Covid-19: Fiocruz entrega 6,5 milhões de doses de vacina ao PNI

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) totalizou nesta sexta-feira (30) 26,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Desse volume, 19,7 milhões de doses são referentes a abril, superando a previsão de 18,8 milhões de doses para o mês.

De acordo com a Fiocruz, a entrega da vacina em maior quantitativo resulta do escalonamento interno da produção por Bio-Manguinhos. Além das doses processadas internamente, estão incluídas nesse total 4 milhões de doses importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.

A entrega feita nesta sexta-feira contempla 6,5 milhões de doses, em duas remessas. Já liberada, a primeira remessa inclui 590 mil doses para o estado do Rio de Janeiro. A segunda está prevista para o final do dia.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Covid-19: 673 municípios ficaram sem vacina nesta semana, diz pesquisa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Dos 2.831 municípios ouvidos na sexta edição da pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a pandemia do novo coronavírus, 673 relataram ter ficado sem vacina contra a covid-19 para a primeira dose destinada aos públicos prioritários nesta semana ou na anterior. O número equivale a 23,8% das cidades que participaram da sondagem. Outros 2.136 (75,5%) disseram não ter vivido este problema no período.

Já no caso da segunda dose, o índice de prefeituras que manifestaram ter ficado sem o imunizante sobe para 30,7%. Outros 68,7% disseram não ter passado por desabastecimento dessa dose.

A falta de vacinas ocorreu pela dificuldade de acesso aos insumos para fabricação e de aquisição de doses adquiridas e prometidas. Depois de dias com essa situação, na quarta-feira (28) o governo anunciou um novo lote de 5,2 milhões . Ontem, mais 1 milhão de doses da vacina da Pfizer chegaram.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Suspeitos de integrar facção criminosa são presos com fuzil argentino na Grande Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Dois homens suspeitos de integrarem uma facção criminosa foram presos nesta quinta-feira (29) com um fuzil argentino em Macaíba, na região metropolitana de Natal. De acordo com a Polícia Civil, os homens foram encontrados no bairro Vilar de Cima, após investigações apontarem que estava acontecendo uma movimentação de drogas e armas de fogo na região.

Ainda segundo a corporação, as equipes viram um homem que já havia sido preso no dia 6 de janeiro colocando um material suspeito dentro de um veículo de táxi que pertence a outro homem investigado. Quando os suspeitos chegarem à BR-304, a polícia abordou o veículo e localizou fuzil calibre 7.62 de fabricação argentina, 17 munições calibre 7.62, dois carregadores para fuzil, R$267,00 em espécie e dois aparelhos celulares.

Powered by WPeMatico

Mais de 7 mil doses da vacina da Pfizer serão enviadas ao RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Ao todo, 7.200 doses da vacina da Pfizer devem chegar ao Rio Grande do Norte neste sábado (1º), de acordo com Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). As doses devem ser usadas para imunizar pessoas com comorbidade.

Ao chegarem às salas de vacinação, as doses precisam estar mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias. Além disso, a carga precisa ser armazenada em câmaras frias com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

Por esse motivo, a Secretaria de Saúde confirmou que todas as doses recebidas pelo estado ficarão em Natal, seguindo a recomendação do órgão nacional. O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação da vacina da Pfizer é de 21 dias.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Governo do RN distribui 3,2 mil vacinas para 2ª dose da CoronaVac nesta sexta (30)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) afirmou que vai distribuir 3.260 vacinas para segunda dose da CoronaVac nesta sexta-feira (30). Na quinta-feira (29), o estado recebeu um carregamento com 1.600 doses da vacina e a câmara técnica estadual autorizou a distribuição de mais 1.660 doses da reserva técnica mantida pelo estado aos municípios.

O número, no entanto, ainda é insuficiente para atender a toda a demanda. Segundo dados da Sesap, mais de 66 mil pessoas já passaram do prazo de 28 dias – após a primeira aplicação – para tomar o reforço da vacina no estado. Cerca de 90% dos municípios potiguares já suspenderam a imunização com a CoronaVac por falta de doses.

Powered by WPeMatico

Natal vai disponibilizar segunda dose de Coronavac para idosos a partir de 80 anos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura de Natal vai destinar as 1.590 vacinas Coronavac recebidas nesta sexta (30) para idosos a partir de 80 anos que precisam tomar a segunda dose. Dados do RN Mais Vacinas mostram que 1.330 pessoas pertencentes a essa faixa etária ainda não tomaram a segunda dose.

A vacinação para este grupo será realizada neste sábado, 1º de maio, em cinco Unidades Básicas de Saúde: UBS Nazaré, UBS Candelária, UBS São João, UBS Panatis e UBS Pajuçara, no horário das 8h às 16h; e nos drives SESI e Ginásio Nélio Dias. Os dois drives também contam com salas de vacinação para pedestres.

A distribuição das vacinas acontecerá da seguinte forma: cada UBS receberá o quantitativo de 100 doses, o SESI receberá 590 doses e dessas, 290 serão para pedestres e 300 para o drive; para o Ginásio Nélio Dias irão 500 doses e dessas, 250 são para drive e 250 para a sala de atendimento ao pedestre. Os agentes de saúde vão entregar o formulário numerado com a finalidade de organizar a fila.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Anvisa alerta para golpe por e-mail que tenta marcar vistoria em nome da agência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta-feira (30) um comunicado para alertar sobre um golpe que tenta marcar uma vistoria em nome da agência. E-mails enviados tentam marcar uma “suposta vistoria para checar medidas de prevenção e combate ao coronavírus”, afirmou a Anvisa.

A mensagem pede que o destinatário clique um link para fazer o agendamento e é assinada pela “equipe municipal de combate ao Covid-19”. A Anvisa diz que desconhece a mensagem e orienta que as pessoas não cliquem em links enviados por desconhecidos.

Powered by WPeMatico

Polícia Civil elucida homicídio contra adolescente em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Delegacia Municipal de Caicó divulgou, nesta sexta-feira (30), a elucidação do crime de um homicídio ocorrido no dia 18 de março, na Zona Rural de Caicó, que vitimou o adolescente Ricardo Leandro Lima da Costa, o qual possuía necessidades especiais.

No dia do fato, o adolescente saiu de sua residência por volta das 07h00, informando a sua mãe que iria procurar um animal, porém não retornou para casa. Já no dia seguinte, 19 de março, por volta das 10h00, o jovem foi encontrado morto, na zona rural. Hércules Medeiros da Rocha foi a pessoa que auxiliou nas buscas e o encontro do corpo.

O laudo pericial fornecido pelo Instituo Técnico-Científico de Perícia (ITEP) apontou que Ricardo Leandro foi vítima de homicídio, com golpes de pedras na cabeça, e indicou ainda um possível estupro. Após análise dos elementos de investigação, a autoridade policial pediu à Justiça a decretação de medidas cautelares, entre elas a prisão cautelar, em desfavor de Hércules Medeiros da Rocha, a qual foi concedida pela 3ª Vara da Comarca de Caicó.

No dia 23 de abril, Hércules Medeiros foi preso e mudou sua versão dos fatos, confessando ser o autor do crime. Segundo o suspeito, ele surpreendeu a vítima, que estava à procura de um animal, e desferiu golpes contra ela, acrescentando que a motivação estaria relacionada a desavenças e ameaças.

Na mesma data, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, a fim de coletar mais provas acerca do ocorrido. Na residência de Alexandre Pinheiro Galvão, conhecido como “Galego de Bastinho”, foram apreendidas duas armas de fogo, sendo um revólver calibre.38 municiado e um rifle, além de munições. Em razão disso, ele foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma fogo, sendo liberado após o pagamento da fiança.

Após a prisão e confissão de Hércules Medeiros, diligências complementares foram realizadas e, até o momento, não há elementos suficientes indicando a prática do estupro em desfavor da vítima. O Inquérito Policial foi concluído, com o indiciamento de Hércules Medeiros pela prática de homicídio triplamente qualificado. Ele se encontra preso na Penitenciária Estadual do Seridó, à disposição da Justiça.

Powered by WPeMatico

OMS: parecer de vacinas para uso emergencial sai na próxima semana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera divulgar seu parecer sobre a inclusão de duas das principais vacinas chinesas contra a covid-19 e do imunizante da Moderna em uma lista de uso emergencial até o final da próxima semana, anunciou a diretora geral assistente da organização, Mariângela Simão, nesta sexta-feira (30).

Simão disse que a comissão independente da OMS está avaliando a vacina da Moderna e uma vacina da chinesa Sinopharm nesta sexta-feira, e deve examinar a outra das principais vacinas da China, a CoronaVac, fabricada pela Sinovac Biotech, na semana que vem.

“Então, até o início da próxima semana ou no final da próxima semana, divulgaremos a avaliação final dessas três vacinas”, disse em uma entrevista coletiva. A lista de uso emergencial da OMS sinaliza às agências reguladoras nacionais que uma vacina é segura e eficaz, e permitiria que estes imunizantes sejam comprados e distribuídos pelo Covax, o programa internacional de compartilhamento de vacinas com países mais pobres.

Powered by WPeMatico

Prefeito anuncia Plano Municipal de Assistência aos Autistas e pessoas com Síndrome de Down

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou nesta sexta-feira (30), o lançamento do Plano Municipal de Assistência aos Autistas e pessoas com Síndrome de Down. A iniciativa vai integrar diversos órgãos da gestão municipal e será coordenada pelo secretário municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias. Na oportunidade, foi anunciada a elaboração do projeto de construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER). O espaço vai ofertar diversos serviços de saúde, esporte, lazer, cidadania e educação para essa parcela da população. O titular da Semtas viaja na próxima semana a Brasília para buscar recursos e viabilizar a obra.

O chefe do executivo municipal louvou a iniciativa e destacou o trabalho que a Prefeitura realiza voltado às pessoas com autismo e Síndrome de Down. Álvaro lembra que a rede pública municipal de Educação conta com mais de 600 alunos encaixados nessas condições e que, dentro do programa de Atendimento Educacional Especializado, participam de atividades no contra turno escolar com professores especializados e tem à disposição salas com recursos multifuncionais que ajudam no aprendizado e tratamento. Além disso, ele lembrou da realização dos Jogos Paralímpicos do Município e dos convênios entre as secretarias de Saúde e Assistência Social com entidades da iniciativa privada e do terceiro setor ligadas a essa temática.

“Temos uma gama de ações destinadas a esse público alvo, mas eu gostaria de ver a Prefeitura avançando ainda mais nessa oferta de serviços. São iniciativas louváveis e muito importantes, porém acontecem de forma descentralizada. A marca dessa gestão é a integração e o Plano Municipal de Assistência aos Autistas e pessoas com Síndrome de Down visa interligar esse trabalho. É preciso cada vez mais incluir, ajudar, acolher e cuidar dessas pessoas”, ressaltou Álvaro Dias. “Como médico, sei muito bem dos benefícios que o tratamento adequado gera no aumento da qualidade de vida das pessoas com autismo e síndrome de down. Quando o plano me foi apresentado não titubeei, e quero dizer que vamos implementá-lo ”, afirmou.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Projeto prevê criação de auxílio financeiro para compra de gás de cozinha

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Começou a tramitar no Senado um projeto de lei que prevê a criação de um auxílio financeiro para que famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza possam comprar gás de cozinha. Esse projeto de lei (PL 1.507/2021) foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

De acordo com a proposta, o auxílio seria pago a cada dois meses. Seu valor corresponderia ao preço médio de venda do botijão de gás de 13 kg, conforme definido, mensalmente, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na unidade da federação em que a família vive.

Paulo Paim alega que a crise econômica e social que o país enfrenta, agravada pela pandemia de coronavírus, com aumento do desemprego e elevação do preço do gás de cozinha, “levou milhões de famílias a ter de usar outras fontes de energia, como a lenha e restos de madeira, que, além de poluentes, degradam ainda mais a natureza”.

O senador afirma que, com a situação atual, as famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema podem ter de enfrentar uma situação em que “terão que escolher entre o alimento e o gás, pois não será possível ter acesso a ambos”.

Beneficiários

O projeto estabelece que, para ser beneficiado com o novo auxílio, as famílias devem atender ao menos uma das seguintes condições: estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo; ou ter como responsável segurado facultativo sem renda própria que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencente à família de baixa renda; ou idoso com 65 anos ou mais ou pessoa com deficiência, que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

De acordo com o texto, o auxílio seria operacionalizado por instituições financeiras públicas federais, e estas ficarão autorizadas a realizar o pagamento por meio de conta poupança social digital, de abertura automática em nome dos beneficiários. Além disso, o benefício poderia ser recebido cumulativamente com outros programas sociais de transferência de renda dos governos federal, estadual, distrital e municipal, exceto no caso de auxílio com idêntica finalidade, assegurado o direito de opção pelo subsídio de maior valor.

Agentes de segurança pública do RN recebem quarta remessa de doses contra o coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As forças de segurança pública do Rio Grande do Norte recebem, nesta sexta-feira (30), a quarta remessa com doses de vacina contra o coronavírus. Está é a primeira com imunizantes da fabricante Astrazeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e contará com 1.038 doses.

Iniciada no dia 7 de abril, a vacinação destinada aos agentes de segurança recebeu anteriormente três remessas do imunizante CoronaVac, da biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, que resultou na aplicação da vacina em 3.118 servidores estaduais. Com a aplicação destas 1.038 novas doses, que serão feitas ao longo da próxima semana, o Estado somará 4.156 agentes de segurança pública vacinados com a 1a dose dos imunizantes.

No RN, estão aptos a receber a aplicação da vacina os servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Forças Armadas, agentes públicos das guardas municipais e de trânsito.

De acordo com nota técnica produzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (SEAP), estão sendo priorizados os profissionais mais expostos às ações de combate à Covid19, de maneira escalonada e proporcional, que atuam nas seguintes situações:

– Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;

– Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;

– Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19;

– Trabalhadores envolvidos nas ações de implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social, com contato direto com o público, independente da categoria.

Instituições/Efetivo/Doses

*Polícia Militar*

Efetivo: 8.264

Doses: 1.358

*Polícia Civil*

Efetivo: 1.307

Doses: 215

*Corpo de Bombeiros*

Efetivo: 630

Doses: 101

*ITEP*

Efetivo: 526

Doses: 86

*Polícia Penal*

Efetivo: 1.359

Doses: 223

*Polícia Federal*

Efetivo: 273

Doses: 44

*Polícia Rodoviária Federal*

Efetivo: 284

Doses: 47

*Polícia Penal Federal*

Efetivo: 255

Doses: 43

*Guarda Municipal (Prefeituras)*

Efetivo: 1.506

Doses: 227

*STTU (Prefeituras)*

Efetivo: 309

Doses: 28

*Forças Armadas*

Efetivo: 8.139

Doses: 745

*Total*

Efetivo: 22.723

Doses: 3.118