
Uma nova pesquisa propõe que a expedição de Pedro Álvares Cabral pode não ter chegado inicialmente à região onde hoje fica Porto Seguro, na Bahia. Segundo os autores, o desembarque descrito por Pero Vaz de Caminha em 1500 teria ocorrido primeiro no litoral do Rio Grande do Norte. O artigo foi publicado em setembro no periódico Journal of Navigation, da Universidade de Cambridge.
O estudo foi feito pelos físicos Carlos Chesman, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Cláudio Furtado, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que analisaram dados da carta e os compararam com informações sobre correntes marítimas e ventos do período da viagem.
“Consideramos datas, localidades, distâncias, profundidades e relacionamos isso com os dados que temos à disposição hoje sobre ventos e correntes”, afirmou Chesman. A carta, primeiro registro escrito sobre o Brasil, descreve à d. Manuel 1º a descoberta da “terra nova”.
Caminha relata que a frota de Cabral avistou um “grande monte, mui alto e redondo”, nomeado Monte Pascoal, e lançou âncora “à boca de um rio”. Os físicos concluíram, com cálculos e expedições de campo, que o monte descrito seria o Serra Verde, em João Câmara, e o rio mencionado seria o Punaú, que desemboca na praia de Zumbi, em Rio do Fogo.
The post Pesquisa indica que expedição de Cabral pode ter chegado primeiro ao RN first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico




