
O Rio Grande do Norte registrou 86 ocorrências de incêndios e queimadas entre 1º de agosto e 17 de setembro de 2025, segundo dados do Painel do Fogo, plataforma interativa do Governo Federal. No mesmo período de 2024, foram 73 ocorrências. A maioria aconteceu em áreas de caatinga, com vegetação seca devido à ausência de chuvas, e casos ocorreram em zonas urbanas e rurais, podendo atingir a rede de distribuição de energia.
Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern, afirma que “as queimadas são muito comuns nesse período do ano. Com o solo e as vegetações mais secas, o risco de queimadas aumenta e isso nos causa preocupação porque as chamas podem atingir a rede elétrica e causar interrupções no fornecimento de energia e outros problemas à população”.
As queimadas podem ser provocadas de forma intencional ou acidental pelo homem, ou ainda pela combinação de calor, baixa umidade e ventos fortes. Para reduzir riscos, a Neoenergia Cosern reforça orientações à população:
Não plantar cana-de-açúcar, eucalipto ou árvores de grande porte próximas a linhas de transmissão e redes de distribuição;
Manter distância segura ao manusear galhos e cipós;
Solicitar poda preventiva à Prefeitura ou ligar para 116;
Atentar-se à rede elétrica ao usar máquinas agrícolas;
Não remover estais (cabos de sustentação de postes);
Evitar estacionar colheitadeiras ou caminhões carregados de lenha sob a rede elétrica;
Abaixar barras do pulverizador ao passar por fios;
Regular equipamentos de irrigação próximos à rede para evitar curto-circuito;
Em caso de acidentes com a rede elétrica, ligar para 116;
Acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 em emergências de incêndios;
Denunciar queimadas ao IBAMA pelo 0800-061-8080.
The post Queimadas aumentam no RN e podem afetar rede elétrica, alerta Cosern first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
