Presidente do Conselho de Ética admite denúncia contra senadoras

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

995f900c-3c99-426d-91c1-d7b8622ac036

As seis senadoras que ocuparam a Mesa do Senado nessa terça-feira contra a reforma trabalhista vão responder a um processo no Conselho de Ética do Senado.

O presidente do conselho, senador João Alberto Souza, do PMDB, admitiu a denúncia apresentada contra as senadoras Gleisi Hoffaman, Regina Souza e Fátima Bezerra, do PT, Ângela Portela, do PDT, e Lídice da Mata, do PSB. O presidente do conselho diz que há indícios de quebra de decoro parlamentar.

Ao admitir a denúncia, o Conselho de Ética deve analisar a denúncia na próxima sessão, ainda sem data marcada. A denúncia foi apresentada por 15 senadores.

A princípio, as penas são ou advertência ou censura, mas o Conselho pode pedir também a perda temporária do exercício do mandato, ou a perda definitiva do mandato.

As senadoras ocuparam por seis horas e meia a Mesa do Senado impedindo a votação da reforma trabalhista. Elas pediam a aprovação de uma alteração ao projeto para impedir que mulheres grávidas ou amamentando possam trabalhar em locais insalubres.