
O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta terça-feira, 23, a ampliação da faixa etária para o rastreamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de outubro, o exame passará a incluir mulheres de 50 a 74 anos. Antes, o limite era de 69 anos. A novidade faz parte de uma série de novas recomendações para a detecção precoce da doença.
Mesmo sem sinais ou sintomas da doença, a cada dois anos, essas mulheres serão chamadas para realizar mamografias de forma preventiva. A pasta considera que o envelhecimento é um dos principais fatores de risco para o câncer de mama e segue as orientações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomendam a ampliação da cobertura para garantir diagnóstico precoce e maior chance de tratamento eficaz.
As novas recomendações também trazem novidades para o público entre 40 e 49 anos. Mulheres nessa faixa etária terão acesso garantido a mamografias mesmo sem sinais ou sintomas de câncer, mas sem periodicidade pré-definida.
Serão revogadas regras anteriores que dificultavam o atendimento e promoviam o rastreamento “sob demanda”, ou seja, a partir de uma decisão conjunta entre a paciente e o profissional de saúde. A nova orientação é que o profissional informe sobre os benefícios e as desvantagens do exame – mas a decisão final é da paciente.
The post Faixa etária da mamografia é ampliada no SUS: exame passa a ser indicado até os 74 anos first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
