Decisão garante habeas corpus coletivo para mais de 700 pacientes de cannabis medicinal no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Pacientes e colaboradores passam a ter segurança jurídica para realizar tratamentos

O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte tomou uma decisão inédita ao conceder, por unanimidade, um habeas corpus coletivo que assegura o direito ao cultivo, à extração e ao fornecimento de derivados da cannabis para fins medicinais. O benefício alcança mais de 700 pacientes associados à Associação Reconstruir Cannabis, além de seus colaboradores.

De acordo com a advogada Carla Coutinho, responsável pela ação, o julgamento representa um marco jurídico e social. “Trata-se de uma decisão inédita no país, porque tomada pelo Pleno de um Tribunal de Justiça, no caso, o do Rio Grande do Norte, que, por unanimidade, com 14 votos favoráveis dos desembargadores, concedeu um salvo-conduto para todos os colaboradores da Associação Reconstruir Cannabis, bem como para todos os pacientes associados que fazem tratamento de saúde com a planta” explica.

Segundo Carla Coutinho, com a concessão do salvo-conduto, nenhuma autoridade pública, notadamente as polícias civil, militar e federal, poderá intervir nas atividades de cultivo, extração e fornecimento de óleos e inflorescências de cannabis destinadas aos pacientes, desde que amparadas por prescrição e laudo médicos.

The post Decisão garante habeas corpus coletivo para mais de 700 pacientes de cannabis medicinal no RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico