Em Sessão Solene nesta sexta-feira (16), a Câmara Municipal de Caicó homenageou os 70 anos de fundação do Abrigo Dispensário Professor Pedro Gurgel. O autor da proposta foi o vereador Andinho Duarte.
O parlamentar aproveitou seu discurso para fazer um resgate histórico do Abrigo desde o seu início, em 16 de agosto de 1949 através de monsenhor Walfredo Gurgel e dom José de Medeiros Delgado, a chegada das primeiras freiras, projetos de educação e evangelização. Parte desse trabalho que contou com o apoio do padre austríaco e hoje monsenhor Edmundo Kagerer, homenageado pelos relevantes serviços prestados.
“As irmãs trouxeram esse desejo de fazer caridade e acolher o próximo nos seus momentos de fome, de nudez e em tantas outras dificuldades. Desejo de servir ao próximo que brotou no coração do povo do bairro Paraíba e de Caicó”, lembrou Andinho. “Somos gratos pela existência dessa casa, seus bons ensinamentos quando começa a caminhada para um século de existência. Que o Abrigo possa resistir e encantar por muitos anos”, disse a presidente da associação mantenedora, Maria Goretti da Silva.
Participaram da solenidade os funcionários, colaboradores, membros da diretoria, autoridades civis e militares, membros do clero diocesano, movimentos AIC (Associação Internacional de Caridade) e JMV (Juventude Mariana Vicentina) e as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, dentre elas irmã Lúcia Vieira, que dedicou mais de 60 anos de sua vida ao Abrigo. “O que fizemos não foi uma obra solitária, mas com o apoio do povo e pelos desígnios de Deus”, lembrou a religiosa, que também recebeu uma honraria do Poder Legislativo.
Para a presidente do Poder Legislativo, Rosângela Maria, o Abrigo foi o indutor do crescimento do bairro Paraíba não só pelo serviço aos idosos, mas pela doação às crianças e jovens. “Por isso, nosso agradecimento pela virtude aprendida naquela casa: de reconhecer Deus no irmão e o valor que ele tem”, concluiu.
