Globo: Programa de Ana Maria Braga destaca trabalho realizado pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas nos uniformes da delegação olímpica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O programa “Mais Você” da TV Globo, apresentado por Ana Maria Braga, trouxe na edição desta segunda-feira (22) o trabalho realizado pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas nos uniformes da delegação olímpica dos jogos de Paris.

Na oportunidade, a famosa apresentadora recebeu de presente a jaqueta oficial da delegação, e um bastidor exclusivamente bordado com a logo e o mascote do programa televisivo, presente da bordadeira Jailma.

A gestão de Timbaúba dos Batistas segue empenhada em fortalecer a arte, fazendo-a reconhecida em todos os lugares do mundo.

Corpo de Bombeiros Militar de Caicó recebe novos soldados recém formados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Caicó recebeu o reforço de sete novos soldados em seu efetivo nesta segunda-feira (22/04). Os novos soldados, recém-formados na última turma do Curso de Formação de Praças (CFP) e Curso de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN), foram recepcionados pelo comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar/4º Grupamento de Bombeiros Militar (1SGB/4GB), Major BM Lima Verde.

O comandante deu as boas-vindas aos novos militares e orientou sobre as diretrizes a serem seguidas para uma melhor adaptação ao serviço. Os novos soldados atuarão em guarnições de Combate a Incêndio, Atendimento Pré-Hospitalar e Salvamento, além da atuação em serviços administrativos.

A chegada dos novos soldados reforça o efetivo do Corpo de Bombeiros de Caicó e contribui para a melhoria dos serviços prestados à população da região.

Estudantes visitam agrofloresta, em Caicó, com aula de educação ambiental

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Alunos da Escola Estadual Zuza Januário, em Caicó, visitaram recentemente o Recanto Ribeirinho e tiveram uma aula em campo de educação ambiental.

Aprenderam sobre as diversas formas de ajudar ao planeta e torna-lo cada vez melhor. Com ensinamentos sobre agrofloresta, compostagem de restos de comidas (resíduos orgânicos), abelhas sem ferrão, separação do lixo (resíduos recicláveis), agroecologia, entre outros.

O espaço está aberto para visitas de escolas, mediante agendamento, e conta com o envolvimento do projeto Ilha Zero, Sabugi Ambiental, Team da Serra Ecoturismo e Meliponário Flor de Algodão.

banner_seridopneus-770

‘Lua Cheia Rosa’ poderá ser vista nesta terça-feira no Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma “Lua Cheia Rosa” será visível em todo o Brasil nesta terça-feira (23). O nome “rosa” foi dado por povos nativos dos Estados Unidos porque as flores desabrocham nessa época do ano, quando é primavera no Hemisfério Norte. Apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor.

Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, perto de 17h32, no horário de Brasília. Uma “superlua” ocorre quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra), o que resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais.

Esse período é chamado de perigeu porque o nosso satélite natural aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante. Assim, nem toda lua cheia é considerada uma superlua.

The post ‘Lua Cheia Rosa’ poderá ser vista nesta terça-feira no Brasil first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Percentual de crianças menores de 1 ano imunizadas com a vacina da pólio aumenta em 2023, aponta Unicef

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um levantamento feito pelo Unicef, com dados do Ministério da Saúde, apontou que o Brasil tem retomado a imunização infantil. Os números, divulgados nesta terça-feira (23), mostram que o percentual de crianças menores de 1 ano que receberam a primeira dose da vacina contra a pólio aumentou em 2023 em comparação com 2022.

Em 2022 nasceram 2,56 milhões de crianças no Brasil e foram aplicadas 2,32 milhões de primeiras doses do imunizante. Ou seja, 243 mil não receberam a primeira dose (ou 9,49%). Em 2023 nasceram 2,42 milhões de crianças no Brasil e foram aplicadas 2,27 milhões de primeiras doses do imunizante. Isto é, 152,5 mil crianças ficaram sem vacina (ou 6,3%).

A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos 4 e 6 meses, além dos reforços entre 15 e 18 meses e aos 5 anos de idade. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença causada por um vírus e, geralmente, provoca consequências graves, como perda dos movimentos, dificuldade ao falar, alterações no crescimento e até paralisia completa dos membros.

The post Percentual de crianças menores de 1 ano imunizadas com a vacina da pólio aumenta em 2023, aponta Unicef first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Casal de empresários de Curitiba é alvo de operação da Polícia Federal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um casal de empresários de Curitiba é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal contra um grupo suspeito de desviar R$ 30 milhões de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (23) em Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú (SC). Ao todo, 13 mandados foram expedidos. Até a última atualização desta reportagem, os nomes dos alvos não tinham sido divulgados.

Segundo a polícia, as investigações iniciaram em 2015 depois de uma primeira operação que identificou um esquema onde os suspeitos utilizavam uma Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) para fraudar licitações e desviar recursos públicos do SUS.

The post Casal de empresários de Curitiba é alvo de operação da Polícia Federal first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Regras da reforma tributária têm quase 300 páginas e devem chegar ao Congresso na quarta, diz secretário da Fazenda

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O primeiro e mais abrangente projeto do governo para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo tem quase 300 páginas e deverá ser enviado nesta quarta-feira (24) ao Congresso Nacional, informou o secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, Bernard Appy. Durante participação em evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), entretanto, ele não quis antecipar pontos do projeto.

“Fizemos opção de fazer essa construção conjuntamente com os estados e municípios, pois estamos tratando de dois tributos que terão a mesma legislação. Não teria sentido fazer uma proposta do governo, sem considerar os estados e municípios. Nesse processo, buscamos ouvir o setor privado. Seria o ideal colocá-los em consulta pública, mas o prazo do Congresso acabou virando uma limitação”, afirmou o secretário Bernard Appy, do Ministério da Fazenda.

The post Regras da reforma tributária têm quase 300 páginas e devem chegar ao Congresso na quarta, diz secretário da Fazenda first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Comissão do Senado aprova redução do Imposto de Renda para taxistas e motoristas de aplicativo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, por unanimidade , nesta terça-feira (23) um projeto que, na prática, reduz a cobrança do Imposto de Renda sobre ganhos de motoristas autônomos com o transporte de passageiros. A medida contempla, por exemplo, taxistas e motoristas de aplicativo.

O texto diminui o percentual de tributação do IR — de 60% para 20% — sobre os rendimentos obtidos pelos motoristas. Em acordo com o Ministério da Fazenda, o relator da proposta, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), propôs compensar a perda de arrecadação, em 2024, com um aumento de 0,1 ponto percentual na tributação sobre bancos e instituições financeiras (entenda mais abaixo).

Também a pedido do governo, Petecão inseriu no projeto que o benefício para os motoristas valerá somente por cinco anos. Aprovada em caráter terminativo, a proposta deverá seguir para análise da Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para análise no plenário principal do Senado.

Atualmente, taxistas e motoristas de aplicativo têm um desconto de 40% sobre a tributação dos rendimentos no Imposto de Renda. A legislação permite que as categorias informem somente 60% do valor que obtiveram com as corridas — quando a soma ultrapassar a faixa de isenção do IR (atualmente em R$ 24.511,92 anuais).

The post Comissão do Senado aprova redução do Imposto de Renda para taxistas e motoristas de aplicativo first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

PEC do quinquênio teria impacto ‘severo’ no orçamento e arriscaria prestação de serviços públicos, aponta parecer do Senado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um parecer feito pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização E Controle do Senado aponta que a PEC do quinquênio – que turbina salários de juízes, promotores e servidores de outras carreiras – teria impacto “severo” nas contas públicas e poderia comprometer a prestação de serviços públicos.

O texto foi apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e concedia um aumento salarial de 5% a cada cinco anos de serviço para membros do Judiciário e do Ministério Público. A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. No entanto, até aliados de Pacheco acreditam que ela não será aprovada em plenário. No entanto, o relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), estendeu o benefício a:

ministros do Tribunal de Contas da União (TCU)

conselheiros dos tribunais de contas municipais e estaduais

defensores públicos

servidores da Advocacia-Geral da União (AGU)

procuradores dos estados e do DF

delegados da Polícia Federal

The post PEC do quinquênio teria impacto ‘severo’ no orçamento e arriscaria prestação de serviços públicos, aponta parecer do Senado first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Prefeito Álvaro Dias recebe o Reitor da UFRN José Daniel Diniz Melo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Prefeito Álvaro Dias recebeu, na sede da Prefeitura de Natal, no bairro da Ribeira, a visita do Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo. O encontro, realizado nesta terça-feira (23), serviu para que as instituições alinhem ações em conjunto para fortalecimento das parcerias.

“Estamos buscando a viabilização de mais oportunidades para o campo dos alunos e, em contrapartida, podemos trazer também o ensino para dentro da Prefeitura. Queremos que eles possam estar no Hospital, na maternidade e nas nossas UBSs”, explicou Álvaro Dias.

Na área da Educação, o Prefeito Álvaro Dias revelou que pretende ampliar e agilizar o Programa de Alfabetização, que já existe em parceria da Prefeitura com a UFRN. “Também discutimos com o Reitor a questão do Programa de Alfabetização, que utiliza o Método Paulo Freire e que temos o interesse de ampliar e dinamizar para que possa ter mais agilidade na missão de alfabetizar uma quantidade cada vez maior de pessoas que, aqui na cidade de Natal, ainda não sabem ler e escrever”, apontou.

O Secretário de Saúde do Município, que também participou da reunião junto com assessores e auxiliares dos dois entes públicos, elogiou a iniciativa. “A Secretaria Municipal de Saúde está de portas abertas para analisar junto com o Prefeito Álvaro Dias, as demandas e propostas para aumentarmos essa parceria importante com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte”, comentou Adilson Boldo chefe da pasta da Saúde.

The post Prefeito Álvaro Dias recebe o Reitor da UFRN José Daniel Diniz Melo first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

‘Não acho que a gente tenha problema no Congresso’, diz Lula sobre articulação política

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) negou nesta terça-feira (23) que o governo tenha problemas de articulação política no Congresso Nacional – apontados, nos últimos meses, pelos próprios parlamentares. “Eu sinceramente não acho que a gente tenha problema no Congresso. A gente tem as situações que são as coisas normais da política”, declarou em um café com jornalistas no Palácio do Planalto.

“Qual é a briga com o Congresso? É o normal da divergência da política, num Congresso Nacional que tem vários partidos políticos, que tem programas diferentes. A coisa mais normal é que, quando você dê entrada com um projeto de lei ou uma medida provisória, tenha gente que queira incluir ou tirar alguma coisa”, disse.

The post ‘Não acho que a gente tenha problema no Congresso’, diz Lula sobre articulação política first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Pai morre afogado após salvar o filho em rio no interior do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem morreu afogado em um rio logo após salvar o próprio filho de um afogamento. O caso aconteceu na tarde deste domingo (21) no Rio Piranhas, em Pendências, na região Oeste potiguar. Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 12h. A vítima foi identificada como Ronaldo Campos de Menezes Neto, de 30 anos.

Ainda segundo a polícia, o homem estava com três filhos, tomando banho no rio, quando um deles começou a se afogar. Ronaldo conseguiu salvar o filho, mas como não sabia nadar, acabou desaparecendo na água. O corpo dele foi encontrado cerca de duas horas depois e recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

The post Pai morre afogado após salvar o filho em rio no interior do RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

MPRN ajuíza ação civil e pede encerramento integral da greve de servidores da Polícia Civil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou nesta terça-feira uma ação civil ordinária pedindo o encerramento imediato da greve dos servidores da Polícia Civil e da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), o restabelecimento urgente dos serviços de polícia judiciária de forma integral em todo o Estado, inclusive com imposição de multa diária ao Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do Estado (Sinpol). A ação foi protocolada junto ao Tribunal de Justiça.

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) também pede na ação civil que, após julgado procedente o mérito para declarar a ilegalidade do movimento paredista dos servidores da Polícia Civil e a determinação do encerramento da greve, haja desconto da remuneração dos policiais pelos dias de paralisação. O MPRN pediu ainda que o Governo do Estado seja intimado para intervir na demanda e a condenação do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do Estado (Sinpol) ao pagamento das custas processuais.

No dia 9 de abril do corrente ano, os servidores da Polícia Civil e da Sesed, por meio de uma mobilização realizada na sede do Sinpol, sinalizaram uma paralisação por tempo indeterminado visando negociação de valorização salarial. No dia 15 deste mês, os servidores da Polícia Civil decidiram suspender as diárias operacionais e cogitaram iniciar greve caso as reivindicações da categoria não fossem atendidas.

Pelo movimento chamado pela categoria de “Suspensão das Diárias Operacionais”, alguns servidores iriam se abster de cumprir pontos facultativos de diárias operacionais que complementariam o quadro para formação de equipes em delegacias de plantão. Para fins de avaliar a amplitude da movimentação e averiguar se se tratava de uma ilícita greve, a Procuradoria Geral de Justiça instaurou procedimento e expediu ofício à Sesed, à Delegacia Geral de Polícia Civil e ao Sinpol questionando a paralisação.

Antes mesmo de receber qualquer resposta formal, na segunda-feira (22) o Sinpol convocou os policiais civis para comparecerem à Central de Flagrantes nesta terça afirmando que não seriam realizados flagrantes, nem boletins de ocorrência, tampouco seriam realizadas diárias operacionais.

Para o MPRN, com a ampliação das ações tomadas pelo Sinpol, incluindo a paralisação de serviços essenciais da Polícia Civil, não restam dúvidas que existe uma ilícia greve iniciado pelos servidores da Polícia Civil e da Sesed.

Sobre a temática, o Supremo Tribunal Federal já sedimentou o entendimento no sentido de que o exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública. Isso se deve ao fato da carreira policial ser o braço armado do Estado, sendo uma atividade essencial prestada com exclusividade pelo Poder Público, sem substituto na atividade privada, de forma que a sua paralisação compromete a proteção da segurança pública, implicando também na paralisação da Justiça Criminal.

Ainda na ação, o MPRN salienta que, embora os servidores da Polícia Civil utilizem o termo “suspensão” e não greve, a nomenclatura é irrelevante, uma vez que qualquer forma ou modalidade de suspensão, total ou parcial, das atividades é vedada, conforme já decidido pelo Supremo Tribunal Federal.

Para o MPRN, deve prevalecer o interesse público, especificamente a manutenção da segurança pública, da ordem e da paz social sobre o interesse individual da categoria de servidores públicos.

Ao pedir que a ação seja apreciada com urgência, inclusive com imposição de multa cominatória, o MPRN reforça que o perigo de dano é evidente diante dos transtornos causados à sociedade com a suspensão das atividades prestadas pelos policiais civis e pelos servidores da segurança pública estadual, o que, como já visto em movimento paredista recente, da mesma categoria funcional, ocasiona dificuldades para lavratura de flagrantes e a paralisação da atividade de polícia judiciária no Estado, com o prejuízo da apuração de diversos crimes.

Além disso, a paralisação da Polícia Civil também interfere diretamente no policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar, vulnerando ainda mais a segurança pública, tendo em vista que diversas viaturas da PM ficarão paradas (e consequentemente, as equipes de policiais militares) à espera de lavratura de autos de prisão em flagrante.

ALRN aprova Lei que assegura 10% das vagas nos concursos para pessoas com deficiência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta terça-feira (23) um Projeto de Lei que assegura até 10% de vagas nos concursos públicos às pessoas com deficiência. A matéria, de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), foi aprovada por unanimidade. A matéria segue agora para a sanção ou veto da governadora Fátima Bezerra (PT).

“A realidade do Rio Grande do Norte mostra um número discrepante entre as pessoas com deficiência e a oferta de lugares que devem possuir os concursos públicos estaduais para esse segmento da sociedade”, disse o deputado. Segundos dados do IBGE, quase 10% da população do Estado apresenta alguma deficiência.

Também foram aprovados na sessão outros 9 projetos de iniciativa do deputado Ubaldo. Entre os principais estão o que institui a Campanha “Oftalmologista na Escola” e a fixação de penalidades administrativas às pessoas físicas ou jurídicas e agentes públicos que discriminem ao que possuem Transtorno do Espectro Autista no Estado.

De autoria do presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), foi aprovada matéria que reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado a Filarmônica “Monsenhor Honório”, a Banda de Música do município de Macau. Já por proposição do deputado Gustavo Carvalho (PSDB), foi aprovada proposta que torna obrigatória a publicação, em sítio eletrônico oficial, bem como no anexo da LDO, de informações detalhadas a respeito das renúncias fiscais no RN.

Os deputados estaduais ainda aprovaram um projeto de autoria do Poder Executivo que retifica valores nas tabelas de vencimentos constantes da Lei Complementar Estadual Nº 698, de 22 de fevereiro de 2022.

Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governo adiará o envio ao Congresso de um dos projetos de lei complementar (PLC) que regulamentam a reforma tributária, anunciou na noite dessa segunda-feira (22) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Por falta de tempo, o PLC que trata do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e de questões administrativas deverá ser enviado na próxima semana.

O Comitê Gestor será um órgão com representação dos estados e municípios que se encarregará de fixar as alíquotas do IBS, imposto a ser administrado pelos governos locais. O projeto que trata do assunto é mais simples que o texto a ser enviado nesta semana, que abrangerá toda a regulamentação de todos os tributos sobre o consumo, informou Haddad, terá quase 200 páginas e deverá ser enviado nesta quarta-feira (24).

Originalmente, os dois projetos tinham previsão de ser enviados nesta segunda. No entanto, a Casa Civil, disse Haddad, pediu ajustes de última hora em dois pontos que foram discutidos no fim da tarde dessa segunda entre os ministro da Fazenda e da Casa Civil, Rui Costa, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

The post Governo adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Policiais civis fazem paralisação geral hoje no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em Assembleia Geral realizada na noite dessa segunda-feira, 22, os Policiais Civis do Rio Grande do Norte decidiram iniciar uma paralisação geral a partir desta terça-feira, 23. Essa decisão foi tomada em decorrência da insatisfação em relação ao tratamento que o Governo tem dado à categoria. O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN) expressou descontentamento com as propostas apresentadas pelo Executivo, que consideram medíocres e desvalorizantes em relação ao trabalho realizado pela categoria em prol da Segurança Pública.

Na tarde desta segunda-feira, houve mais uma rodada de negociação com a equipe do Governo. O SINPOL-RN e outras entidades aguardavam uma sinalização em relação à proposta de 10% que havia sido aprovada pelos Policiais Civis na última sexta-feira e seria avaliada pelo Comitê Gestor do Estado. No entanto, o Governo apresentou uma nova proposta de apenas 5.3%, o que foi considerado um retrocesso e desrespeito à categoria. Diante disso, os policiais civis decidiram adotar uma atitude mais firme de luta.

Maior feira de ciência e engenharia do mundo terá estudantes do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Duas estudantes potiguares estarão representando o Brasil e o Rio Grande do Norte na Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que acontece entre os dias 11 a 17 de maio, em Los Angeles, Califórnia (EUA). É considerada a maior feira pré- universitária de ciências do mundo e o Brasil terá 12 estudantes oriundos de diferentes estados da federação.

Alice Keroly Diógenes Araújo, 18, e Mayara Louise de Oliveira Silva, 19, da Escola Estadual Rui Barbosa, de Tibau, são os nomes do RN.

Elas foram premiadas na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), que é considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina.

O projeto das estudantes de Tibau visa identificar e reduzir os índices de vazamentos de óleo no ambiente marinho, além de diminuir os números de resíduos orgânicos descartados indevidamente na cidade de Tibau-RN. Dessa forma decidiu-se produzir uma esponja com a finalidade de reter óleos encontrados no mar, e nas aguas residuais, e simultaneamente reutilizar a fibra do coco e o resíduo de camarão encontrado em nossa regiao costeira, ajudando o meio ambiente e à população em geral que sofre com essa catástrofe.

Justiça dá prazo para que usuários comprovem licenças para uso de barragens hídricas em Serra Negra do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A 9ª Vara Federal do Rio Grande do Norte emitiu uma decisão determinando a suspensão do uso de sete barramentos hídricos ao longo do Rio Espinharas, localizados no município de Serra Negra do Norte/RN. A medida foi tomada em um processo de cumprimento de sentença movido pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a Associação Comunitária dos Produtores Rurais dos Torrões e outros.

O caso envolve a viabilização do licenciamento ambiental das barragens, que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu. Segundo a decisão, há um patente desinteresse dos entes associativos beneficiários das barragens em cumprir as medidas necessárias para a regularização ambiental, o que motivou o pedido do MPF para a suspensão do uso dos empreendimentos hídricos.

A última manifestação do Ministério Público solicitou a intimação das associações e do Município de Serra Negra do Norte para comprovarem a formalização dos pedidos de licença ambiental junto ao IDEMA, sob pena de multa.

O juiz federal Caio Diniz Fonseca, ao deferir parcialmente o pedido do MPF, determinou que as associações comprovem o cumprimento da obrigação de formalização dos pedidos de licença ambiental no prazo de 30 dias, sob pena de suspensão imediata do uso das águas. O Município de Serra Negra do Norte também foi intimado a comprovar a formalização dos pedidos, sob pena de multa diária.

Caso não haja cumprimento da determinação, a Secretaria da vara expedirá intimações para órgãos como a ANA, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu e o IGARN para adotarem medidas necessárias à suspensão do fornecimento de água dos empreendimentos hídricos. A decisão também será amplamente divulgada na imprensa local e em rádios comunitárias de Serra Negra do Norte/RN para informar todas as pessoas potencialmente afetadas.

Secretária de Educação do RN faz visita surpresa a escolas em Caicó e encontra obras de reforma quase paradas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na tarde desta segunda-feira (22), a secretária de Educação do RN, Socorro Batista, fez uma visita surpresa às obras de reforma de algumas escolas estaduais de Caicó, incluindo a Escola Estadual Calpúrnia Caldas (EECCAM) e a Zuza Januário. Porém, o que encontrou foi um cenário preocupante.

Na obra da EECCAM, a secretária encontrou apenas três funcionários da empresa MDR Empreendimentos e Comércio LTDA, responsável pela reforma, trabalhando na obra, que segundo o Governo, não ultrapassou 3% do cronograma prometido. A mesma empresa também é responsável pela reforma de outras escolas em Caicó, como Zuza Januário, EETIJA e Dom Adelino Dantas, todas enfrentando problemas semelhantes de lentidão nas obras.Socorro Batista, secretária de educação do RN, declarou sua angústia diante da situação, afirmando que a empresa não respondeu às expectativas, apesar das notificações prévias. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira, em Caicó, com a presença do Ministério Público, para buscar uma solução. Se a empresa não apresentar um novo cronograma ágil, o contrato pode ser rescindido.

A comitiva liderada por Socorro Batista, acompanhada por técnicos da SEEC e da 10 DIREC, além do promotor de Justiça Vicente Elísio, constatou que as obras não estavam avançando conforme o previsto. Vicente Elísio expressou preocupação com a situação e enfatizou a necessidade de a empresa agir de forma honesta e acelerar o ritmo das obras.

Helissa Medeiros, professora da EECCAM, destacou a importância da visita da SEEC, ressaltando que a empresa não está cumprindo os prazos acordados e que é necessário resolver a situação o quanto antes. Ela expressou preocupação com as consequências jurídicas e a demora na resolução do problema.

A escola Zuza Januário também foi visitada pela comitiva, onde as obras também estavam em ritmo lento. A diretora, Daniele Leal, agradeceu a visita da SEEC e expressou esperança de que as coisas melhorem.A secretária aproveitou a visita para marcar uma reunião com a empresa responsável na próxima quarta-feira, em Caicó, exigindo uma solução definitiva para os problemas enfrentados nas escolas da região.

Caern trabalha para retomar abastecimento de Cerro Corá até o final da tarde desta terça-feira (23)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A cidade de Cerro Corá teve o abastecimento temporariamente suspenso nesta segunda (22). A Caern realizou um serviço na Estação de Bombeamento 2, com previsão de religar o sistema no final da tarde.

Porém, durante o trabalho, foi identificada a necessidade de troca do motor da estação. O equipamento deverá ser instalado até o início da noite desta terça-feira (23) e a estação será reativada logo em seguida.

A normalização do envio de água ocorre em até 72 horas, após o sistema ser religado.

“Lua Cheia Rosa” será visível em todo o país nesta terça-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O fenômeno da “Lua Cheia Rosa” será visível em todo o Brasil nesta terça-feira (23/4). Porém, apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor. Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, perto de 17h32 da tarde no horário de Brasília.

O nome “rosa” foi dado por povos nativos dos Estados Unidos porque a flor desabrocha nessa época do ano, quando é primavera no Hemisfério Norte.