ABC e América-RN suspendem atividades por causa do coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

FUTEBOLABC e América-RN decidiram nesta quinta-feira pela paralisação dos treinamentos como medida preventiva à propagação do coronavírus. No Alvirrubro, o anúncio foi feito pelo técnico Roberto Fernandes em uma rede social. De acordo com a publicação, “todas as atividades do departamento de futebol profissional estarão suspensas nos próximos 10 dias”. Os jogadores foram comunicados desta decisão pela manhã em reunião com a comissão técnica e o médico Maeterlinck Rego.

Também em uma rede social, o ABC divulgou que vai “paralisar geral as atividades do clube por 15 dias”. A nota enviada à imprensa conta que “a diretoria se reuniu nesta quinta-feira, inicialmente, com a comissão técnica e jogadores, e depois com todos os funcionários” para anunciar esta medida de prevenção.

O ABC já havia suspendido as atividades das equipes de categorias de base por tempo indeterminado. Diante da indefinição do calendário estadual e do adiamento das competições nacionais, Os atletas alojados no CT foram liberados para voltarem às suas residências.

Powered by WPeMatico

Em Parnamirim, secretaria investiga se morte de mulher de 47 anos está relacionada com coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As secretarias de Saúde do Estado e da cidade de Parnamirim, na Grande Natal, vão investigar se a uma mulher que morreu nesta quinta-feira (19) na UPA Nova Esperança foi vítima do novo coronavírus. Maria Robervânia de Carvalho Gomes tinha 47 anos de idade e trabalhava como faxineira em uma loja de venda de carros seminovos. Ela não havia sido sequer identificada como paciente suspeita do Covid-19.

De acordo com o filho de mulher, João Paulo Gomes, os sintomas começaram a aparecer no fim de semana passado. “Todos nós gripamos aqui em casa e ficamos bem depois. Ela não melhorou”, relata. Maria Robervânia morava com o marido, o filho, a nora e uma neta de quatro anos de idade em Nova Parnamirim, na Região Metropolitana da capital.

Segundo João Paulo, na segunda-feira (16), a mãe dele se sentiu melhor e viajou a Mossoró, na região Oeste, para resolver questões pessoais da família. Voltou pior da viagem. Ainda segundo o filho, ela não trabalhou nesta semana. Na terça (17), procurou atendimento em uma clínica privada na Zona Sul de Natal.

Ainda segundo João Paulo Gomes, a mãe dele seguiu direto para a Unidade de Ponto Atendimento (UPA) Nova Esperança, em Parnamirim. Ao chegar lá, descobriu que não seria submetida ao teste, por causa do protocolo do Ministério da Saúde. Apesar de apresentar os sintomas, ao ser questionada se havia tido contato com algum estrangeiro e responder que não, Maria Robervânia não se enquadrou como caso suspeito do Covid-19.

João Paulo Gomes diz que ela foi medicada e liberada. A faxineira voltou para casa, mas o quadro de saúde não apresentou evolução. Já na manhã desta quinta-feira (19), com muita falta de ar, foi levada novamente à UPA, desta vez pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Lá eles não fizeram o teste de novo, pelo mesmo motivo”, afirma João Paulo. Ele conta que a mãe foi entubada, com dificuldades respiratórias e, às 11h desta quinta, morreu. “Uma negligência em não fazer o exame logo no primeiro dia, um descaso”, desabafou o filho.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim alegou que “todos os procedimentos de classificação de risco e de atendimento foram devidamente cumpridos neste caso”. O corpo de Maria Robervânia de Carvalho Gomes foi levado para o Hospital Giselda Trigueiro, referência local em infectologia, para que sejam realizados os exames que vão precisar se ela morreu com Covid-19.

Powered by WPeMatico

Brasil tem 621 casos de coronavírus e transmissão sustentada muda atendimento, diz ministério

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

coronavírusO Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (19) o novo balanço de casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Os principais dados são: 6 mortes, já são ao todo 7 mortes relatadas pelas secretarias; 621 casos confirmados, eram 428 na quarta-feira (18); Maioria está em dois estados: SP tem 286 e o Rio de Janeiro, 65.

De acordo com o ministério, há transmissão comunitária em algumas áreas do país. A pasta cita dois estados, três capitais e uma região de um estado no Sul. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

De acordo com o ministério, diante dos casos de transmissão comunitária estarem presentes em mais regiões, novas medidas serão adotadas em postos de saúde. Quando houver a transmissão comunitária no estado ou cidade, eles devem seguir o seguinte protocolo de atendimento:

  • Pessoas com febre + tosse ou dor de garganta ou dificuldade respiratória receberão máscaras
  • Serão encaminhadas a uma sala para isolamento respiratório por recepcionista ou agentes comunitários de saúde
  • Prioridade para grupos vulneráveis: pessoas acima de 60 anos, pacientes com doenças crônicas, imunossuprimidos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto
  • Governo anunciou um 0800 nacional para médicos e enfermeiros tirarem dúvidas

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

TJ, MP, OAB e Defensoria Pública do RN suspendem expediente presencial em todas as suas unidades até o dia 30 de abril

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Estado e a OAB/RN acabam de assinar um ato conjunto que determina a suspensão, em caráter excepcional, do expediente presencial em todas as suas unidades, até o dia 30 de abril. Os membros e servidores dessas instituições ficarão em regime de trabalho remoto. Também foram suspensos os prazos de processos físicos e eletrônicos no período de 19 de março a 30 de abril.

De acordo com o ato, caso seja imprescindível a presença física de membros e/ou servidores nas instalações das unidades para necessidade de atividade presencial em caso de urgência, será limitada a 20% do quadro da unidade, podendo o percentual ser menor a critério de cada gestor, em sistema de rodízio, que será realizado no período compreendido no horário de expediente de cada instituição.

Os setores administrativos das instituições terão expediente de 8h às 14h de segunda a sexta-feira, em sistema de rodízio entre os servidores, garantida a presença mínima necessária para o seu funcionamento, conforme escala elaborada pelo responsável imediato.

Novo decreto suspende missas com a participação popular em todas as paróquias do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Província Eclesiástica de Natal, formada pelas dioceses de Caicó, Mossoró e Natal anunciam novas recomendações para os paroquianos, por causa do avanço do Coronavirus e em respeito ao decreto governamental.

São elas:

Ficam suspensas, por tempo indeterminado, todas as Celebrações Eucarísticas com a participação do povo, inclusive nas capelas, santuários e casas de consagrados que se encontram nos territórios da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e de Caicó;

As missas, especialmente, no Dia do Senhor, sejam celebradas, a portas fechadas, na Igreja Catedral e na Matriz de cada paróquia, com uma  reduzida equipe de celebração, sendo transmitidas, ao vivo, pela internet e/ou por emissoras de rádio. Os fiéis poderão ainda assistir às missas pelas emissoras de TV de inspiração católica;

As Confissões sejam realizadas somente em caso de real necessidade, tomando os devidos cuidados, assim como o Sacramento da Unção dos Enfermos e a Celebração das Exéquias;

No tocante às celebrações do Sacramento do Matrimônio e do Batismo, recomendamos que sejam transferidas para um tempo oportuno. Não sendo possível a transferência de Matrimônio, seja celebrado em privado, com reduzido número de pessoas;

As Igrejas Matrizes e as Secretarias Paroquiais funcionarão em horário especial, a ser definido pelo pároco ou administrador paroquial;

O Decreto que entra em vigor a partir desta sexta (20) ainda sugere que que os templos permaneçam abertos para que os fiéis que quiserem possam fazer as suas orações particulares, respeitando as normas sanitárias já dispostas. Principalmente aos idosos e o público de risco, a se manterem em suas casas como uma medida protetiva, em espírito quaresmal de oração e penitência.

“Que Maria, Saúde dos Enfermos, nos acompanhe neste tempo de graça e conversão rumo à vitória da Páscoa. Dado e passado na Cúria Metropolitana de Natal, em comunhão com as suas dioceses sufragâneas, no dia 19 de março de 2020, solenidade do glorioso São José, patrono universal da Igreja”, rogam os bispos Dom Jaime (Natal), Dom Antônio Carlos (Caicó) e Dom Mariano (Mossoró).

PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE NATAL

  • Arquidiocese de Natal
  • Diocese de Mossoró
  • Diocese de Caicó
banner_seridopneus-770

Cidades registram panelaços contra Bolsonaro durante e depois de pronunciamento

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

projecao-bolsonaroPelo segundo dia seguido, cidades brasileiras registraram panelaços contra o presidente Jair Bolsonaro. Na noite desta quarta-feira (18), os protestos ocorreram durante e após pronunciamento no Palácio do Planalto sobre a pandemia do novo coronavírus. Houve também, em número bem menor, manifestações favoráveis ao presidente.

São Paulo, Rio, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Natal, Florianópolis e Curitiba foram algumas das capitais que tiveram gritos de “fora, Bolsonaro!” a partir das 19h. No pronunciamento, Bolsonaro disse que gostaria de demostrar “união e harmonia”. Estavam ao seu lado o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e outros ministros. Bolsonaro e as demais autoridades voltaram a usar máscaras.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Coronavírus sobrevive até 3 dias em superfícies, diz estudo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

sobrevida-do-coronaUm estudo publicado na terça-feira (17) na revista científica “New England Journal of Medicine” afirma que o coronavírus responsável pela doença Covid-19 consegue sobreviver até 3 dias em algumas superfícies, como plástico ou aço. O estudo foi realizado por cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton.

O trabalho avalia a resistência do vírus em cinco materiais diferentes, e mostra que o novo coronavírus fica “mais estável” em plástico e aço inoxidável, que são materiais bastante utilizados no dia a dia da população. A pesquisa simulou pessoa tossindo ou espirrando usando um nebulizador, e descobriu que o vírus se tornou uma espécie de poeira – suas partículas ficam suspensas no ar – tornando-o detectável por quase três horas.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

China não registrou nenhum caso de contaminação pelo coronavírus em um período de 24h

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CHINAPela primeira vez desde o início da pandemia, a província de Hubei, na China, não registrou nenhum caso de contaminação pelo coronavírus em um período de 24 horas. Oito pessoas morreram, mas nenhum novo paciente foi diagnosticado. No restante do país, foram anunciados 34 novos casos de Covid-19 – mas todos importados de outros países, nenhum por transmissão doméstica. Isso também aconteceu nesta quarta-feira (18) pela primeira vez.

São Paulo registrou mais três mortes por coronavírus nesta quarta-feira (18), elevando o total de vítimas fatais no Brasil para 4. Cerca de 20% dos pacientes com coronavírus em São Paulo estão internados em estado grave. Novo balanço do Ministério da Saúde aponta 428 casos confirmados de coronavírus no Brasil, com 11.278 casos suspeitos e 1.841 descartados.

Powered by WPeMatico

Reservas Hídricas Estaduais já ultrapassam 25% da sua capacidade total

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pela segurança hídrica potiguar. O Relatório Volumétrico dos Principais Reservatórios do Estado divulgado nesta quarta-feira (18) indica que as reservas hídricas superficiais totais do Estado atualmente são de 1.130.475.558 m³, o que corresponde a 25,83% da sua capacidade total.

No mesmo período de 2019, o volume de água acumulado na somatória dos volumes dos principais mananciais do RN era de 964.647.072 m³, percentualmente 22,04% do total que as bacias hidrográficas estaduais conseguem reservar.

No último final de semana o açude Beldroega, localizado em Paraú, com capacidade para 8.057.520 m³, sangrou. Este é o 5º reservatório, dos 47 monitorados pelo Igarn, que chega aos 100% da sua capacidade total. Os outros mananciais que chegaram ao volume máximo são: Riacho da Cruz II, Pataxó, Encanto e Dourado.

Powered by WPeMatico

RN tem 108 casos suspeitos de coronavírus, diz Ministério da Saúde

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O número de casos suspeitos para o novo coronavírus no Rio Grande do Norte subiu para 108, segundo levantamento divulgado na noite desta quarta-feira (18). A planilha da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde considera dados levantados até às 20h desta quarta. Na noite de terça eram 72 casos suspeitos.

Outros 22 casos que estavam sob investigação foram descartados. Até o momento, um caso da Covid-19 foi diagnosticado no RN, no dia 12 deste mês. A paciente é uma mulher de 24 anos com histórico de viagem à Europa e que já não apresenta mais os sintomas da doença.

No Brasil, são 428 confirmações para o novo coronavírus e outros 11.278 são considerados suspeitos. O país registra 4 mortes pelo coronavírus. O Rio Grande do Norte adotou uma série de medidas para tentar frear o avanço da doença no estado: aulas foram suspensas, serviços públicos foram alterados e eventos adiados.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Anvisa aprova 8 novos testes diagnósticos para o coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

coronavírusA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou oito novos testes de coronavírus. Os produtos são para uso profissional durante a triagem e diagnóstico da doença. A medida será publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19). Os produtos estão divididos em dois grupos, os que usam amostras de sangue, soro ou plasma (6 deles) e os que retiram material das vias respiratórias (2).

Os resultados deverão ser interpretados por um médico e com o auxílio de dados clínicos e laboratoriais. De acordo com a agência, a oferta e produção dos kits dependerá da capacidade de cada empresa que recebeu o registro. Uma delas, a Eco Diagnóstica, diz que está entre os oito projetos aprovados. O teste rápido é feito com coleta de amostras por meio de um cotonete no nariz e garganta. A empresa aguarda a chegada de insumos da Coreia do Sul. José Artur Moreira Chaves, diretor comercial, diz que a capacidade de produção é de 40 mil testes por dia.

Powered by WPeMatico

Mulher com suspeita de coronavírus morre em João Pessoa, diz secretaria

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma mulher de 39 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (18) com suspeita do novo coronavírus em João Pessoa. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que aguarda o resultado de exame sobre possível contaminação. Até o momento, há um caso de Covid-19 confirmado na Paraíba. Nenhum caso de morte foi confirmado.

Conforme o secretário executivo de gestão de unidades de saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, em entrevista à TV Cabo Branco, a análise do exame está sendo feita no Instituto Evandro Chagas, no Pará, que é referência na realização do teste. Ele disse ainda que a mulher foi internada com problemas respiratórios graves e que a gravidade do estado de saúde dela evoluiu.

Segundo a assessoria de comunicação da secretaria, a paciente estava internada no Hospital Universitário Nova Esperança (HUNE) há duas semanas e apresentava mais de uma doença. Ainda segundo a SES, a mulher já teria alguns agravos de saúde, com reincidência de internações hospitalares e não tem histórico de contato com outros casos suspeitos de coronavírus já notificados no estado.

Powered by WPeMatico

Assembleia Legislativa do RN suspende atividades por causa do coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

deputadosOs deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram na manhã desta quarta-feira (18) a suspensão das atividades legislativas e administrativas da Assembleia Legislativa Estadual por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A aprovação do requerimento assinado pelos parlamentares médicos foi feita à unanimidade.

O requerimento assinado pelos deputados Albert Dickson (PROS), Bernardo Amorim (Avante), Galeno Torquato (PSD), Getúlio Rego (DEM) e Vivaldo Costa (PSD), que são médicos, trata da imediata suspensão de todas atividades administrativas e legislativas no legislativo potiguar diante da “situação de emergência enfrentada pelo Brasil, afetado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Após a leitura e aprovação do requerimento em Plenário, a Mesa Diretora aprovou e assinou ato que suspende todas as atividades legislativas e administrativas do Poder Legislativo por quinze dias, a partir desta quinta-feira (19).

Powered by WPeMatico

Estados Unidos suspendem emissão de vistos por causa do novo coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

EUAOs Estados Unidos suspenderam as emissões de vistos a imigrantes e não imigrantes a partir desta quarta-feira (18), informou a Reuters. A decisão vale para alguns países — o governo não indicou quais — e faz parte das medidas para conter a pandemia do novo coronavírus. O governo norte-americano não deu uma data para a retomada dos serviços, mas a porta-voz do Departamento de Estado disse que “voltarão o mais rápido possível”.

As exceções são vistos de emergência emitidos por missões estrangeiras — “desde que haja recursos”, segundo a porta-voz do governo. Serviços para cidadãos dos EUA em outros países serão mantidos. Para o Brasil, as entrevistas marcadas para a emissão de vistos em consulados e na Embaixada dos EUA em Brasília foram canceladas. A medida começou a valer na terça-feira (17). A representação informa que será preciso reagendar os encontros assim que os serviços forem reabertos — o que ainda não há data. Para mais informações, acesse o site da Embaixada dos EUA no Brasil.

Powered by WPeMatico

Governo zera imposto de importação de 50 produtos para combate ao coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

alcool-gel-anti-septico-60mlO Ministério da Economia informou que Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta terça-feira (17) zerar a alíquota do Imposto de Importação sobre 50 produtos médicos e hospitalares necessários ao combate à pandemia causada pelo Covid-19. A medida vale até o fim de setembro. De acordo com o ministério, alguns produtos que tiveram o imposto de importação zerado, como luvas médico-hospitalares, eram sujeitos a alíquotas que chegavam a 35%.

A lista de produtos contemplados foi elaborada junto com o Ministério da Saúde e inclui itens que tiveram importações totais de aproximadamente US$ 1,3 bilhão em 2019. Além de luvas, a medida zera as tarifas de importação para álcool em gel, máscaras, termômetros clínicos, roupas de proteção contra agentes infectantes, óculos de segurança e equipamentos respiradores, dentre outros.

Powered by WPeMatico

Guedes anuncia auxílio mensal de R$ 200 a autônomos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quarta-feira (18) um auxílio mensal de R$ 200 a profissionais autônomos durante a crise do coronavírus. A medida busca garantir renda àqueles trabalhadores que não têm rendimentos fixos e, em geral, também não contribuem para a previdência. “O povo sai da rua, não tem ninguém mais tomando táxi? O chofer de táxi pode passar na Caixa Econômica Federal, ou no [posto do INSS] mais próximo, ou virtualmente”, afirmou Guedes.

A medida, segundo o ministro, está dentro de um pacote de R$ 15 bilhões voltado para “populações desassistidas”. Para que esse dinheiro seja liberado, Guedes diz que o Congresso Nacional precisa reconhecer o estado de calamidade pública no país.

O pedido foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça (17) e enviado ao Congresso nesta quarta. Os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), já disseram que apoiam a medida e que devem acelerar a aprovação nos plenários.

Powered by WPeMatico

Presidente do Senado contraiu coronavírus, informa assessoria

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PRESIDENTE DO SENADOA assessoria de imprensa do Senado informou nesta quarta-feira (18) que o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), contraiu o novo coronavírus. De acordo com a assessoria, o primeiro teste ao qual ele foi submetido deu negativo, mas, na noite desta terça (17), o presidente do Senado fez um novo exame, que deu resultado positivo.

“Davi Alcolumbre, no entanto, está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS”, acrescentou a assessoria. Além de Alcolumbre, outros parlamentares foram diagnosticados com o novo coronavírus, entre os quais o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP).

Powered by WPeMatico

Em entrevista sobre coronavírus, Bolsonaro diz que governo ganha ‘de goleada’ e pede elogios

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BOLSONAROO presidente Jair Bolsonaro reuniu ministros no Palácio do Planalto no início da tarde desta quarta-feira (18) para um pronunciamento conjunto sobre medidas adotadas pelo governo contra a expansão do coronavírus.

Durante o pronunciamento – em seguida, Bolsonaro e ministros deram entrevista –, o presidente afirmou que o governo “está ganhando de goleada”. Ele pediu que o trabalho do governo e ele próprio sejam exaltados. Durante a fala de Bolsonaro, transmitida por emissoras de TV, houve “panelaços” contra o presidente, pelo menos no Rio de Janeiro.

“Nosso time está ganhado de goleada. Duvido que quem vier me suceder um dia – acho muito difícil – consiga montar um equipe como eu montei. E tive a coragem de não aceitar pressões de quem quer que seja. Então, se o time está ganhando, vamos fazer justiça, vamos elogiar seu técnico, e o seu técnico chama-se Jair Bolsonaro”, declarou.

Powered by WPeMatico

Prefeitura do Natal decreta situação de emergência para enfrentamento do Coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Município de Natal decretou situação de emergência para enfrentamento da Pandemia do COVID-19, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde – OMS. O decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias foi publicado na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial do Município e também estabelece uma série de medidas que serão adotadas pela administração da capital potiguar em relação ao expediente das repartições públicas e eventos em toda cidade.

Também foi instituído o Gabinete de Crise COVID-19, com a função de coordenar as ações do Governo Municipal no enfrentamento e prevenção de disseminação do COVID-19, composto pelo: Prefeito Municipal, que o presidirá; Secretário Municipal de Governo; Secretário Municipal de Comunicação Social; Secretário Municipal Saúde; Secretário Municipal de Educação; Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social; Secretário Municipal de Trabalho e Assistência Social; Secretário Municipal de Administração.

Com o decreto, fica estabelecido que para o enfrentamento da situação de emergência poderão ser requisitados bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa. As aulas na rede pública municipal de ensino estão suspensas por 15 dias, podendo ser renovado por igual período ou outro que se fizer necessário. Também está autorizada a nomeação  de 100 novos servidores públicos municipais, aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos da Secretaria Municipal de Saúde – SMS.

Estão dispensados do expediente presencial os servidores públicos municipais ou empregados públicos municipais gestantes e lactantes, os maiores de 60 anos e os acometidos de comorbidades ou doenças crônicas, cujas atividades não sejam possíveis de serem realizadas remotamente. O decreto também suspendeu por 60 dias as férias e licenças-prêmio (férias-prêmio) deferidas ou programadas dos servidores públicos municipais, ou empregados públicos, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, integrantes das áreas de saúde, guarda municipal, assistência social, limpeza urbana e serviços de cemitérios.

Powered by WPeMatico

PRF passa a atender população pelo WhatsApp

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PRFA Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Norte vai começar a atender a população somente por WhatsApp, para diminuir a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus. O atendimento pela internet começa a ser usado nesta quarta-feira (18) e passa a ser feito exclusivamente pelo aplicativo a partir da segunda (23).

O telefone para o contato com a Polícia Rodoviária é o (84) 3215-1500. “A inovação permitirá ao cidadão acessar o atendimento da instituição sem a necessidade de se deslocar, evitando, assim, a exposição desnecessária”, afirma a PRF em nova enviada à imprensa. Segundo a corporação, entre os serviços mais procurados estão os recursos de multa, cópia ou retificação de boletim de acidente de trânsito, escolta de carga excedente, etc. Todos eles poderão ser feitos virtualmente.

Powered by WPeMatico