Sessão Solene homenageia 100 anos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Câmara Municipal de Caicó promoveu, nesta quinta-feira (25), uma Sessão Solene em homenagem ao centenário do Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra. A cerimônia, proposta pelo vereador Andinho Duarte (PV), ocorreu no Plenário Prefeito Inácio Bezerra e reuniu ex-alunos, ex-professores, representantes da comunidade escolar e autoridades locais, em um momento de celebração da história da educação caicoense. Durante o evento, foram entregues a Comenda Senador Guerra, honraria criada para reconhecer personalidades que contribuíram com a trajetória da instituição, e a Placa de 100 anos (Preito de Gratidão), como gesto simbólico em reconhecimento à dedicação e ao legado daqueles que ajudaram a consolidar a importância da escola ao longo de sua história.

Além do proponente, Andinho Duarte (PV), participaram da sessão os vereadores Ana Aline (PT) e Dr. Júlio Filho (Republicanos), que também destacaram a importância da valorização da história e da memória educacional do município. Em acréscimo, estiveram presentes: Ednaldo Henrique (diretor da escola); Alzira Costa de Azevedo (ex-diretora); Helena Azevedo dos Santos Dantas (ex-diretora); Adauto Guerra Filho (historiador e escritor); Joana Batista de Araújo (professora); professor Ronaldo Carlos Dantas de Souza; Suenyra Nóbrega Soares (diretora da 10ª DIREC); Sérgio André de Araújo (secretário municipal de Educação).

Fundado em 1909, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra é a escola em funcionamento mais antiga do município. Atualmente sob gestão do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a instituição atua exclusivamente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantendo viva a sua vocação social. Localizada no coração da cidade, no Centro de Caicó, o Senador Guerra é referência não apenas local, mas para toda a região do Seridó.

Em discurso na tribuna, o professor Ronaldo Carlos Dantas de Souza, também homenageado, destacou a importância histórica da criação da escola: “A exigência de uma escola na cidade era grande. A cidade estava em desenvolvimento, e os filhos da cidade não tinham como estudar, a não ser os que tinham posses e podiam contratar professores particulares. A sua arquitetura e estrutura interna não deixam dúvidas a respeito de sua finalidade: tratava-se de um ambiente projetado para educar, instruir, socializar e difundir práticas culturais”, declarou, referenciando a descrição feita por sua amiga Luciana Araújo dos Santos, atual inspetora-geral da escola, em um de seus trabalhos acadêmicos.

A ex-diretora Maria de Fátima Medeiros, também agraciada com a comenda, expressou emoção e reconhecimento: “Quero agradecer a esta Casa, em especial ao vereador Andinho, pela iniciativa, por esta homenagem tão justa. Eu me sinto lisonjeada e feliz por hoje estar aqui, participando deste momento. Naquela instituição, dei o meu melhor”, afirmou.

A solenidade marcou um momento de reconhecimento público a uma instituição que, há mais de 100 anos, segue sendo um farol de conhecimento e cidadania para a população de Caicó e região.

Confira as pessoas agraciadas com a Comenda Senador Guerra:

  1. Alzira Costa de Azevedo
  2. Maria de Fátima Medeiros
  3. Maria Gilda Fernandes de Azevedo
  4. Helena Azevedo dos Santos
  5. Antônia Figueiredo de Araújo
  6. Maria de Fátima Dantas de Faria
  7. Adauto Guerra Filho
  8. Joana Batista de Araújo
  9. Maria Vale de Lucena
  10. Rita Guiomar de Lucena
  11. Ronaldo Carlos Dantas de Souza
  12. Sebastiana Izabel da Costa Nogueira
  13. Suenyra Nóbrega Soares
banner_seridopneus-770

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *