Total de vacinas entregues pela Fiocruz este ano pode ficar abaixo da meta de 200 milhões

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Fundação Oswaldo Cruz pode ficar abaixo da meta de entregar 200 milhões de doses de vacina contra Covid-19 ao Programa Nacional de Imunização (PNI) este ano, de acordo com o vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, Marco Krieger, que estima que é possível assegurar, no momento, de 180 milhões a 190 milhões de doses do imunizante Oxford-AstraZenca.

Segundo Krieger, a diferença entre a meta da Fiocruz e o que é possível assegurar no momento ocorre devido a um atraso na chegada de insumo farmacêutico ativo (IFA) do exterior e também por um prazo maior que o previsto para a entrega das primeiras doses produzidas com IFA brasileiro, que estava prevista originalmente para agosto, mas deve ocorrer somente em novembro, a depender de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Minha expectativa é chegar este ano com uma entrega de 180 a 190 milhões de doses, mas depende da chegada de IFA e liberação da Anvisa com prazo excepcionalmente rápido”, disse Krieger. O compromisso inicial da Fiocruz era entregar 210 milhões de doses de vacina ao PNI em 2021, mas a meta foi revisada para 200 milhões por conta do atraso na chegada de IFA ao país. O cronograma previa a disponibilidade de 100 milhões de doses até o mês passado, mas esse volume só deve ser alcançado este mês.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770