridades locais, familiares e amigos da homenageada, além de membros da sociedade civil.
A Câmara Municipal de Caicó convida toda a população para prestigiar o evento e reforça o seu compromisso com a valorização das instituições e profissionais que constroem, com seriedade e dedicação, uma sociedade mais justa e democrática.
