Nova desembargadora: TJRN define primeira lista tríplice para vaga exclusiva para mulheres

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A juíza Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa foi a primeira colocada na lista tríplice para definição da nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), na sessão plenária realizada na manhã desta quarta-feira (3). Essa foi a primeira eleição com vaga exclusiva para mulheres para o cargo de desembargador.

Ao todo, sete magistrada foram inscritas. Na lista tríplice formada por critério de merecimento, a juíza Martha Danyelle obteve 94,13 pontos e foi seguida por Suely Maria Fernandes Silveira (93,26 pontos) e Patrícia Gondim Moreira Pereira (92,90 pontos).

A escolha seguiu a Resolução nº 525/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a ação afirmativa de gênero para o acesso das magistradas aos tribunais de 2º grau e já vem sendo implementada em outras cortes do país. A medida visa que os cargos destinados a pessoas oriundas da carreira da magistratura chegue pelo menos à proporção de 40% e 60% entre os gêneros.

O critério de merecimento levou em conta, dentre outros pontos, a produtividade, o acervo e o fluxo processual. Os dados estatísticos foram fornecidos por um relatório da Corregedoria Geral de Justiça do RN e basearam o voto do decano, desembargador Amaury Moura Sobrinho.

The post Nova desembargadora: TJRN define primeira lista tríplice para vaga exclusiva para mulheres first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico