
As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram definitivamente e sem interrupções ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (13), às 23h53, segundo o governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica.
“Essa liberação de água para o Rio Grande do Norte é uma liberação histórica, porque é a primeira vez que as águas do São Francisco estão chegando através das obras da transposição ao estado do Rio Grande do Norte, após a entrada da operação comercial do PISC, o Projeto de Integração do São Francisco”, disse o secretário nacional de segurança hídrica, Giuseppe Viera.
Em fevereiro de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro foi até Jardim de Piranhas para uma solenidade na qual anunciou a chegada das águas do São Francisco ao estado, mas, segundo o governo do RN, a vazão durou de 12 a 15 dias.
Naquela oportunidade, a água não chegou a tempo na solenidade, que ocorreu no dia 9 de fevereiro. Porém, o Ministério do Desenvolvimento Regional disse, na época, que a água começou a chegar ao meio-dia daquele dia.
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), as águas do Rio São Francisco chegaram pela primeira vez ao RN em fevereiro de 2022, através da transposição. “Em 2025, a pedido do Estado, está prevista a entrega de 46 milhões de metros cúbicos de água. Para os anos seguintes, o volume a ser disponibilizado dependerá da solicitação apresentada pelo Estado e de sua aprovação pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, que autoriza o fornecimento após a publicação do Plano de Gestão Anual (PGA)”, informou.
The post Águas da transposição do São Francisco chegam ao RN sem interrupção, diz governo do estado first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico




