Trabalhadores da FUNDASE iniciam paralização de três dias e apontam indicativo de greve

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 Os trabalhadores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (FUNDASE/RN) iniciam, nesta terça-feira (12), uma paralisação de três dias, aprovada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI/RN). A mobilização acontece nos dias 12, 13 e 14 de agosto e, ao final, uma nova assembleia definirá a possibilidade de deflagração de greve.

A paralisação atinge unidades em todo o estado e reúne servidores de diversas categorias da instituição. O movimento denuncia o que chamam de descaso do Governo do Estado, sobrecarga de trabalho e condições precárias das unidades socioeducativas.

De acordo com os trabalhadores, imagens registradas nas unidades mostram estruturas deterioradas, ausência de equipamentos e materiais de trabalho, falta de equipe de limpeza há meses, alimentação de baixa qualidade e denúncias de assédio moral. Servidores relatam jornadas exaustivas, chegando a 9 horas diárias ou mais, além de dificuldades de deslocamento devido à localização remota dos centros.

Os sindicalistas destacam que a situação atinge também os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, gerando um cenário de violações que compromete a dignidade e os princípios da socioeducação.

Entre as principais reivindicações estão:

• Jornada de 6 horas corridas para analistas e técnicos;
• Plantão de 24 horas para agentes socioeducativos;
• Condições dignas de trabalho;
• Auxílio fardamento, auxílio alimentação e adicional de periculosidade para todos os trabalhadores;
• Fim do assédio moral e da perseguição aos servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *