Deputado Vivaldo Costa propõe criação do Programa Seca Verde para fortalecer convivência com a estiagem no Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O deputado estadual Vivaldo Costa (PV) apresentou, nesta segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) requerimento solicitando à governadora Fátima Bezerra e ao secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Paulo Varella, a criação do Programa Seca Verde. A iniciativa propõe uma estratégia de convivência com a seca na Região Seridó Potiguar.

A proposta surge diante da realidade histórica da região, marcada por longos períodos de estiagem que afetam o abastecimento de água, comprometem a produção agropecuária, ameaçam a segurança alimentar e provocam o êxodo rural. Segundo o parlamentar, as mudanças climáticas tendem a agravar ainda mais esse cenário, exigindo políticas públicas permanentes e estruturantes.

O Programa Seca Verde prevê um conjunto de ações integradas, como: implantação e manutenção de poços, adutoras e sistemas simplificados de abastecimento; incentivo à captação de água de chuva e construção de cisternas; recuperação e proteção de nascentes e barragens; assistência técnica para manejo de solo e produção agrícola resistente à estiagem; integração com programas federais e parcerias com municípios e sociedade civil.

“Investir em infraestrutura hídrica e em tecnologias de convivência com o semiárido é uma medida estratégica para garantir dignidade às famílias rurais, reduzir a dependência de carros-pipa, fortalecer a economia local e assegurar a permanência do homem no campo”, afirmou o parlamentar em sua justificativa.

banner-CDS-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *