
Tema central de Três Graças, nova novela das 9 que a TV Globo estreou na última segunda-feira 20, a gravidez na adolescência é um drama na vida real e apenas um dos que atingem os jovens na transição da infância para a fase adulta. Mesmo tendo acesso a múltiplas e confiáveis fontes de informação, os adolescentes sexualmente ativos estão mais descuidados com sua proteção, conforme revelam estudos recentes. O assunto deve ganhar evidência nos próximos meses, a partir da exibição da novela.
O urologista Maryo Kempes tem essa expectativa e afirma que é importante a abordagem do assunto. Para ele, trata-se de um debate que merece mais atenção, principalmente dos pais, uma vez que pode mudar a vida dos seus filhos adolescentes. Além de uma gestação indesejada, há riscos de contrair doenças como o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Embora seja o modo mais útil e mais eficaz para prevenir uma gravidez ou a transmissão de uma IST, o uso de preservativos está em queda no Brasil e também no mundo. Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2019, pelo IBGE, atestou que 59% dos entrevistados com idade a partir de 18 anos relataram não utilizar nenhum tipo de preservativo.
The post Sexo desprotegido aumenta entre adolescentes, revelam estudos first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
