Anvisa faz recomendações para uso de vacina da Pfizer em crianças

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após autorizar o uso da vacina da Pfizer em crianças com idade entre 5 e 11 anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou hoje (16) algumas recomendações e condições que devem ser observadas pelas autoridades de saúde para a imunização desse público. De acordo com a agência, a atenção deve ser redobrada uma vez que tanto a dose como a formulação da vacina a ser aplicada serão diferentes das aplicadas em jovens e adultos.

A exemplo do que ocorreu nos demais grupos, a vacinação em crianças deve priorizar grupos consideradas como de risco. Um ponto muito importante, ressaltado pela diretora da Anvisa e relatora do processo de liberação do medicamento, Meiruze Sousa Freitas, é que pais ou responsáveis fiquem atentos com relação ao frasco da vacina, que terá cor laranja. Para adultos, o frasco é roxo.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Relatório global de exercícios físicos destaca evolução das caminhadas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O relatório anual sobre a prática de exercícios no mundo, divulgado pelo Strava, rede social voltada ao esporte, apontou a caminhada ao ar livre como uma das atividades que mais cresceram do ano passado para cá. O balanço reuniu dados dos mais de 95 milhões de usuários da plataforma e identificou o dobro de registros de caminhadas na comparação de 2021 com 2020.

O aumento chama atenção por superar o impacto de fenômenos climáticos, especialmente nos Estados Unidos, principal mercado do aplicativo. As nevascas que atingiram o Texas em fevereiro e a crise de energia reduziram as atividades ao ar livre no segundo estado mais populoso do país em 57% no período. Durante o verão norte-americano, a onda de calor presenciada no estado do Oregon diminuiu os registros em 23%.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Lei Geral faz 15 anos e beneficia 231 mil pequenos negócios no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Dezembro de 2006 tem um significado especial para o empreendedorismo no Brasil e também para o processo de desenvolvimento de setores base da economia do Rio Grande do Norte. A data foi marcada pela criação, aprovação e promulgação do Estatuto Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte do país.

Passada uma década e meia, a lei e as suas atualizações, que vieram em anos posteriores, continuam sendo o instrumento de garantias, desburocratização, desoneração fiscal e inúmeros outros benefícios para quem adentra a livre inciativa, um dos principais vetores de geração de empregos e movimentação de divisas em estados e municípios, sobretudo aqueles de médio e pequeno porte.

O Simples Nacional, constituído pela legislação, é atualmente sinônimo de redução em até 40% da carga tributária que pesa sobre os pequenos negócios e abrange, somente no Rio Grande do Norte, 231.059 empresas de micro e pequeno portes.

Atualmente, o Rio Grande do Norte já conta com a mesma legislação regulamentada especificamente para o estado, assim como em todos os municípios, incluindo a capital Natal, com a respectiva lei implantada e em andamento para a implantação.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Uern decide exigir comprovante de vacinação de estudantes antes da retomada das aulas presenciais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vai exigir o comprovante de vacinação para todos os alunos antes do retorno das atividades presenciais, previsto para fevereiro de 2022. Segundo a instituição, aqueles que não justificarem a ausência da vacina poderão ter a matrícula suspensa.

A decisão de exigir o passaporte de vacinação foi aprovada em regime de urgência pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), durante uma reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (15).

O trecho da resolução que trata do comprovante de esquema vacinal reúne procedimentos que devem ser adotados com o reinício das atividades acadêmicas presenciais. A decisão foi unânime, entre os 18 conselheiros que participaram da reunião.

Powered by WPeMatico

‘Carro da Vacina’ realiza imunização contra a Covid-19 de forma itinerante em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

A partir desta quinta-feira (16), vacinas contra a Covid-19 serão disponibilizadas de forma itinerante, pelo ‘Carro da Vacina’, em Caicó.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, a estratégia buscará levar os imunizantes até a população que ainda não completou o esquema vacinal.

O carro da vacina irá passar pelos bairros para vacinar a população na rua com primeira e segunda doses em atraso.

• Quinta-feira (16/12), das 17h às 22h: Itans, Castelo Branco, Nova Descoberta, Paraíba e Acampamento;

• Sexta-feira (17/12), das 08h às 12h: Centro, Boa Passagem, Recreio e Alto da Boa Vista;

• Sexta-feira (17/12), das 17h às 22h: Paulo VI, Walfredo, Barra Nova, João XXIII e Samanaú.

Para se vacinar basta apresentar a documentação de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de residência de Caicó.

banner_seridopneus-770

Câmara aprova projeto de Aldo Clemente em favor das mulheres vítimas de violência doméstica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Câmara de Natal aprovou um projeto de lei do vereador Aldo Clemente (PDT) que dá prioridade aos processos administrativos em tramitação em qualquer órgão da administração pública municipal direta ou indireta em que figure como interessada a pessoa vítima de violência doméstica ou familiar.

O projeto considera o elevado número de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher no município, em cenário alinhado ao contexto nacional, agravado no âmbito da pandemia da Covid-19.

A lei já foi adotada por outros municípios do País, como Juiz de Fora-MG, Curitiba e o Distrito Federal. O vereador Aldo Clemente destacou a importância social do projeto e o impacto na vida das mulheres.

“Há uma necessidade de que mulheres que se encontram em vulnerabilidade possam ter garantidos tratamentos normativos diversos com mais celeridade nos pleitos administrativos, visando restabelecer a sua dignidade. Além de estar em perfeita sintonia com os anseios das mulheres do nosso Município, esse projeto tem um grande alcance e inquestionável interesse social”, ressaltou o vereador.

O projeto de lei segue agora para a sanção do prefeito do município de Natal, Álvaro Dias (PSDB).

Sesap orienta que rodoviárias do RN solicitem comprovante de vacina aos passageiros

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) emitiu nesta quinta-feira (16) uma nota técnica orientando que todas as rodoviárias do Rio Grande do Norte solicitem aos passageiros a comprovação da vacinação contra a Covid. De acordo com a pasta, a cobrança do “passaporte vacinal” visa cumprir o decreto Nº 30.940, de 30 de setembro de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de comprovação da vacinação de acordo com o calendário de imunização.

A Sesap explicou que a medida visa a prevenir uma nova onda de casos de Covid, diante da chegada da variante Ômicron no país. A pasta diz que esse cuidado é ainda mais importante em função do período das férias, que faz aumentar o número de turistas em circulação no estado.

“A orientação é fundamental para ampliar a segurança da população do Rio Grande do Norte e garantir que o esquema vacinal de quem chega ao estado seja completo”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap

Powered by WPeMatico

Novo filme do Homem-Aranha dá problema, causa confusão e termina com polícia em shopping de Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O novo filme do Homem-Aranha deu o que falar no Cinépolis do Norte Shopping, na zona Norte de Natal. Na noite desta quarta-feira (15), um problema técnico impediu a exibição do filme em sua pré-estreia oficial, o que deixou o público bastante insatisfeito (veja as imagens ao final da matéria). A situação saiu levemente do controle, tanto que a Polícia Militar precisou ser acionada para garantir que nenhum problema mais sério ocorreria.

O problema técnico ocorreu na primeira sessão da noite, às 19h. Conforme relatos de pessoas que estavam presentes na sessão, elas já estavam dentro da sala de cinema e, só depois de uma hora esperando o início do filme, é que foram informados por um funcionário do local que não a exibição não ocorreria, porque o arquivo do filme estava “corrompido”.

Com isso, parte do público que estava na sala começou a tentar invadir outras. A segurança do shopping precisou agir para evitar o tumulto e acionar a Polícia Militar. Em vídeos divulgados nas redes sociais, diversas pessoas aparecem gritando ofensas contra a empresa responsável pelo cinema do local.

De acordo com a PM, houve um tumulto no local, mas foi dispersado apenas com advertências, sem registros de agressões

Anvisa amplia ações para verificar comprovação vacinal em fronteiras

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Polícia Federal iniciaram hoje (15) uma operação conjunta visando ampliar as ações de verificação do comprovante vacinal de pessoas que ingressam no Brasil pelas fronteiras terrestres com a Argentina e o Paraguai.

Segundo a Anvisa, serão instaladas barreiras para controle de fluxo na Ponte da Amizade (que liga Foz do Iguaçu com a Ciudad del Este, no Paraguai); e na Ponte Tancredo Neves (Ponte Internacional da Fraternidade, ligando Foz do Iguaçu a Puerto Iguazú, na Argentina).

“Conforme decisão cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, viajantes brasileiros ou estrangeiros que residem no Brasil e que deixem o território nacional a partir desta quarta-feira, 15 de dezembro, deverão apresentar a comprovação de que estão completamente imunizados para regressar ao território nacional”, justifica, em nota, a Anvisa.

Powered by WPeMatico

Senado aprova isenção de IPI para taxistas e pessoas com deficiência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Senado rejeitou alterações da Câmara dos Deputados no projeto que prorroga por cinco anos, até 31 de dezembro de 2026, a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de carros novos por pessoas com deficiência e deficientes auditivos. Os taxistas e cooperativas de taxistas também estão contemplados pela isenção. O projeto foi aprovado pela Câmara no início deste mês, retornou ao Senado, Casa de origem, e agora, segue para sanção presidencial.

Conforme a legislação vigente, de 1995, o benefício fiscal terminaria em dezembro deste ano, mas o projeto de lei (PL) prorroga a isenção do IPI até o fim de 2026. Durante a análise do texto na Câmara, os deputados incluíram um trecho que revogava a isenção do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na compra de produtos químicos e farmacêuticos destinados à saúde, como forma de compensar a renúncia fiscal provocada pela isenção do IPI na compra dos automóveis, mas os senadores rejeitaram a alteração.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Câmara conclui votação e PEC dos precatórios vai a promulgação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu, nesta quinta-feira (15), a votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 46/21. O texto prevê um limite anual para o pagamento de precatórios, as dívidas da União, dos estados, municípios e do Distrito Federal, determinadas por sentença judicial definitiva. Os precatórios podem ser relacionados a impostos, questões salariais e outros. A matéria segue para promulgação.

A proposta abre um espaço final de R$ 43,8 bilhões para a União gastar em 2022, segundo divulgado pelo Ministério da Economia. No ano que vem, a aplicação dos recursos economizados com o limite de pagamento de precatórios deverá ser exclusivamente utilizado em seguridade social e no programa Auxílio Brasil. 

Ao ser analisada no Senado, no início de dezembro, parlamentares modificaram o texto, que precisou retornar para análise dos deputados. Entre elas está a redução de 2036 para 2026 do prazo de vigência para esse limite de pagamento de precatórios. Outro ponto foi a inclusão de vinculação da utilização dos recursos obtidos com programas de transferência de renda, saúde, previdência social e assistência social. 

Powered by WPeMatico

Condenados no caso da Boate Kiss se apresentam à Justiça

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os quatro condenados no caso da Boate Kiss se apresentaram à Justiça e serão encaminhados para unidades prisionais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Dois procuraram o Judiciário ontem (14) e outros dois na manhã de ontem (15), após o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux ter cassado o habeas corpus preventivo deferido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O incêndio da Boate Kiss ocorreu em 2013, na cidade de Santa Maria (RS). No total, 242 pessoas morreram e 636 ficaram feridas. O incidente se deu por causa do uso de recursos pirotécnicos pela banda que se apresentava no local.

Elissandro Callegaro Spohr, ex-sócio da Boate Kiss, ficará preso na Penitenciária Estadual de Canoas 1. Mauro Londero Hoffmann, também ex-sócio, se apresentou ao Presídio de Tijucas, em Santa Catarina. E Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão, respectivamente vocalista e produtor musical da banda que se apresentava no dia do incêndio, foram encaminhados para o presídio da cidade de São Vicente do Sul.

Powered by WPeMatico