Pesquisadores do Ceres tem projeto aprovado pelo CNPq

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um projeto desenvolvido por pesquisadores do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) foi aprovado para financiamento em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Intitulado “Impactos e riscos relacionados às mudanças climáticas nos subsistemas ambiental, econômico e social nos municípios estuarinos do litoral setentrional do Rio Grande do Norte”, o principal objetivo é ampliar e analisar os estudos nos subsistemas ambiental, econômico e social nas cidades do interior do estado.

A pesquisa foi admitida na seleção da chamada para a produção de conhecimento voltada a soluções e tecnologias associadas à mitigação e à adaptação às mudanças do clima, na linha de Projetos de Grupos de Pesquisa Emergentes. De acordo com Marco Túlio Mendonça, professor do Ceres de Caicó, um dos autores, o estudo possibilita o desenvolvimento de melhores previsões de tempo e de clima. 

“A pesquisa é importante para que as prefeituras e os cidadãos se preparem para os efeitos das mudanças climáticas, principalmente o avanço do nível do mar sobre as cidades de Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, Macau, Guamaré, Galinhos, Caiçara do Norte e São Bento do Norte”, explica o pesquisador. 

O aumento do nível do mar, um dos fatores considerados na pesquisa, tem como consequência a erosão dos litorais e a  piora da qualidade da água potável e de rega em áreas de cultivos. Além de causar danos ao patrimônio histórico e artístico, isso afeta também o transporte e a atividade econômica dos municípios litorâneos. 

Powered by WPeMatico